Browsing by Author "Fernandes, Fernando Adriano Aires"
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- As literacias e os desafios da sociedade da informação: estudo exploratório com jovens de 18 a 35 anosPublication . Fernandes, Fernando Adriano Aires; Quintas, HelenaA investigação sobre as literacias tem obtido grande destaque no campo das Ciências da Educação, da Informação e Comunicação. O estudo exploratório que aqui se apresenta resultou de uma investigação que analisou as relações entre competências transversais e as literacias nas diferentes esferas da atividade humana. Emergiram, de acordo com a literatura de referência, 3 linhas fundamentais de pesquisa: i) de caráter teórico - interface entre os conceitos de literacia, competências-chave, sociedade da informação ou do conhecimento; ii) cariz epistemológico - associado às metodologias extensivas de avaliação da literacia empreendidas por organizações internacionais; iii) e uma visão mais prática ligada ao processo desenvolvido para a operacionalização de instrumentos de análise dos níveis de competências de jovens entre os 18 e os 35 anos para compreender como enfrentam os desafios das sociedades do conhecimento. A metodologia utilizada insere-se na tradição qualitativa da investigação. Objetivou-se através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu obter indicadores sobre o contexto social, económico e cultural, práticas de leitura, escrita e cálculo e de 3 provas de literacia em prosa, documental e numeracia que simularam situações do quotidiano. Procurou-se perceber a existência de discrepâncias nos desempenhos nas três escalas de literacia, cruzar os perfis de literacia dos jovens com as variáveis prevista (idade, género, condição social e económica, capital escolar declarado, nível educativo dos pais, etc.), identificar as tarefas representativas de situações do quotidiano que apresentam maior dificuldade e relacionar as práticas de literacia (leitura, escrita e numeracia) e os níveis de literacia. A análise indutiva dos dados possibilita concluir que: i) os resultados mais negativos caracterizam-se pela pouca capacidade de mobilização de competências transversais e se registam na Literacia Documental que envolve informação inserta em textos descontínuos (listas, gráficos e tabelas); ii) entre os baixos níveis de escolaridade e o reduzido capital de competências nas 3 dimensões existe uma relação de linearidade; iii) ambientes familiares onde ocorrem os primeiros processos de socialização, caracterizados por carência de habilitações académicas e de recursos literários, são quase premonitórios dos desempenhos mais negativos. Sublinha-se, em ordem às limitações técnicas e logísticas, que a problemática da avaliação das literacias é demasiado abrangente e complexa para se esgotar nesta dissertação e salienta-se a importância da construção de instrumentos eficazes para avaliação das literacias.