Browsing by Author "Firmino, Paula Cristina Marques"
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- A Inclusão educativa de crianças de etnia cigana com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Firmino, Paula Cristina Marques; Borges, Maria LeonorNo presente estudo pretendeu-se conhecer quais as opiniões dos profissionais do ensino, dos técnicos e dos pais de três crianças ciganas com necessidades educativas específicas, nomeadamente com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, recolhendo as suas conceções sobre a inclusão dos mesmos em turmas regulares, sendo este o objetivo geral. Trata-se de um estudo qualitativo, interpretativo, realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas no Algarve, centrada na análise de informação, obtida nos documentos dos alunos (relatórios dos técnicos e RTP), no inquérito através de entrevista semiestruturada aos professores titulares, ao professor de educação especial, à coordenadora da EMAEI, à coordenadora de escola, à terapeuta da fala, à psicóloga, ao diretor técnico de um centro comunitário e às mães dos alunos em estudo. Para os atores educativos a inclusão dos alunos ciganos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual é evidente no dia-a-dia escolar, através da adequação, ao seu nível de desenvolvimento e da diferenciação pedagógica, para que haja sucesso educativo. Verifica-se que o papel dos professores e terapeutas é fundamental neste processo de inclusão, em cooperação com os pais dos alunos. Estes últimos são uma peça primordial no contexto escolar dos seus filhos e apesar das suas limitações literárias e das conceções inerentes às regras da sua comunidade, há hoje uma maior participação na vida escolar, mas que ainda carece de ser mais ativa e mais arrojada. É notório que todos são de opinião que se poderia e deveria valorizar mais aquilo que as crianças trazem de seu, a sua cultura e as suas raízes, os seus interesses e os seus saberes, para que essa inclusão seja deveras efetiva. Neste grupo específico de crianças não podemos dissociar as suas dificuldades dos valores socioculturais que lhes são impostos pela sua comunidade.