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- O impacto do dress code na avaliação dos atributos agênticos de mulheres gestorasPublication . Souza, Anna Flávia Ferreira Costa de; Gonçalves, Gabriela; Gomes, AlexandraUm líder eficiente é comumente descrito como competente, assertivo e dominante, atributos agênticos que, por norma, pertencem ao estereótipo masculino. Desta forma, mulheres em cargos de liderança vivenciam um desajuste entre os seus estereótipos tradicionais e estas funções. A fim de provarem-se eficazes, algumas mulheres adotam estratégias que neutralizam o potencial custo do sucesso, dentre elas, assimilam-se ao modo de vestir masculino e assumem-se com características mais masculinas do que femininas. Assim, comparadas às mulheres que atuam em conformidade com os estereótipos femininos, estas profissionais são mais suscetíveis a se destacarem nos domínios masculinos. Este estudo teve como objetivo testar o pressuposto de que as líderes femininas que utilizam um dress code de características masculinas são percebidas como mais congruentes com a profissão e, portanto, recebem melhores avaliações profissionais. Os participantes (N= 167), distribuídos em 6 condições de acordo com o design experimental 3 (dress code: tradicional, independente vs. sexy) x 2 (sexo do participante: homem vs. mulher), avaliaram diferentes tipos de mulher, com diferentes vestimentas, em termos de calor e competência, de perceção do sucesso, de características interpessoais laborais e de perceção de incongruência com os papéis de género. Os resultados indicaram uma tendência em favorecer o dress code formal e de cores neutras em detrimento do dress code casual e/ou atrativo e em todas as três condições, o sucesso da mulher alvo foi avaliado em razão do seu esforço. Os resultados confirmam parcialmente as hipóteses e provam a existência das múltiplas formas do preconceito de género. Constata-se, ainda, a persistência das crenças estereotípicas enquanto agentes da discriminação e da manutenção da tradicional hierarquia entre os sexos.
- Sistema de bicicletas partilhadas do Município de LouléPublication . Mello, Abell Moisés dos Santos; Gomes, Ana; Pires Rosa, ManuelaNo contexto da procura de um desenvolvimento integrado e sustentável, por parte das comunidades urbanas, a área da mobilidade e dos transportes contribui diretamente através de uma nova cultura de mobilidade. Nos últimos anos, as decisões relativas à mobilidade passaram a estar mais relacionadas com a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades. Este processo foi sobretudo acelerado pela definição de novos paradigmas de planeamento na mobilidade urbana, centrados na regulamentação e nas necessidades de transporte e principalmente, nos planos de mobilidade urbana sustentável. O Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2030 (APA, 2015) sinaliza que em 2030, deve ser atingida, no setor dos transportes, uma redução de emissões na ordem dos 26%, face a 2005. Desta maneira, a gestão da mobilidade assume especial importância a nível local, sendo no âmbito municipal que se definem e implementam algumas das medidas mais relevantes, nomeadamente a adaptação do espaço urbano aos modos suaves de mobilidade. Para o município de Loulé esta constitui uma aposta prioritária. Uma das medidas a implementar/consolidar é um sistema de bicicletas de uso partilhado, que funcionará como um convite à população, para mudar o seu meio de transporte. A presente dissertação enquadra o trabalho de projeto desenvolvido no âmbito da implementação do sistema de bicicletas partilhadas para a freguesia de Quarteira. O projeto compreende 12 das 15 estações do sistema e foi desenvolvido ao abrigo de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Universidade do Algarve-FCT-ISE e a Câmara Municipal de Loulé. Foram desenvolvidos projetos para 12 estações do sistema, sendo destas nove a nível de projeto de execução e três a nível de estudo prévio. Medidas como a deste projeto, que atendem às atuais orientações para a mobilidade urbana sustentável do concelho de Loulé, permitem dar passos efetivos na minimização dos riscos e impactos das alterações climáticas, na diminuição das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa, na melhoria da qualidade de vida da população e na redução os custos associados à mobilidade.
- Protein markers for the identification of cork oak plants infected with phytophthora cinnamomi by applying an (α, β)-k-feature set approachPublication . Coelho, Ana Cristina; Schütz, GabrielaCork oak decline in Mediterranean forests is a complex phenomenon, observed with remarkable frequency in the southern part of the Iberian Peninsula, causing the weakening and death of these woody plants. The defoliation of the canopy, the presence of dry peripheral branches, and exudations on the trunk are visible symptoms used for the prognosis of decline, complemented by the presence of Phytophthora cinnamomi identified in the rhizosphere of the trees and adjacent soils. Recently, a large proteomic dataset obtained from the leaves of cork oak plants inoculated and non-inoculated with P. cinnamomi has become available. We explored it to search for an optimal set of proteins, markers of the biological pattern of interaction with the oomycete. Thus, using published data from the cork oak leaf proteome, we mathematically modelled the problem as an α, β-k-Feature Set Problem to select molecular markers. A set of proteins (features) that represent dominant effects on the host metabolism resulting from pathogen action on roots was found. These results contribute to an early diagnosis of biochemical changes occurring in cork oak associated with P. cinnamomi infection. We hypothesize that these markers may be decisive in identifying trees that go into decline due to interactions with the pathogen, assisting the management of cork oak forest ecosystems.
- A Inclusão educativa de crianças de etnia cigana com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Firmino, Paula Cristina Marques; Borges, Maria LeonorNo presente estudo pretendeu-se conhecer quais as opiniões dos profissionais do ensino, dos técnicos e dos pais de três crianças ciganas com necessidades educativas específicas, nomeadamente com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, recolhendo as suas conceções sobre a inclusão dos mesmos em turmas regulares, sendo este o objetivo geral. Trata-se de um estudo qualitativo, interpretativo, realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas no Algarve, centrada na análise de informação, obtida nos documentos dos alunos (relatórios dos técnicos e RTP), no inquérito através de entrevista semiestruturada aos professores titulares, ao professor de educação especial, à coordenadora da EMAEI, à coordenadora de escola, à terapeuta da fala, à psicóloga, ao diretor técnico de um centro comunitário e às mães dos alunos em estudo. Para os atores educativos a inclusão dos alunos ciganos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual é evidente no dia-a-dia escolar, através da adequação, ao seu nível de desenvolvimento e da diferenciação pedagógica, para que haja sucesso educativo. Verifica-se que o papel dos professores e terapeutas é fundamental neste processo de inclusão, em cooperação com os pais dos alunos. Estes últimos são uma peça primordial no contexto escolar dos seus filhos e apesar das suas limitações literárias e das conceções inerentes às regras da sua comunidade, há hoje uma maior participação na vida escolar, mas que ainda carece de ser mais ativa e mais arrojada. É notório que todos são de opinião que se poderia e deveria valorizar mais aquilo que as crianças trazem de seu, a sua cultura e as suas raízes, os seus interesses e os seus saberes, para que essa inclusão seja deveras efetiva. Neste grupo específico de crianças não podemos dissociar as suas dificuldades dos valores socioculturais que lhes são impostos pela sua comunidade.
- Modelação com recurso ao Giswater para avaliação de impactes hidrológicos com a implantação de SuDS: caso de estudo no bairro Montigalà, Badalona (Barcelona, Espanha)Publication . Sant’Anna, Suelen Ferreira de Araújo; Fernandez, Helena; Martins, FernandoO crescimento urbano sem o devido planeamento ocasiona processos de impermeabilização do solo, artificialização e verticalização nas cidades, que contribuem para alteração dos padrões de escoamento superficial, as taxas de infiltração e outros parâmetros hidrológicos das bacias. Neste contexto, a implantação dos Sistemas de drenagem sustentável (SuDS) tem vindo a apresentar resultados positivos, uma vez que promovem nas cidades, melhorias nos aspetos hidrológicos, hidráulicos e paisagísticos bem como, na devolução de serviços ecossistêmicos à população. Desta forma, esta dissertação teve por objetivo estudar o impacto da implantação de algumas tecnologias SuDS no bairro Montigalà, localizado em Badalona, Região Metropolitana de Barcelona (Espanha). Avaliou-se inicialmente o impacto de chuvas de 5 mm, 10 mm, 20 mm e 29 mm, com base no software open source de gestão de águas no meio urbano (Giswater) considerando o bairro tal como ele se encontra atualmente, sem a implantação de SuDS, e depois com a instalação de telhados verdes, cobrindo 3,61% do bairro, com células de biorretenção (com uma cobertura de 10,34%), com trincheiras de infiltração (5,18%), com pavimentos permeáveis (com instalação em 2,98% das ruas e avenidas) e por último com reservatórios de chuva (com a maior cobertura prevista, 20,66%). Estas coberturas envolvem a área da tecnologia no bairro, a exemplo, 3,61 dos telhados das edificações teriam a tecnologia em telhado verde, e assim sucessivamente. Os resultados obtidos foram positivos em todas as tecnologias aplicadas, apresentando impactes na infiltração e redução do escoamento. O desempenho observado esteve diretamente relacionado com as áreas de cobertura previstas na modelação, como exemplo, os telhados verdes apresentaram uma redução de infiltração na ordem de 2,8 a 3,4% diminuindo à medida que aumentaram as chuvas modeladas. O melhor desempenho foi encontrado nos reservatórios de chuva, em que ocorreu uma redução média de 13,7% para a infiltração e cerca de 25% para o escoamento superficial. Todas as tecnologias produziram efeitos na redução do caudal afluente (m³) ao descarregador do sistema unitário, com uma redução média de 3,4% para os telhados verdes, 4,1% para as células de biorretenção, 1% para as trincheiras de infiltração, 2,8% para os pavimentos permeáveis e 18% para os reservatórios de chuva. Assim, as tecnologias em SuDS ao serem corretamente implantadas nos centros urbanos, produzem efeitos positivos nos aspetos hidrológicos das bacias, para além de melhorar questões ambientais e até mesmo sociais devido à criação de mais espaços verdes, participativos e de integração com a natureza.