Browsing by Author "Firmo, Catarina Filipa Rodrigues"
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- Educar para a cidadania - Proposta didática sobre os Direitos das Crianças numa turma do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Firmo, Catarina Filipa Rodrigues; Borges, Maria Leonor; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO presente Relatório foi efetuado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com o intuito de obter o grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, realizou-se uma investigação onde a principal questão foi: De que forma o trabalho explícito sobre os Direitos das Crianças, em sala de aula, permite educar para a Cidadania? Para dar resposta a esta questão, planeou-se uma investigação numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola situada no Algarve. A turma era constituída por 29 alunos, sendo 16 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, com recolha de dados através de observação participante, notas de campo, gravações de áudio e registos fotográficos, inquéritos por questionários e produções realizadas pelos participantes. O estudo é constituído por quatro etapas de uma sequência didática, cada uma delas destinada ao trabalho sobre um direito, sendo eles: Direito a dar a opinião, Direito a ter uma família, Direito à vida privada e Direito à Educação. A intervenção pedagógica realizada para concretização do estudo levou à verificação do conhecimento dos alunos sobre os Direitos da Criança, à melhoria da competência de expressão e interação oral e do respeito pelo outro, a uma exploração mais concreta dos direitos acima referidos, a um aumento da discussão de assuntos relacionados com estes temas e, por fim, à observação de que as opiniões dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) são influenciadas pelos adultos com quem interagem diariamente. Os resultados do estudo evidenciam que a abordagem dos Direitos da Criança, em sala de aula, contribui para a educação em Cidadania.
