Browsing by Author "Geraldo, Daniel Rui de Brito"
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- Avaliação da alfarrobeira como sumidouro de carbono e o mercado de carbono: estudo referente à região do AlgarvePublication . Geraldo, Daniel Rui de Brito; Nunes, Luís Miguel; Correia, P. J.A temática das alterações climáticas e, o consequente avanço científico e tecnológico, têm estado em voga, o que leva a que exista uma maior consciencialização por parte da população. O regime internacional de mudanças climáticas é um dos mais complexos regimes ambientais, por tratar simultaneamente de questões políticas, económicas, energéticas e de desenvolvimento. Este regime começou a ser formado com a assinatura da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (1994), e adquiriu importância com a elaboração de diversos documentos que lhe conferiu maior eficácia, como o Protocolo de Quioto, principalmente com a referência ao sequestro de carbono. O presente estudo teve como objectivos principais, a quantificação do carbono assimilado pela alfarrobeira e avaliar a viabilidade da incorporação do potencial de geração de Certificados de Emissões Reduzidas (CER’s) na região em estudo (Algarve). O primeiro objectivo consistiu no abate de cinco árvores, com diversas características (diâmetro do tronco, diâmetro da projecção da copa (DPC) e altura), de modo a elaborar modelos alométricos de estimativa de carbono. Os resultados indicam, que a alfarrobeira assimila 5,29 t C/ha, estimando-se que o carbono total sequestrado, numa área de 241,0 ha, seja de 4 676 t C, logo na região corresponderia a 78 200 t CO2eq/ano ou CER’s/ano, o que significa que a nível económico, o Algarve poderia contribuir com 938 400 euros anuais no Mercado de Carbono (MC). Foram também efectuados questionários aos proprietários de pomares de alfarrobeira de modo a poder avaliar o impacto deste tema na gestão dos mesmos. Na análise dos questionários verifica-se que existe uma elevada taxa de conhecimento sobre o aquecimento global (92 %) e o sequestro de carbono (68 %), embora, acerca do MC seja mais baixa (42 %). Constata-se, também, que existe uma grande receptividade por parte dos inquiridos em aumentar a sua exploração e de participar no MC, utilizando os benefícios ambientais da alfarrobeira como moeda de troca, o que sugere a viabilidade da incorporação de um projecto referente ao sequestro de carbono, na região em estudo.
- Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Geraldo, Daniel Rui de Brito; Vitorino, Teresa; Gonçalves, Carla DionísioA educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades práticas e/ou experimentais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino-aprendizagem das ciências, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. A problemática patente na investigação pretende avaliar a potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e, por conseguinte, evidenciar a importância das atividades práticas e/ou experimentais no desenvolvimento de competências no 1.º CEB. Pretende-se ainda, avaliar as perceções dos alunos quanto às atividades implementadas e a perceção dos profissionais de educação quanto à importância das atividades práticas e/ou experimentais. Este estudo insere-se numa metodologia de base qualitativa, tendo como objetivo descrever, interpretar e analisar o trabalho em quatro turmas do 1.º CEB (duas do 1.º ano e duas do 2.º ano de escolaridade), discutindo as potencialidades da participação na aprendizagem cooperativa de conteúdos científicos. Neste estudo participaram 96 alunos e foram inquiridos 26 professores. Como processos de recolha de dados recorreu-se à observação direta, a grelhas de registo e a inquéritos por questionário, aos alunos das turmas e aos respetivos professores. A análise dos resultados obtidos permite encarar com otimismo o reconhecimento das potencialidades da participação na utilização de atividades práticas e/ou experimentais de ciências. Os professores parecem reconhecer as potencialidades da participação e das atividades práticas e/ou experimentais. E os alunos apresentam uma maior participação, interesse e motivação no decorrer destas atividades, o que aparenta levar a aprendizagens mais significativas e científicas, assim como a um aumento do desenvolvimento de algumas das competências transversais propostas pelo currículo.