Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- What factors contribute to or restrict the use of ICT in ESL/EFL lessons in the Primary School in PortugalPublication . Luz, Regina Margarete Correia Cavaco da; Lopes, António Manuel BernardoICT emerged as the result of a world constantly driven by change and innovation. With the raise of a new generation where technology is an inseparable part of their daily lives, the school system had to quickly adapt. However, technology is slowly progressing in the educational setting due to some features that seem to influence the use of ICT in schools. Studies reveal that there are five main dimensions which directly affect its use, namely: a) teachers’, students’ and parents’ attitudes and beliefs; b) teachers’ training and knowledge in ICT; c) schools’ resources; d) the school as a facilitator of ICT and e) external policies. Hence, the aim of this study is to present the factors that endorse or restrict ICT use in English language teaching to young learners in Portugal. To determine the profile, attitudes and beliefs of the teachers as well as to identify teaching practices and schools’ resources, a quantitative design methodology was adopted and survey was made available. Regardless of the small size of the sample population, the fact that the participants were from all over Portugal contributed for a global representation of the Portuguese ICT educational scenario within Primary English language teaching. The results showed that the majority of the ESL/EFL primary teachers are middle-aged females with few years of experience in this specific field and only a third of them have ICT training. They believe in ICT as a powerful teaching tool, frequently use it though scarce ICT skills are exhibited. Additionally integrative ICT training should be considered. Moreover, teachers clash with the need to amend the curriculum, expressing resistance to change. Technological scarcity and the need to improve its resources also emerge as another barrier to its use. Further research to consolidate these findings is needed, though it could be used as a driving force for a training programme that meets the needs detected in this study.
- Oportunidades de estimulação motora do ambiente familiar: um estudo de caso com crianças dos 18 aos 42 mesesPublication . Pereira, Liliana Guerreiro Dias; Correia, VandaO presente trabalho teve como objetivo caraterizar as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar de crianças com idades compreendidas entre os 18 e 42 meses. Participaram neste estudo 21 encarregados(as) de educação. De modo a recolher dados e avaliar a qualidade e a quantidade das oportunidades de estimulação motora existentes em cada lar (ou seja, avaliar se o ambiente proporciona à criança condições/oportunidades que promovam o seu desenvolvimento motor), foi aplicado, em duas fases distintas, o questionário AHEMD – “Affordances in the Home Environment for Motor Development”, versão 18-42 meses de Luís Paulo Rodrigues e Carl Gabbard. Este questionário permite avaliar o ambiente familiar ao nível do espaço exterior, do espaço interior, da variedade de estimulação, dos materiais de motricidade fina e dos materiais de motricidade grossa. Visando a recolha de dados e avaliação da perceção e a alteração das oportunidades de estimulação motora no seio familiar, foi também elaborado e aplicado na segunda fase do estudo um questionário que denominamos de Perceção e Alteração das Oportunidades de Estimulação Motora (PAOEM). Os resultados mostraram que o ambiente familiar da generalidade das famílias oferece oportunidades razoáveis para o desenvolvimento da criança. Também a perceção das famílias relativamente às oportunidades de estimulação dos respetivos ambientes familiares revelou-se positiva. No entanto, os resultados revelaram que as famílias não percecionaram quaisquer alterações no ambiente familiar. Estes factos levam-nos a crer que as famílias têm a perceção que promovem um bom ambiente para os seus filhos não sendo necessário realizar alterações. Em suma o desenvolvimento e resultados do presente estudo permitiu-nos alcançar os objetivos visados na medida em que foi possível caraterizar o ambiente familiar relativamente às oportunidades disponíveis no mesmo para o desenvolvimento das crianças.
- Reabilitação e reforço de edifico antigos: caso de estudo no AlgarvePublication . Dragus, Alina; Laranja, Roberto Carlos RodriguesNos dias de hoje, as construções antigas em alvenaria representam um rico legado arquitetónico com valor patrimonial inegável, principalmente pela sua identidade e autenticidade nas técnicas construtivas utilizadas. No entanto, cada vez mais é constatado o facto de os edifícios antigos serem caracterizados por apresentarem materiais de construção de fraca qualidade, o que acaba por ser natural, atendendo a idade que muitos deles apresentam. Assim, com base no elevado número de edifícios antigos existente, surge a motivação para estudar a viabilidade de uma intervenção estrutural para a redução da vulnerabilidade sísmica de um edifício tipo, de modo a apresentar uma solução sustentável para o futuro. O objetivo do presente trabalho consiste na verificação da segurança sísmica de um edifício em alvenaria, com base numa análise estática não linear (pushover), recorrendo para o efeito ao programa informático comercial 3Muri. A análise pushover tem em conta a evolução da estrutura face as ações laterais, representando o seu comportamento em todas as fases de solicitação e deslocamento, através de curvas de capacidade, até atingir o colapso. O procedimento da modelação estrutural do caso de estudo abordado é baseado em metodologias de macro-elementos que permitem simular a resposta dos painéis de alvenaria, usando formulações simplificadas dos domínios de resistência para as seções críticas de cada macro-elemento. Após o estudo da resposta estrutural do edifício e visando a melhoria do seu comportamento sísmico, é analisada a aplicação de uma solução de reabilitação e reforço, assim como a sua eficácia, através da comparação das curvas de capacidade do edifício reforçado e não reforçado. As ferramentas utilizadas demostram fiabilidade e adequabilidade nas análises de edifícios antigos, sendo que a escolha do software deveu-se ao facto do mesmo apresentar uma interface amigável com metodologias simples, diminuindo assim a probabilidade de erros no manuseamento da informação.
- Importância da instrução e da demonstração na exploração das habilidades manipulativas de crianças em educação pré-escolarPublication . Eugénio, Jessica Filipa Coelho; Carvalho, João; Correia, VandaCom o presente estudo pretendemos verificar a importância da instrução e da demonstração na exploração de habilidades motoras em crianças em idade pré-escolar. Focámo-nos nas habilidades motoras manipulativas (HMM) e proporcionámos a exploração motora livre de um ginásio apenas com os seguintes materiais disponíveis: bolas e arcos afixados em espaldares. A manipulação da tarefa consistiu na realização de um episódio de instrução e de um episódio de demonstração que visavam guiar as crianças para determinadas possibilidades de exploração dos materiais disponibilizados. Ambos os episódios foram dirigidos do mesmo modo a todas as crianças e seguidos de um período de exploração motora livre. Participaram neste estudo treze crianças de ambos os sexos, sendo oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. (M = 4,54 anos; DP=1,01anos). O comportamento das crianças foi analisado antes e após os episódios de instrução e demonstração referidos. Embora se tenham verificado diversos comportamentos exploratórios, os resultados revelaram que as HMM sugeridas pela investigadora apenas sofreram um aumento após o momento de instrução. No que respeita ao período após a demonstração, foi possível constatar que as HMM sugeridas diminuíram. Não obstante estes resultados, devidamente interpretados à luz de literatura recente na área, a presente investigação permitiu reforçar a não-linearidade do processo de aprendizagem motora e a necessidade de uma adequada manipulação de constrangimentos da tarefa (neste caso da instrução e demonstração) visando a promoção de comportamentos motores exploratórios funcionais em crianças da educação pré-escolar.
- Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Geraldo, Daniel Rui de Brito; Vitorino, Teresa; Gonçalves, Carla DionísioA educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades práticas e/ou experimentais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino-aprendizagem das ciências, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. A problemática patente na investigação pretende avaliar a potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e, por conseguinte, evidenciar a importância das atividades práticas e/ou experimentais no desenvolvimento de competências no 1.º CEB. Pretende-se ainda, avaliar as perceções dos alunos quanto às atividades implementadas e a perceção dos profissionais de educação quanto à importância das atividades práticas e/ou experimentais. Este estudo insere-se numa metodologia de base qualitativa, tendo como objetivo descrever, interpretar e analisar o trabalho em quatro turmas do 1.º CEB (duas do 1.º ano e duas do 2.º ano de escolaridade), discutindo as potencialidades da participação na aprendizagem cooperativa de conteúdos científicos. Neste estudo participaram 96 alunos e foram inquiridos 26 professores. Como processos de recolha de dados recorreu-se à observação direta, a grelhas de registo e a inquéritos por questionário, aos alunos das turmas e aos respetivos professores. A análise dos resultados obtidos permite encarar com otimismo o reconhecimento das potencialidades da participação na utilização de atividades práticas e/ou experimentais de ciências. Os professores parecem reconhecer as potencialidades da participação e das atividades práticas e/ou experimentais. E os alunos apresentam uma maior participação, interesse e motivação no decorrer destas atividades, o que aparenta levar a aprendizagens mais significativas e científicas, assim como a um aumento do desenvolvimento de algumas das competências transversais propostas pelo currículo.