Browsing by Author "Gomes, Liliana Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Gomes, Liliana Ferreira; Cabral, Maria; Zurita, Mercedes RabadánO presente relatório inclui uma reflexão crítica sobre as fundamentações teóricas acerca do ensino e da aprendizagem de línguas que serviram de pilar para a realização das minhas sequências de aprendizagem, bem como exemplos de atividades que se revelaram motivadoras e responsáveis pelo sucesso da aprendizagem dos alunos. O trabalho está subdividido em três secções: na secção (1) faço o enquadramento geral, onde descrevo a professora estagiária, o contexto da Prática Pedagógica Supervisionada e reflito sobre o ensino das línguas estrangeiras em Portugal; na secção (2) abordo as fundamentações teórico-metodológicas, nomeadamente o Ensino Comunicativo da Língua e o Ensino da Língua Baseado em Tarefas e teço reflexões críticas sobre a minha Prática Pedagógica Supervisionada, apoiada por exemplos, sempre que me é possível. Explano ainda o papel da motivação na aprendizagem de uma língua, bem como as atividades que se mostraram motivadoras ao longo da minha Prática Pedagógica Supervisionada; por fim, na secção (3), realizo uma análise reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido quer na PPS, quer na elaboração do relatório. Consciente da necessidade de favorecer situações de comunicação autênticas e motivadoras, que fossem ao encontro das necessidades de aprendizagem, interesses e vivências dos alunos, no âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas de Inglês e de Espanhol, elaborei sequências de aprendizagem baseadas nos paradigmas metodológicos do Ensino Comunicativo da Língua e do Ensino da Língua Baseado em Tarefas.