Browsing by Author "Gomes, Renato Severino Rodrigues"
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- Identificação e avaliação de riscos profissionais dos colaboradores de um Instituto PúblicoPublication . Gomes, Renato Severino Rodrigues; Sousa, António Manuel Coelho Oliveira eAtualmente, é percetível que os empregadores valorizam o facto de existir uma Norma desenvolvida pelo comité técnico da ISO para a Gestão do Risco, ISO/TC 262 publicada em fevereiro de 2018 pela International Organization for Standardization (ISO 31000, 2018). Os empregadores reconhecem cada vez mais a importância que o impacto que esta norma tem nos seus colaboradores, valorizando desta forma uma boa gestão para a segurança e saúde do colaborador sendo percetível que a aplicação da norma internacional na gestão de risco tem na sua essência garantir a segurança e saúde no local de trabalho como forma de melhorar a eficiência e confiança dos colaboradores promovendo a redução de ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. (ISO 31000, 2018) Este é um projeto em Segurança e Saúde no Trabalho, apresentado com o tema “Identificação e Avaliação de Riscos Profissionais dos Colaboradores de um Instituto Público”, e visa a aplicação da metodologia M.A.R.A.T. (Método de Avaliação de Riscos e Acidentes de Trabalho), permitindo determinar níveis de risco, verificar a eficiência das medidas já existentes, definir prioridades na aplicação de medidas preventivas ou corretivas e detetar necessidades de formação dos colaboradores, uma vez que estes, todos os dias estão expostos aos riscos laborais no seu espaço de trabalho, que vão desde um desnível no pavimento, deficiente climatização, excesso de carga de trabalho, insuficiente luminosidade, ruídos, vibrações, poeiras, bactérias ou vírus, por limpeza incorreta, ou mesmo riscos ergonómicos, como a má postura, associada a cadeiras desajustadas ou a locais de trabalho desadaptados ou mal dimensionados. (IGAS, 2018) Para a efetivação deste projeto, a amostra incidiu sobre os 197 colaboradores da Organização, tendo sido analisados 17 riscos profissionais que se identificaram como mais relevantes nos postos de trabalho de cariz administrativo analisado: (Ex: o ambiente térmico, o espaço de trabalho disponível, a luminosidade, as condições ergonómicas, a organização do arquivo em gabinete, entre outros riscos adiante descritos). Após um primeiro levantamento dos riscos laborais por todos os espaços de trabalho, e recolha dos dados que incluí realização de medições dos parâmetros associados ao ambiente térmico, humidade e luminosidade, incidiu num gabinete por piso e por fachada, posicionado aproximadamente em zonas centrais. Os resultados obtidos permitiram identificar a existência de alguns pontos de maior ou menor índice de gravidade. No que refere os índices de menor gravidade referenciados como sendo nível de intervenção V, estão referenciados nos anexos, sendo que a prioridade é a Organização ter a preocupação de os manter neste nível. Quanto aos de maior gravidade, que são os de nível de intervenção I, a maior incidência foi no que se refere ao ambiente térmico, com a exceção de um caso referente a equipamentos dotados de visor e teclado.