Browsing by Author "Gouveia, Maria José"
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- Classification of the financial sustainability of health insurance beneficiaries through data mining techniquesPublication . Reboucas, Silvia Maria Dias Pedro; Oliveira, Daniele Adelaide Brandao de; Soares, Romulo Alves; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Gouveia, Maria JoséAdvances in information technologies have led to the storage of large amounts of data by organizations. An analysis of this data through data mining techniques is important support for decision-making. This article aims to apply techniques for the classification of the beneficiaries of an operator of health insurance in Brazil, according to their financial sustainability, via their sociodemographic characteristics and their healthcare cost history. Beneficiaries with a loss ratio greater than 0.75 are considered unsustainable. The sample consists of 38875 beneficiaries, active between the years 2011 and 2013. The techniques used were logistic regression and classification trees. The performance of the models was compared to accuracy rates and receiver operating Characteristic curves (ROC curves), by determining the area under the curves (AUC). The results showed that most of the sample is composed of sustainable beneficiaries. The logistic regression model had a 68.43% accuracy rate with AUC of 0.7501, and the classification tree obtained 67.76% accuracy and an AUC of 0.6855. Age and the type of plan were the most important variables related to the profile of the beneficiaries in the classification. The highlights with regard to healthcare costs were annual spending on consultation and on dental insurance.
- Estudo de algumas variáveis potenciadoras do comprometimento organizacional dos profissionais nas organizações de saúde: uma revisão integrativaPublication . Gonçalves, Carina; Gonçalves Correia, David Manuel; Correia, Tânia; José, Helena; Henriques, Fernanda; Gouveia, Maria JoséO comprometimento organizacional surge como parte integrante de uma gestão eficaz dos recursos humanos, podendo-se traduzir num efeito significativo na satisfação do cliente, isto porque, profissionais de saúde mais comprometidos prestam melhores cuidados, o que se reflete em melhores resultados. Para além dessas vantagens, o comprometimento organizacional permite reduzir o absentismo e diminuir a rotatividade de profissionais, o que contribui para organizações mais coesas. Em organizações com elevado grau de complexidade, como é o caso das organizações de saúde, a preocupação com o comprometimento organizacional deve adquirir especial atenção, pois a profissionalização e a retenção dos seus profissionais, que são altamente qualificados, é imprescindível na maximização da eficiência e produtividade e, consequente, obtenção de ganhos em saúde. A realização desta revisão integrativa da literatura teve como base orientadora da investigação a questão: Quais as variáveis potenciadoras do comprometimento organizacional dos profissionais nas organizações de saúde? O objetivo foi identificar algumas variáveis que potenciam o comprometimento organizacional nas organizações de saúde e demonstrar como influenciam o comportamento organizacional dos seus profissionais. Os resultados obtidos permitiram identificar cinco variáveis potenciadoras do comprometimento organizacional: identificação com o plano estratégico da organização, confiança na liderança, tomada de decisão, condições laborais e satisfação pessoal. Concluiu-se que as variáveis identificadas evidenciam resultados positivos nas organizações de saúde. Contudo, importa, não só identificar em novos estudos outras variáveis, mas também, clarificar e aprofundar conhecimentos acerca das variáveis já identificadas, de forma a compreender como estas podem ser aplicadas, com o intuito de, cada vez mais, se promover o comprometimento organizacional nas organizações de saúde e, essencialmente, nas equipas de Enfermagem.
- Gestão do processo de mudança nas organizações de saúde: revisão narrativa da literaturaPublication . Forra Da Silva, Sandra; Gaio, Mª Cecília; Sanches, Sara; José, Helena; Henriques, Fernanda; Gouveia, Maria JoséEste artigo é um estudo de revisão narrativa acerca da gestão do processo de mudança nas organizações de saúde em contexto atual. As organizações de saúde são ambientes complexos, não estanques e em constante mudança. Com os rápidos avanços técnico-científicos e o processo de globalização é imprescindível que estas organizações adotem uma gestão de mudança, de modo que a organização se mantenha atualizada e consiga encontrar respostas para as suas necessidades quotidianas. Tendo como objetivo contribuir para um melhor conhecimento acerca do processo de mudança organizacional e identificar a forma como as mudanças organizacionais são percecionadas, foi definida a seguinte questão de partida: Quais os fatores que interferem no processo de mudança nas organizações de saúde? Para encontrar resposta para a questão foram efetuadas pesquisas de artigos nas bases de dados Business Source Complete e American Psychology Association PsycInfo, utilizando os descritores “organizacional change management” e “healthcare”, sendo identificados 195 artigos dos quais, após seleção e verificação de elegibilidade, foram incluídos 8 artigos relevantes e atuais na presente revisão narrativa. A análise dos artigos incluídos reforça a ideia que a resistência à mudança é um dos principais fatores para o fracasso. Pudemos concluir que um dos principais fatores de resistência à mudança é a falta de confiança entre os colaboradores e os seus superiores hierárquicos; o fracasso da gestão do processo de mudança prende-se com o facto do gestor não ter em consideração as opiniões, renitência e anseios dos seus colaboradores face a essa mesma mudança; a formação contínua, o desenvolvimento profissional e a comunicação influenciam a eficácia e desempenho dos profissionais.
- Liderança e satisfação na equipa de enfermagem: revisão narrativaPublication . Fernandes, Vania; Contente, Catarina; Aljustrel Guerreiro, Inês; José, Helena; Gouveia, Maria José; Henriques, FernandaObjetivo: De forma a compreender a influência e relação no binómio liderança e satisfação em enfermagem, o objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão bibliográfica narrativa acerca do tema e analisar o conhecimento produzido entre a relação liderança e a satisfação na equipa de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram a EBSCO (CINAHL Complete, MedLine Complete) para responder à pergunta de partida: “Qual o conhecimento relativamente à influência da liderança na satisfação da equipa de enfermagem no período de 2016-2021?". Para obtenção dos artigos, foram utilizados como critérios de inclusão: fontes primárias e revisões da literatura, integrativas, disponíveis na integra, em idioma português, espanhol e inglês, nos últimos cinco anos (2016-2021) e como critérios de exclusão: teses e dissertações, revisões narrativas, artigos duplicados ou noutros idiomas, considerando os seguintes descritores: liderança, satisfação no trabalho e enfermagem, aceites pela DeCS. As pesquisas desenvolveram-se durante o mês de maio de 2021 e selecionaram-se 26 artigos. Após análise dos artigos foram realizadas leituras exploratórias para maior compressão dos assuntos definidos e exploração do material recolhido, foram selecionados 7 artigos.