Browsing by Author "Grilo, Ana Raquel Silva Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O marketing social como condutor-chave da transição para a economia circular - estudo de caso do municipio de LouléPublication . Grilo, Ana Raquel Silva Lima; Agapito, Dora; Valle, Patrícia Oom doO atual modelo económico levanta questões ao nível da sustentabilidade nas sociedades modernas. Sendo a economia circular apontada como a solução para os problemas causados pela sobrepopulação e atividade humana, torna-se relevante estudar as estratégias dos municípios ao nível de responsabilidade social, no contexto das perceções dos residentes no sentido de definir programas de marketing mais eficazes que encorajem a alteração positiva de comportamentos e envolvimento nas iniciativas desenvolvidas. Atento à problemática das alterações climáticas e consciente dos riscos para o território e população, o município de Loulé tem sido pioneiro na implementação de estratégias de sustentabilidade e economia circular. Mas até que ponto essas estratégias influenciam a consciência ambiental dos residentes para que incorram em comportamentos pró-ambientais? Com recurso a uma abordagem exploratória, a metodologia aplicada neste estudo de caso permitiu recolher dados através de análise documental, aplicação de inquéritos e entrevista. O objetivo é compreender em que medida o marketing social serve a transição para a economia circular. Para isso são estudadas as medidas de adaptação às alterações climáticas adotadas pelo Concelho de Loulé num quadro operacional da economia circular e as consequentes perceções dos residentes do município sobre as diferentes dimensões da responsabilidade social da autarquia, assim como o seu nível de envolvimento nas atividades desenvolvidas e os seus comportamentos pró-ambientais. A relação existente entre sociedade-economia-ambiente sugere que sejam considerados aspetos sociopsicológicos e necessidades emocionais do indivíduo nas abordagens que procuram incentivar uma mudança de comportamento. Apesar de a maioria dos residentes reportarem comportamentos pró-ambientais, estes mencionam também, no geral, não ter conhecimento de programas em curso no Concelho com foco no ambiente e não se envolvem em muitas das iniciativas promovidas pelo município. Este trabalho discute resultados em torno da abordagem de marketing social.
