Browsing by Author "Guilherme, Nuno Ricardo da Silva"
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- A utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: aprendizagens dos alunos do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Guilherme, Nuno Ricardo da Silva; Monteiro, Rute; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, teve como objetivo apresentar e refletir sobre a intervenção educativa realizada numa turma do 2.º ciclo de escolaridade, numa escola localizada em Tavira. A intervenção foi baseada na temática deste relatório que aborda a utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: Aprendizagens dos alunos do 2.º CEB. O grupo de alunos participantes, designado de Turma CN, era constituída por 21 alunos, sendo seis do género feminino e quinze do género masculino. A planificação foi estruturada em dez fases, que decorreram em quatro aulas, divididas em tempos de cinquenta minutos, iniciando-se com um questionário individual, para identificar as conceções prévias dos alunos sobre o referido tema. Nesta investigação foram utilizados como técnicas e instrumentos de recolha de dados: o inquérito por questionário, o registo das produções dos alunos, heteroavaliação, autoavaliação dos alunos e a observação participante em sala de aula, numa experiência de aprendizagem ativa e colaborativa, com o objetivo de compreender a importância da diversidade dos seres vivos e as suas interações com o meio ambiente, permitindo a obtenção de respostas às questões e objetivos de investigação. O presente estudo mostrou que o Modelo de Ensino 5E foi uma abordagem eficaz para a aprendizagem de conteúdos científicos. Por outro lado, o uso do modelo na adaptação da aplicação educativa da Águia-imperial-ibérica permitiu aos alunos aprenderem de uma forma ativa e significativa, estando os alunos motivados para explorarem a aplicação, através do uso da gamificação e de atividades lúdicas desafiantes. Além disso, mantiveram-se interessados no tema e conseguiram compreender melhor os conceitos científicos envolvidos.
