Browsing by Author "Hauwaert, Axelle Marie Veronique Thierry van"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Referencial de educação para o desenvolvimento: as conceções do conceito de paz por um grupo de crianças de 2 a 5 anosPublication . Hauwaert, Axelle Marie Veronique Thierry van; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Horta, Maria Helena Martins da CruzCom o surgimento de problemáticas que colocam em risco toda a humanidade, é importante sensibilizar as crianças e os jovens do país e do mundo sobre os mesmos e incentivá-los a refletir sobre formas de poder resolvê-los. Foi nesse sentido que surgiu o Referencial de Educação para o Desenvolvimento 2016, um documento de referência que promove a exploração de problemáticas da atualidade em todos os níveis e ciclos de educação e ensino, sendo um destes temas a paz. Com este estudo pretendeu-se detetar as conceções de crianças de 2 a 5 anos acerca dos diversos significados do conceito paz, bem como averiguar se uma intervenção pedagógica contextualizada amplia os seus conhecimentos sobre os significados de paz. Para atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de paradigma interpretativo, recorrendo-se ao método de estudo de caso, onde se fez uso de várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista e registos audiovisuais. Participaram neste estudo vinte e cinco crianças, os respetivos encarregados de educação, duas auxiliares da ação educativa e uma educadora de infância. Os resultados evidenciaram que, no início do estudo, as crianças não aparentavam ser conhecedoras do conceito de paz e, muito menos, dos diferentes significados que este conceito acarreta. Após a dinamização de uma intervenção pedagógica contextualizada, observou-se que as crianças demostravam outro nível de conhecimentos sobre os significados do conceito de paz, o que provou que uma intervenção pedagógica contextualizada amplia os conhecimentos de crianças de 2 a 5 anos acerca dos diversos significados deste conceito.
