Browsing by Author "Henry, Paul Declan"
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- Algarve craft beer tourismPublication . Henry, Paul Declan; Matos, Nélson; Rebelo, Sandra Cristina FranciscoO Turismo é um setor de negócio de crescente importância a nível global que demonstrou poder mudar e adaptar-se dinamicamente de forma a ir ao encontro do mercado e das necessidades do consumidor. Ao mudar e adaptar-se aos novos tempos, o turismo possui e cria novas oportunidades que em conjunto com outros setores da economia local pode permitir criar e desenvolver novas oportunidades de negócio e novos produtos turísticos associados às experiências turísticas, como o turismo da cerveja artesanal. Neste contexto, um tipo de turismo que se desenvolveu em conjunto com o crescimento do setor industrial é o turismo da cerveja artesanal. O interesse neste novo tipo de atividade turística tem permitido aos turistas visitar cervejarias artesanais, conhecer o seu processo produtivo e experimentar cerveja no local de produção. Foi demonstrado em outros países (e.g. Irlanda), onde existem várias cervejarias artesanais, que é possível desenvolver e comercializar rotas da cerveja, permitindo a criação de experiências turísticas únicas, abrindo ao mesmo tempo novas oportunidades comerciais para os fabricantes de cerveja artesanal que permitem gerar fluxos de receitas adicionais. O objetivo deste projeto é desenvolver um plano de negócios para a comercialização de rotas de cerveja artesanal no Algarve. Baseado no Turismo da Cerveja, pretende-se explorar as suas caraterísticas, bem como, identificar o potencial, os desafios e as estratégias deste tipo de turismo no Algarve de forma a criar um negócio baseado no turismo de experiências através da oferta de um roteiro comercial e economicamente viável. A abordagem ao design e metodologia deste projeto foi baseada em evidencias empíricas reunidas e desenvolvidas através de dois ciclos de entrevistas semiestruturadas realizadas durante 2019 e início de 2020 com 7 proprietários de cervejarias artesanais, 6 das quais localizadas no Algarve e uma em Ayamonte, em Espanha. Os proprietários por serem elementos importantes para perceber o mercado regional e para o desenvolvimento e sucesso do projeto, foram auscultados. Este processo de auscultação foi paralelo ao desenvolvimento e criação de um roteiro, constituído por uma rede organizada e formal de cervejarias artesanais no Algarve. Verificou-se que somente alguns dos proprietários das cervejeiras regionais realizavam informalmente algumas atividades de turismo. Não obstante, todos reconhecem a importância da criação da rota e do valor do projeto, o qual poderá tornar-se uma oferta turística relevante e de valor acrescentado para a procura, e ainda, constituir uma vantagem competitiva para a oferta. Os resultados e as conclusões das entrevistas com os proprietários das cervejeiras artesanais do Algarve, juntamente com a revisão da literatura sobre o turismo da cerveja artesanal, indicam que existe uma lacuna deste tipo de produto na oferta turística no Algarve. Esta oportunidade de negócio pode ser aproveitada e desenvolvida de forma estruturada e sustentável. A rota de cerveja artesanal permite o envolvimento de vários parceiros regionais e potencia a promoção e diferenciação deste tipo de produto, e, consequentemente, um maior desenvolvimento cultural, social e económico no Algarve. A realização deste objetivo apresenta, no entanto, desafios e dificuldades. Um dos desafios identificados é a complexidade e dimensão do projeto, envolvendo diversos parceiros dispersos ao longo da região, o que poderá ser visto como um possível obstáculo à sustentabilidade do projeto proposto. Outro desafio, deve-se aos diferentes parceiros da rota encontrarem-se em níveis diferentes de desenvolvimento e atividade, dado que algumas empresas parceiras têm ainda uma dimensão reduzida (i.e., nano cervejarias), enquanto outras, com mais anos de atividade e com maior sucesso comercial, têm já uma maior estrutura e dimensão, com planos de crescimento e expansão futura. Estes desafios identificados podem vir a ter impacto negativo na colaboração e integração cooperativa e empresarial de todos os envolvidos para que o projeto tenha sucesso. Neste sentido, o presente projeto visa desenvolver uma entidade empresarial nova e independente, capaz de constituir e desenvolver ‘Rotas da Cerveja’ no Algarve. Usando exemplos de benchmark pesquisados durante a revisão da literatura, uma proposta na forma de um plano de negócios foi criada e posteriormente apresentada aos parceiros. Neste seguimento, foi reconhecido pelos mesmos que o presente projeto é a melhor forma de implementar a rota, a primeira e única no Algarve. Este plano de negócios inclui todos os elementos necessários e pré-requisitos para desenvolver e estabelecer uma experiência turística única e criativa. O objetivo deste projeto é também aproveitar as melhoras práticas, com base em casos de sucesso em outros lugares, mas também desenvolver e construir uma oferta turística que possa criar sinergias mutuamente benéficas para todos os envolvidos. A originalidade deste projeto reside na identificação de uma lacuna na oferta turística no Algarve e na tentativa de criar e construir uma experiência com uma abordagem coletiva para o desenvolvimento do projeto. O estudo contribui o conhecimento das dinâmicas do turismo de cerveja artesanal e pode ser usado por empresas de cervejarias artesanais e cervejarias, para criar valor agregado ao seu negócio principal, aumentando e desenvolvendo vantagens competitivas adicionais. Depois de preparar o Business Plan com os respetivos cash-flows associados, os resultados sugerem que o projeto apresenta viabilidade económica e sucesso comercial, porém a cooperação de todas as partes interessadas (i.e., parceiros) é um fator crítico de sucesso.
