Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-17"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização de duas linhas de peixe-zebra mutantes para a elastina no estudo da síndrome de KeutelPublication . Borges, Inês Sá da Costa Pereira; Cancela, Leonor; Gavaia, PauloÉ essencial que haja um equilíbrio nos processos metabólicos envolvidos no ciclo de remodelação óssea, para que tenhamos um correto e dinâmico funcionamento do sistema musculoesquelético, evitando assim possíveis patologias. A síndrome de Keutel é uma doença autossómica recessiva rara que está associada a uma mutação específica. O gene afetado codifica a proteína Gla da matriz (MGP), um componente da matriz extracelular. Esta patologia envolve uma alteração de fenótipo e é principalmente caracterizada pela presença de um excesso de calcificação, como resultado de causas genéticas e defeitos bioquímicos. De forma geral, podemos dizer que mutações associadas ao gene da MGP resultam em proteínas alteradas e/ou disfuncionais, responsáveis pelo desenvolvimento de alterações patológicas. Um outro importante constituinte da matriz extracelular são as fibras elásticas. Constituídas essencialmente por elastina, uma proteína estrutural, podem ser encontradas em tecidos moles, na traqueia, laringe, pavilhão auricular, pele, tendões e cartilagem. A sua principal função é fornecer elasticidade e resistência a tecidos dinâmicos, como os pulmões e as artérias. Estudos sugerem a existência de uma interligação positiva entre a mineralização anormal, provocada pela presença de MGP mutada, e a degradação de elastina. Assim, foi do nosso interesse investigar a interação entre estas duas proteínas, através da caracterização de duas linhas de peixe-zebra mutantes para a elastina. Por recurso à análise fenotípica, viabilidade reprodutiva, exposição a antagonistas da vitamina K, análise histológica e imunohistoquímica, conseguimos obter alguns resultados que apoiam a hipótese de uma associação entre a existência de uma MGP disfuncional e a consequente degradação de fibras elásticas.
- Manual de Procedimentos no departamento de recursos humanos do parque temático ZoomarinePublication . Rodrigues, Adriana Filipa Narciso Cabaça; Brás, Maria da FéO presente relatório académico desenvolvido no Estágio Curricular, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, centra-se no Manual de Procedimentos no departamento de Recursos Humanos do Parque Temático Zoomarine. O relatório enquadra os conceitos da área de Gestão de Recursos Humanos; apresenta a empresa Zoomarine; descreve as atividades desenvolvidas no seu departamento de Recursos Humanos e desenvolve um projeto de aplicação prática. A realização deste projeto, Manual de Procedimentos, teve como propósito desenvolver uma ferramenta de suporte de consulta que retrata detalhadamente todos os procedimentos, possibilitando aos colaboradores um fácil acesso às práticas desenvolvidas nos procedimentos internos de cada área funcional, permitindo assim à empresa Zoomarine desenvolver e alcançar melhores resultados
- Os efeitos da gamificação na motivação dos alunos do Ensino Secundário e Superior: revisão sistemáticaPublication . Ratinho, José Elias Gonçalves; Martins, CátiaCientes da necessidade de motivar os alunos para a aprendizagem, os professores investem nas mais variadas estratégias e técnicas, onde os jogos, por se revelarem apelativos e estimulantes, são um exemplo disso, surgindo assim a gamificação na educação. A gamificação refere-se à utilização do design dos jogos com o intuito de proporcionar aos utilizadores sentimentos semelhantes aos vivenciados num jogo (i.e., concentração, diversão, competição). Uma aplicação gamificada não é, contudo, um jogo em si, mas sim uma aplicação que utiliza elementos dos jogos (i.e., pontos, tabelas classificativas, níveis, distintivos, entre outros). Esta é uma técnica recente e, apesar de se encontrar associada ao aumento da motivação e do rendimento escolar, investigações acerca da gamificação educativa ainda são escassas e encontram-se, por vezes, dispersas entre áreas, como a educação e a tecnologia. Considerando o estado da literatura, neste estudo, procedemos a uma revisão sistemática de modo a identificar os efeitos da gamificação na motivação para a aprendizagem, independentemente do modelo concetual motivacional utilizado. Foram identificados 220 artigos, de acordo com palavras-chave previamente designadas, sendo que 23 cumpriram os critérios de inclusão e os restantes 197 foram removidos. Os resultados da revisão sistemática sugerem efeitos positivos da gamificação na motivação dos alunos, principalmente quando aplicada num curto período de tempo, embora apontem para uma regulação de cariz externo e orientada para o desempenho. No entanto, a relação positiva da gamificação na motivação reduz quando os alunos são expostos a técnicas gamificadas mais a longo prazo. A influência de um efeito da novidade e das características individuais dos alunos no decréscimo motivacional são outra especificidade salientada nos estudos. A gamificação pode ser um recurso impulsionador da motivação dos estudantes, contudo a sua aplicação em contexto educativo deve ser ajustada às necessidades dos alunos.
- O impacto das Social Media no setor HoteleiroPublication . Pontes, Alexandra Furtado da Costa; Ramos, Célia M. Q.Nos dias de hoje cada vez mais pessoas têm acesso à Internet. Em apenas uma questão de segundos é possível obter qualquer tipo de informação sobre qualquer parte do mundo. O setor Hoteleiro tem beneficiado bastante com o aumento do uso da Internet e das Social Media, no que diz respeito à publicidade e marketing dos seus alojamentos. Esta dissertação tem como objetivo principal investigar os efeitos das Social Media no sector hoteleiro, através da análise dos impactos que podem ter no comportamento do consumidor e como estes podem contribuir para a reputação dos alojamentos no meio digital. Para tal, conclui-se primeiramente uma visão global do contexto teórico, apoiada por várias obras científicas já publicadas. De seguida procede-se a recolha de dados primários através da aplicação do questionário que foi colocado nas redes sociais. E por fim uma vez recolhidos os dados estes foram analisados e interpretados em programas como o Power BI para uma caracterização da amostra e com rescurso ao Software SmartPLS com vista ao uso de modelos de equações estruturais retirando assim as conclusões. De acordo com os resultados concluímos que a publicidade e a qualidade dos testemunhos colocados nas Social Media influenciam o comportamento do consumidor na reserva de um alojamento hoteleiro. Quanto mais positivos forem os comentários nos sites de reviews online mais impacto os mesmos terão no comportamento do consumidor na reserva de um alojamento.
- Nau Hotels and Resorts: Caracterização do Segmento MICEPublication . Alexandre, Patrícia Sofia Holgado; Santos, Margarida C.; Santos, José António C.Este relatório é o resultado do estágio efetuado no âmbito do Mestrado em Turismo com a especialidade em Gestão de Operações da Universidade do Algarve. O estágio decorreu nos dez departamentos da unidade Salgados Palace, do Grupo Nau Hotels, teve dois objetivos: o primeiro, orientado para a formação em posto de trabalho, onde se efetuaram todas as tarefas de cada departamento, ficando-se com um conhecimento aprofundado sobre o funcionamento de uma unidade hoteleira de cinco estrelas que integra um centro de congressos; o segundo objetivo centrou-se no estudo do setor de MICE, efetuando-se, com base na realidade do Departamento de MICE da unidade Salgados Palace, um estudo empírico com a finalidade de tentar perceber quais os fatores mais importantes para um cliente quando decide optar por um determinado espaço para realizar um congresso. Os dados recolhidos indiciam, que a decisão é suportada por conjuntos de fatores, onde o fator preço não é priorizado no conjunto considerado de nível muito importante. Os resultados obtidos foram analisados em função da oferta disponibilizada pela unidade Salgados Palace, o que permitiu retirar algumas interessantes conclusões sobre a capacidade instalada desta unidade hoteleira.
- Sensações internas e evitamento de dano: variáveis transdiagnósticas relevantes para a perturbação da ansiedade social?Publication . Gore, Valeria; Jiménez-Ros, Antonia MaríaO objetivo da presente investigação foi estudar os fenómenos sensoriais (Incompletude e Experiências Não Completamente Corretas) e o Evitamento do Dano, tradicionalmente associados às compulsões, como potenciais variáveis transdiagnósticas para a Ansiedade social e o Evitamento das situações sociais. Adicionalmente, verificar se os mesmos fenómenos sensoriais e o Evitamento de Dano, poderão constar como potenciais moderadores da relação entre o Processamento Pós-Evento e a Ansiedade e o Evitamento em situações sociais. Foi recolhida uma amostra por conveniência da população geral portuguesa, que resultou num total de 203 indivíduos que preencheram uma bateria de questionários, com idades compreendidas entre os 18 e 69 anos (M=35,34; DP= 11,18). Os resultados indicam a existência de uma relação positiva e significativa entre, tanto a Ansiedade como o Evitamento de situações sociais, com as variáveis em estudo, nomeadamente as Experiências Não Completamente Corretas, a Incompletude e o Evitamento de Dano. O efeito moderador dos fenómenos sensoriais mostrou-se não significativo face ao Processamento Pós-Evento e à Ansiedade social, mas existente no que concerne o peso do Evitamento de Dano na variação conjunta do Processamento Pós-Evento e o Evitamento de situações sociais. Conclui-se que existem indícios da relevância das Sensações Internas e do Evitamento de Dano para a Ansiedade e Evitamento Social, assim como para o Processamento Pós-Evento. No entanto, a variabilidade do Processamento Pós-Evento e a existência de correlações mais fortes em determinados itens dos instrumentos sugere que o PPE poderá se expressar num espetro funcional/disfuncional e a natureza dos instrumentos tem de ser adaptada ao estudo de dimensões e não sintomas, dois pontos determinantes em futuras investigações.
- Sucesso na carreira e bem-estar subjetivo na transição do ensino superior para o mercado de trabalho nas áreas da psicologia e da enfermagemPublication . Silva, Cheila Catarina Conduto; Vieira, Luís SérgioA presente investigação pretende estudar o papel do sucesso académico e do sucesso na carreira na promoção do bem-estar subjetivo, na transição do ensino superior para o mercado de trabalho, em estudantes e profissionais das áreas da psicologia e da enfermagem. Esta investigação, conta com a participação de 246 participantes, dos quais, 91 são estudantes e 155 são profissionais nas áreas da psicologia e enfermagem. Para a recolha de dados foi aplicado um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r), a Escala de Satisfação com a Vida, uma versão reduzida da escala portuguesa de afeto positivo e negativo (PANAS-VRP), a Escala de Perceção de Sucesso na Carreira e a Escala de Perceção de Sucesso Académico. Pretende-se com este estudo, analisar a variância de resultados nas dimensões estudadas em função de variáveis demográficas; investigar a relação entre as dimensões psicológicas em estudo (sucesso académico, sucesso na carreira, vivências académicas, bem estar subjetivo); examinar em que medida o sucesso académico influencia as expectativas e perceções de sucesso de carreira; testar a influência do sucesso académico e do sucesso na carreira no bem-estar subjetivo de estudantes e de profissionais; e verificar o poder preditivo das variáveis de sucesso na carreira, sucesso académico e sociodemográficas no bem-estar subjetivo. A análise dos resultados sugere que existem associações estatisticamente significativas entre as dimensões estudadas, como se pode observar através das dimensões de sucesso académico, sucesso na carreira e bem-estar subjetivo. São descritas as limitações sentidas ao longo do estudo, e assinaladas algumas sugestões para futuras investigações.
- Algarve craft beer tourismPublication . Henry, Paul Declan; Matos, Nélson; Rebelo, Sandra Cristina FranciscoO Turismo é um setor de negócio de crescente importância a nível global que demonstrou poder mudar e adaptar-se dinamicamente de forma a ir ao encontro do mercado e das necessidades do consumidor. Ao mudar e adaptar-se aos novos tempos, o turismo possui e cria novas oportunidades que em conjunto com outros setores da economia local pode permitir criar e desenvolver novas oportunidades de negócio e novos produtos turísticos associados às experiências turísticas, como o turismo da cerveja artesanal. Neste contexto, um tipo de turismo que se desenvolveu em conjunto com o crescimento do setor industrial é o turismo da cerveja artesanal. O interesse neste novo tipo de atividade turística tem permitido aos turistas visitar cervejarias artesanais, conhecer o seu processo produtivo e experimentar cerveja no local de produção. Foi demonstrado em outros países (e.g. Irlanda), onde existem várias cervejarias artesanais, que é possível desenvolver e comercializar rotas da cerveja, permitindo a criação de experiências turísticas únicas, abrindo ao mesmo tempo novas oportunidades comerciais para os fabricantes de cerveja artesanal que permitem gerar fluxos de receitas adicionais. O objetivo deste projeto é desenvolver um plano de negócios para a comercialização de rotas de cerveja artesanal no Algarve. Baseado no Turismo da Cerveja, pretende-se explorar as suas caraterísticas, bem como, identificar o potencial, os desafios e as estratégias deste tipo de turismo no Algarve de forma a criar um negócio baseado no turismo de experiências através da oferta de um roteiro comercial e economicamente viável. A abordagem ao design e metodologia deste projeto foi baseada em evidencias empíricas reunidas e desenvolvidas através de dois ciclos de entrevistas semiestruturadas realizadas durante 2019 e início de 2020 com 7 proprietários de cervejarias artesanais, 6 das quais localizadas no Algarve e uma em Ayamonte, em Espanha. Os proprietários por serem elementos importantes para perceber o mercado regional e para o desenvolvimento e sucesso do projeto, foram auscultados. Este processo de auscultação foi paralelo ao desenvolvimento e criação de um roteiro, constituído por uma rede organizada e formal de cervejarias artesanais no Algarve. Verificou-se que somente alguns dos proprietários das cervejeiras regionais realizavam informalmente algumas atividades de turismo. Não obstante, todos reconhecem a importância da criação da rota e do valor do projeto, o qual poderá tornar-se uma oferta turística relevante e de valor acrescentado para a procura, e ainda, constituir uma vantagem competitiva para a oferta. Os resultados e as conclusões das entrevistas com os proprietários das cervejeiras artesanais do Algarve, juntamente com a revisão da literatura sobre o turismo da cerveja artesanal, indicam que existe uma lacuna deste tipo de produto na oferta turística no Algarve. Esta oportunidade de negócio pode ser aproveitada e desenvolvida de forma estruturada e sustentável. A rota de cerveja artesanal permite o envolvimento de vários parceiros regionais e potencia a promoção e diferenciação deste tipo de produto, e, consequentemente, um maior desenvolvimento cultural, social e económico no Algarve. A realização deste objetivo apresenta, no entanto, desafios e dificuldades. Um dos desafios identificados é a complexidade e dimensão do projeto, envolvendo diversos parceiros dispersos ao longo da região, o que poderá ser visto como um possível obstáculo à sustentabilidade do projeto proposto. Outro desafio, deve-se aos diferentes parceiros da rota encontrarem-se em níveis diferentes de desenvolvimento e atividade, dado que algumas empresas parceiras têm ainda uma dimensão reduzida (i.e., nano cervejarias), enquanto outras, com mais anos de atividade e com maior sucesso comercial, têm já uma maior estrutura e dimensão, com planos de crescimento e expansão futura. Estes desafios identificados podem vir a ter impacto negativo na colaboração e integração cooperativa e empresarial de todos os envolvidos para que o projeto tenha sucesso. Neste sentido, o presente projeto visa desenvolver uma entidade empresarial nova e independente, capaz de constituir e desenvolver ‘Rotas da Cerveja’ no Algarve. Usando exemplos de benchmark pesquisados durante a revisão da literatura, uma proposta na forma de um plano de negócios foi criada e posteriormente apresentada aos parceiros. Neste seguimento, foi reconhecido pelos mesmos que o presente projeto é a melhor forma de implementar a rota, a primeira e única no Algarve. Este plano de negócios inclui todos os elementos necessários e pré-requisitos para desenvolver e estabelecer uma experiência turística única e criativa. O objetivo deste projeto é também aproveitar as melhoras práticas, com base em casos de sucesso em outros lugares, mas também desenvolver e construir uma oferta turística que possa criar sinergias mutuamente benéficas para todos os envolvidos. A originalidade deste projeto reside na identificação de uma lacuna na oferta turística no Algarve e na tentativa de criar e construir uma experiência com uma abordagem coletiva para o desenvolvimento do projeto. O estudo contribui o conhecimento das dinâmicas do turismo de cerveja artesanal e pode ser usado por empresas de cervejarias artesanais e cervejarias, para criar valor agregado ao seu negócio principal, aumentando e desenvolvendo vantagens competitivas adicionais. Depois de preparar o Business Plan com os respetivos cash-flows associados, os resultados sugerem que o projeto apresenta viabilidade económica e sucesso comercial, porém a cooperação de todas as partes interessadas (i.e., parceiros) é um fator crítico de sucesso.
- Importância da região 3´UTR do mRNA do deltaC no desenvolvimento de Peixe-ZebraPublication . Tavares, Alene Patrícia Semedo; Andrade, Raquel P.; Campinho, Marco A.A somitogénese é um processo morfogenético altamente regulado e conservado entre os vertebrados. Durante este processo ocorre a formação de sómitos de forma rítmica e sequencial ao longo do eixo ântero-posterior do embrião a partir de um tecido progenitor não segmentado denominado de mesoderme pré-somítica (PSM). Os sómitos são aglomerados de células da mesoderme, precursores do esqueleto e da musculatura axial. A periodicidade da formação de sómitos a partir da PSM é imposta por um oscilador molecular denominado de relógio molecular que leva à expressão cíclica de um conjunto de genes, que se propaga ao longo da PSM no sentido caudo-rostral. A comunicação celular e a sincronização das oscilações de expressão na PSM através da sinalização intercelular Notch-Delta são fundamentais no controlo da somitogénese e da diferenciação celular. Esta oscilação da expressão dos genes do relógio é controlada por um mecanismo de regulação de feedback negativo, onde a instabilidade do mRNA desempenha um papel fundamental. A região 3´UTR geralmente contém vários elementos reguladores que governam a expressão espacial e temporal de diferentes mRNAs. Estudos anteriores do laboratório demostraram uma estabilização do mRNA do gene deltaC de peixe-zebra na ausência de porções da região 3´UTR. Para melhor compreensão do fenótipo, neste trabalho foi avaliado o papel da região 3’UTR do gene deltaC na somitogénese de embriões de peixe-zebra. Para isso foram utilizadas diferentes linhas mutantes em que a região 3'UTR do gene deltaC foi editada usando a tecnologia CRISPR/Cas9. Procedeu-se à caracterização do padrão de expressão dos genes her7 e deltaC e caracterização morfológica dos sómitos formados para perceber o impacto destas alterações. Os resultados do presente estudo confirmaram que a região 3´UTR de deltaC é importante para a correta expressão de deltaC e her7, bem como para a segmentação corporal do embrião de peixe-zebra. Embora nos embriões RR2 e RR3 a segmentação não é interrompida, o número total de sómitos é menor e os sómitos anteriores são ligeiramente mais curtos. Usando uma linha transgénica em que o Notch Intracellular Domain (NICD) é expresso constitutivamente após indução térmica observou-se diminuição do tamanho dos sómitos como nos embriões RR3 o que sugere que o fenótipo observado nos embriões mutantes poderá ser devido a um aumento da sinalização Notch durante a somitogénese.
- Antecedentes do capital psicológico positivo: variáveis individuais, sociais e organizacionaisPublication . Baptista, Rita Isabel Adrião Guia Moreira; Viseu, JoãoA sofisticação tecnológica já não é um fator suficientemente distintivo entre as organizações. Por este motivo, estas devem cada vez mais direcionar o seu foco para um outro recurso que, ao contrário dos recursos tecnológicos, é intangível, raro, único e de difícil replicação: os recursos humanos. Comparados aos tradicionais recursos físicos, estruturais e financeiros, as características individuais e estes recursos não são facilmente replicáveis pelos concorrentes, tornando-se num tipo de capital valioso. No âmbito da crescente investigação neste campo, surgiu o construto de capital psicológico positivo (PsyCap), que será analisado na presente dissertação. O PsyCap tem sido associado a relevantes resultados para as organizações, manifestados através de atitudes e comportamentos considerados desejáveis. Apesar disto, verificou-se que não se têm analisado os fatores que antecedem o PsyCap e que têm um especial impacto na forma como este se manifesta nos trabalhadores. Deste modo, é importante conhecer quais os fatores que antecedem este conceito, para que assim, mais facilmente, se desenvolvam intervenções e práticas que o incrementem. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 520 trabalhadores portugueses (M = 33.77 anos; DP = 20.63), 42.4% do sexo feminino (n = 220) e 56.3% (n = 293) do sexo masculino. Os objetivos específicos foram testar se um conjunto de variáveis, individuais, sociais e organizacionais, poderiam ser consideradas como antecedentes deste conceito. Os conhecimentos adquiridos pretendem conceder suporte teórico a uma gestão mais eficiente dos recursos humanos, com base nos seus recursos psicológicos positivos, sustentando intervenções junto dos colaboradores ou guiando os líderes a adotarem um estilo que melhor impulsione o surgimento nos mesmos.