Browsing by Author "Macedo, Isis de Souza"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos pró-turismo dos residentes e perfis de embaixadores da marca do destino: o caso do AlgarvePublication . Macedo, Isis de Souza; Guerreiro, Manuela; Valle, Patrícia Oom doO envolvimento dos residentes na construção da marca do lugar onde vivem é essencial na comunicação dos valores e da estratégia da sua região, sobretudo quando se afirma na sua condição de destino turístico. Contudo, apesar de reconhecido o seu papel enquanto atores envolvidos no processo de criação e gestão da marca do lugar, a voz dos cidadãos tende a ser subestimada quando se tratam de decisões políticas relacionadas à mesma. A relação entre as atitudes dos residentes e seu apoio ao turismo é vital para promover a sustentabilidade do desenvolvimento turístico. Além disso, o apoio ao turismo pode diminuir à medida que as comunidades se ajustam a novas realidades e novas gerações emergem. Neste contexto, compreender as atitudes e perceções dos residentes em relação ao turismo, influenciadas por perspetivas individuais e contextos sociais, são aspetos essenciais ao fortalecimento da sua condição de embaixadores da marca. O comportamento positivo em relação à marca que carateriza a condição de embaixador da marca do lugar, no caso de regiões turísticas, contribui para promover o envolvimento dos visitantes e para reforçar a diferenciação e o valor da própria marca. Este estudo tem como objetivo investigar em que medida os residentes no Algarve podem ser considerados embaixadores da marca “Algarve” enquanto destino turístico, bem como caraterizar o seu perfil sociodemográfico, atitudes e comportamentos em prol do desenvolvimento turístico da região. Os dados recolhidos entre os residentes no Algarve permitem concluir que os embaixadores da marca Algarve são sobretudo mulheres com formação superior, com hábitos de viajar, uma relação profissional mais forte com o turismo e uma atitude mais favorável de apoio ao desenvolvimento turístico e aos turistas. Também estão mais disponíveis para adotar comportamentos em prol do turismo.