Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-21"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Towards Green IT: Assessing the environmental impact of Public AdministrationPublication . Landum, Manuel; Madeira e Moura, Maria Margarida; Reis, LeonildeThe Public Administration (PA) in Portugal is impacted by the constant acceleration and evolution of Information and Communication Technologies (ICT), where the Portuguese State, transposing European Union directives, has legislated and encouraged their use as instruments of added value for the PA. Establishing rigorous and sustainable governance is crucial, ensuring that the organization’s strategic objectives are aligned with ICT and, preferably, with Green IT practices. In this context, it is necessary to be able to estimate and subsequently evaluate the impact of strategic and operational choices on improving environmental quality. For such, this article presents a framework developed to optimize ICT management practices and indicators that, in this environmental area, support the forecasting and assessment of the impact of the choices made in the search for technologically advanced solutions in the Barreiro municipality. These choices enable, among other things, a reduction in energy consumption, implying a reduction in financial costs, resulting in environmental benefits, such as a reduction in CO2 emissions into the atmosphere or less deforestation. The results presented, obtained in a real-world context, make it possible to assess the progress of alignment with Green IT in this area, as well as the overall result.
- Sistema de hardware para monitorização não intrusiva de motores elétricosPublication . Brito, Sérgio Duarte Lopes de; Semião, Jorge Filipe Leal CostaEste projeto aborda a manutenção preditiva em contextos industriais, com foco em sistemas de refrigeração e de bombagem. Utilizando uma arquitetura de Internet das Coisas (IoT), o sistema combina hardware personalizado e algoritmos de aprendizagem de máquina para monitorizar o desempenho de equipamentos e detetar anomalias. A inovação do projeto reside na sua facilidade de instalação e natureza não intrusiva, permitindo uma integração eficaz com infraestruturas existentes. O hardware foi testado tanto em ambientes laboratoriais quanto em contextos industriais reais, como estações de tratamento de água e sistemas de ar condicionado em hotéis. Durante os testes em campo, surgiram desafios na medição de parâmetros como as temperaturas e o consumo energético, embora estes tenham sido bem-sucedidos em ambientes laboratoriais. A falta de conectividade à internet em alguns ambientes industriais foi contornada através de soluções de armazenamento e processamento local de dados, assegurando a continuidade da monitorização, mesmo em condições adversas. Um ponto forte do sistema é o seu custo económico, oferecendo uma alternativa acessível em comparação a outras soluções mais caras ou específicas a determinadas marcas de equipamentos no mercado. Isso não só aumenta a sua aplicabilidade em diferentes contextos industriais, como também demonstra a sua viabilidade como uma solução de monitorização eficiente e económica. Este trabalho tem implicações significativas tanto a nível académico como industrial, servindo como um modelo multidisciplinar para a implementação de sistemas IoT inteligentes em cenários industriais. Destaca áreas para melhoria e desenvolvimentos futuros, como a otimização do hardware e a integração com outros sistemas de gestão, solidificando o seu papel como um sistema inovador na manutenção preditiva.
- Comportamentos pró-turismo dos residentes e perfis de embaixadores da marca do destino: o caso do AlgarvePublication . Macedo, Isis de Souza; Guerreiro, Manuela; Valle, Patrícia Oom doO envolvimento dos residentes na construção da marca do lugar onde vivem é essencial na comunicação dos valores e da estratégia da sua região, sobretudo quando se afirma na sua condição de destino turístico. Contudo, apesar de reconhecido o seu papel enquanto atores envolvidos no processo de criação e gestão da marca do lugar, a voz dos cidadãos tende a ser subestimada quando se tratam de decisões políticas relacionadas à mesma. A relação entre as atitudes dos residentes e seu apoio ao turismo é vital para promover a sustentabilidade do desenvolvimento turístico. Além disso, o apoio ao turismo pode diminuir à medida que as comunidades se ajustam a novas realidades e novas gerações emergem. Neste contexto, compreender as atitudes e perceções dos residentes em relação ao turismo, influenciadas por perspetivas individuais e contextos sociais, são aspetos essenciais ao fortalecimento da sua condição de embaixadores da marca. O comportamento positivo em relação à marca que carateriza a condição de embaixador da marca do lugar, no caso de regiões turísticas, contribui para promover o envolvimento dos visitantes e para reforçar a diferenciação e o valor da própria marca. Este estudo tem como objetivo investigar em que medida os residentes no Algarve podem ser considerados embaixadores da marca “Algarve” enquanto destino turístico, bem como caraterizar o seu perfil sociodemográfico, atitudes e comportamentos em prol do desenvolvimento turístico da região. Os dados recolhidos entre os residentes no Algarve permitem concluir que os embaixadores da marca Algarve são sobretudo mulheres com formação superior, com hábitos de viajar, uma relação profissional mais forte com o turismo e uma atitude mais favorável de apoio ao desenvolvimento turístico e aos turistas. Também estão mais disponíveis para adotar comportamentos em prol do turismo.
- Plano de marketing para o centro de artes e ofícios de AlbufeiraPublication . Gomes, Anabela Gonçalves Guerreiro; Machado, Carla Sofia GuerreiroO Centro de Artes e Ofícios de Albufeira trata-se de um equipamento público pertencente à Câmara Municipal de Albufeira destinado a atividades de divulgação de artes, técnicas, saberes e produtos artesanais e integra uma componente informativa, formativa e expositiva. Em abril de 2023, foi inaugurado o Centro de Artes e Ofícios instalado no edifício do antigo Tribunal de Albufeira e localizado no centro histórico. O edifício foi reabilitado na sequência da candidatura da entidade pública a fundos europeus, no âmbito da necessidade de preservar a identidade e valorizar o património arqueológico e histórico da cidade. O objetivo deste projeto é desenvolver e implementar um plano de Marketing para a dar a conhecer o novo equipamento municipal e as suas valências. Numa primeira parte do trabalho, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura sobre artes e ofícios tradicionais, marketing e mais especificamente o marketing de serviços e no setor público, assim como planos de marketing e a sua implementação. Tendo em conta o objetivo do projeto, a segunda parte, mais prática, centra-se no desenvolvimento do plano de marketing composto por diversas etapas, desde a análise da envolvente externa e interna, à definição da estratégia e dos objetivos de marketing até à avaliação e controlo. Pretende-se que o plano de marketing contribua para o sucesso e rentabilidade do Centro de Artes e Ofícios de Albufeira e que este se torne numa referência na região algarvia para as artes e ofícios em termos de revitalização, valorização e dinamização dessas áreas tradicionais, através de serviços direcionados à população local e aos visitantes.
- Impacto da pandemia por Covid-19 no nível de eficiência do setor hoteleiro português: análise exploratória através da utilização do data envelopment analysisPublication . Mendes, Inês Calado; Santos, Sérgio Pereira dos; Amado, CarlaO contexto global de forte concorrência e alterações económicas constantes conduz à necessidade fulcral de avaliação do desempenho e avaliação de eficiência. Como tal, existe uma carência e crescente preocupação em disponibilizar informação para a tomada de decisão num dos setores mais impactantes na economia de países e regiões. O turismo, e a ele interligado o setor hoteleiro, apresentam-se como uma vertente crucial na economia mundial, tendo sofrido uma feroz quebra com o aparecimento do Covid-19 e todas as restrições a ele associadas. Com o objetivo de avaliar a eficiência relativa no setor hoteleiro, e de que forma esta foi afetada pela pandemia, a presente dissertação aplica a metodologia Data Envelopment Analysis (com orientação output) e o Índice de Produtividade de Malmquist a 45 unidades hoteleiras do distrito de Faro. Os resultados obtidos demonstram que a eficiência relativa encontrada para as unidades de decisão é consideravelmente baixa entre 2018 e 2022, existindo um grande espaço para melhoria neste setor, tanto a nível de eficiência de gestão como de escala. Igualmente, através do Índice de Malmquist, verifica-se uma queda considerável no nível de produtividade para o ano de maior impacto de Covid. Com uma progressão positiva nos anos seguintes, 2021 e 2022, é possível concluir que a produtividade do setor recuperou na totalidade das consequências da pandemia, quando comparada com valores de 2018.
- Repurposing therapeutic drugs complexed to Vanadium in CancerPublication . De Sousa-Coelho, Ana Luísa; Fraqueza, Gil; Aureliano, M.Repurposing drugs by uncovering new indications for approved drugs accelerates the process of establishing new treatments and reduces the high costs of drug discovery and development. Metal complexes with clinically approved drugs allow further opportunities in cancer therapy—many vanadium compounds have previously shown antitumor effects, which makes vanadium a suitable metal to complex with therapeutic drugs, potentially improving their efficacy in cancer treatment. In this review, covering the last 25 years of research in the field, we identified non-oncology-approved drugs suitable as ligands to obtain different vanadium complexes. Metformin-decavanadate, vanadium-bisphosphonates, vanadyl(IV) complexes with non-steroidal anti-inflammatory drugs, and cetirizine and imidazole-based oxidovanadium(IV) complexes, each has a parent drug known to have different medicinal properties and therapeutic indications, and all showed potential as novel anticancer treatments. Nevertheless, the precise mechanisms of action for these vanadium compounds against cancer are still not fully understood.
- Relatório de estágio - plano de marketing da Managing the Intelligence SAPublication . Sousa, Elisabete Maria Correia de; Machado, CarlaO presente relatório, referente ao estágio curricular, no âmbito do mestrado em Turismo na Universidade do Algarve, tem o intuito de apresentar as experiências e conteúdos práticos aprendidos no período de estágio numa empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de equipamentos eletrónicos, suportados por Internet das Coisas (IoT) e software com Inteligência Artificial (IA), Big Data e Data Analytics que atua no ramo do alojamento turístico. A escolha deste estágio deve-se ao facto de a empresa em questão ser um spinoff do projeto de investigação desenvolvimento e transferência tecnológica (I&DT), em colaboração com a Universidade do Algarve. O facto de poder conciliar o universo académico com o mundo empresarial despertou o meu o interesse, mas também o surgimento de uma nova oportunidade no ramo do marketing. Ao ter conhecimento que o departamento de marketing se encontrava estagnado, sem ninguém a integrar o departamento, sem atividades regulares e sem um plano de marketing definido, decidi abordar a diretora do departamento, e propor um estágio para preencher essa lacuna. Desta forma, pretende-se então destacar os conteúdos assimilados, partilhar as atividades desenvolvidas e também apresentar uma proposta de plano estratégico de marketing para a organização acolhedora. Como foi referido, durante o estágio, foi elaborado um plano de marketing para a MTI, onde foram abordadas e analisadas a missão, a visão e os valores da organização acolhedora, bem como da dinâmica do mercado, onde a MTI está inserida, tanto interno quanto externo. O objetivo é criar/desenvolver estratégias de marketing que estivessem na sua plenitude alinhada com os objetivos da MTI e aproveitassem as oportunidades do mercado. Neste contexto, o relatório teve como base as diversas tarefas que foram atribuídas, tais como apoio na coordenação e divulgação de eventos, elaboração do plano de marketing e definição de estratégias, suporte nas ações comerciais, apoio na implementação de iniciativas de marketing e inovação.
- Antibiotherapy of infections caused by multidrug-resistant Gram-positive cocciPublication . Matos, Carlos Adriano Albuquerque Andrade de; Conceição, Jaime Manuel Guedes Morais daSince the discovery of penicillin almost 100 years ago, antibiotics have revolutionized the treatment of many bacterial infections that were previously incurable and often lethal. Nonetheless, success of antibiotherapy is currently challenged by the emergence and dissemination of antimicrobial resistance, which occurs when changes in microorganisms render drugs ineffective. Misuse of antibiotics in humans, animals and the environment is often presented as one of the main causes for the selection of microorganisms that are increasingly resistant to currently available antimicrobial agents. Infections by resistant pathogens constitute one of the most important threats to global public health in the 21st century, being associated with high levels of morbidity and mortality, as well as a significant economic burden. Recent estimates suggest that, in 2019, approximately 1.27 million deaths worldwide were attributable to antibiotic-resistant bacterial infections. Among these, more than 141.000 deaths were attributable to three multidrug-resistant Gram-positive cocci, namely: methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA), vancomycin-resistant Staphylococcus aureus (VRSA) and vancomycin-resistant Enterococcus (VRE). These bacteria are responsible for a large percentage of nosocomial infections and constitute a priority for new antimicrobial drug development. This Dissertation aims to explore and analyze the current pharmacological approaches to the treatment of infections caused by the above bacteria. A description of these pathogens will be performed, addressing, among other relevant characteristics, their principal resistance mechanisms and the main clinical syndromes they can cause. Then, current antibiotherapeutic approaches used to manage each syndrome will be presented. The main pharmacological characteristics of each of the principal drugs mentioned in this context will be described, including its mechanism of action, posology and administration route, pharmacokinetic features, undesirable effects and main pharmacological interactions. Comprehension of existing antibiotherapy practices will contribute to the optimization of the use of available medicines and will help delineate the future of multi-drug resistant Gram-positive cocci anti-infective chemotherapy.
- Passos para a criação de uma loja online - o caso de uma loja de esoterismoPublication . Santos, Micael Lourenço; Machado, CarlaEste relatório de projeto aborda a problemática da construção de uma loja online e desenvolve-se no âmbito da obtenção do grau Mestre em Gestão de Marketing, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. O objetivo principal do projeto centrou-se em obter um manual com os passos para a criação de uma loja online, com o intuito de contribuir para um maior esclarecimento face ao tema, servindo como ferramenta de apoio para pequenas e médias empresas que procurem criar ou tenham criado uma loja online. No decorrer do relatório foram abordadas as etapas essenciais que visam a criação e manutenção de um e-commerce, alvo de uma investigação detalhada de conceitos, ferramentas e técnicas relevantes para o tema abordado. Os resultados deste projeto culminaram num manual abrangente interpelando todas as etapas de construção importantes na criação de uma loja online bem-sucedida. Assim como, numa estratégia de otimização relativa a motores de busca com sugestões e boas práticas com o objetivo de aumentar a visibilidade da loja online nesses mesmos mecanismos de pesquisa. A pesquisa resultou também em estratégias de otimização de conversões, incluindo formas de lidar com carrinhos abandonados, promoções, conteúdo, chat, email marketing e outras temáticas resultantes do contexto de vendas online. Os resultados deste projeto permitem contribuir significativamente para uma melhor compreensão do contexto das lojas online, oferecendo um vasto leque de ferramentas e informações valiosas para profissionais e empreendedores que procuram vingar no mercado online.
- Current information on seagrass habitats of the Banc d´Arguin National Park, MauritaniaPublication . BA, Mamadou Abdoul; Serrão, EsterSeagrass beds play an essential role in coastal ecosystems, providing critical habitat, carbon sequestration and numerous ecosystem services. The Banc d'Arguin National Park (PNBA) in Mauritania is a UNESCO World Heritage Site known for its rich marine biodiversity and unique coastal ecosystems structured by extensive marine vegetation. Seagrass meadows, in particular, are extremely important in this protected area, for supporting a multitude of ecosystem services and ecological functions. This study aims to compile and update the most recent information gathered as part of our work on seagrass habitats and their associated species in the Banc d'Arguin National Park over the last five years. The information gathered shows that three seagrass species are widespread along the coast of the PNBA, but that they are ecologically and structurally different, and that they are subject to threats that differ between species depending on their biology. A major concern for this vast protected national park is that the main threats to seagrass habitats are not local in origin and cannot therefore be easily managed and avoided by the management authorities. Conservation of seagrass habitat by the Mauritanian authorities is a priority, but local action cannot counteract global pressures, particularly climate change and invasive species.