Browsing by Author "Martins, Ana Paula"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Instituição através de uma caderneta de cromosPublication . Veiga-Pires, C.; Guerra, Liliana; Baptista, Elina; Reis, Emanuel; Dias, Filipe; Martins, Ana Paula; Vintém, DanielaExistem variadas formas de comunicação para dar a conhecer uma instituição, que seja ela privada ou pública. Considerando por um lado a sua missão e por outro lado o seu pequeno orçamento, o Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) optou por desenvolver um projeto que permitisse criar um produto educativo e lúdico e ao mesmo tempo transmitir a imagem de uma instituição promotora da transferência de conhecimento científico. Nesse sentido e de forma a apresentar um produto multidisciplinar que aproveitasse as especificidades da região, foi decidido desenvolver um projeto sobre a Ria Formosa, que além de oferecer um ambiente natural de grande riqueza também permite abordar temas como a economia, a história, a arquitetura ou ainda a geologia, entre outros. De seguida, foi necessário encontrar não só os parceiros que possuam os conhecimentos científicos que se pretendia transmitir mas igualmente o parceiro que desenvolvesse o suporte que alberga-se o projeto. Os parceiros científicos foram naturalmente surgindo, tratando-se de entidades que são reconhecidas pelo seu trabalho no sistema lagunar de ilhas barreiras da Ria Formosa, como é o caso do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF-ICNF), da Universidade do Algarve (UALG) e da Associação RIAS. Quanto ao parceiro técnico, o CCVAlg teve a sorte de ser contactado pela empresa COLARA que desenvolve cadernetas digitais de cromes, produtos que respondem perfeitamente ao objetivo de associar uma vertente lúdica à vertente educativa. Assim nasceu a caderneta digital de cromes sobre a Ria Formosa que integra i) o conhecimento científico; ii) a divulgação científica; iii) a educação não formal e interativa e iv) a comunicação institucional. O lançamento da caderneta terá lugar na 1a semana da Ria Formosa organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta que decorrerá de 4 a 8 de Abril nos 5 concelhos que abrigam a Ria Formosa.
- Development of a platform to align education and practice: bridging academia and the profession in PortugalPublication . Alves da Costa, Filipa; Martins, Ana Paula; Veiga, Francisco; Ramalhinho, Isabel; Sousa Lobo, José Manuel; Rodrigues, Luís; Granadeiro, Luiza; Castro, Matilde; Barata, Pedro; Gomes, Perpétua; Seabra, Vítor; Caramona, Maria MargaridaLimited fitness for practice may result from a mismatch between education and practice. Aiming to meet the common interests of academics and practitioners, the Portuguese Pharmaceutical Society (PPS) developed the Education and Practice Platform (EPP). The EPP includes one representative from each pharmacy faculty, and all Councils of Speciality Boards of Practice. Brainstorming with involved parties enabled sharing of interests, concerns and identifying a common path. Aims, mission, vision and values were set. The EPP's mission is to: act as an enabler to foster the quality and adequacy of education through sharing best practices, ultimately leading to facilitate professional integration, and to foster quality development in teaching practices with recognition for autonomy in freedom to teach and to learn. Its vision is an alignment of education and practice with the PPS' statutes to ensure validation of the competences defined for each practice area, and compliance with international guidance. Key performance indicators (KPIs) were set. Activities developed include the creation of a national forum to discuss education and practice, development of workshops on teaching methods and pharmacy internships, enhanced representation in international events and response to global and national requests. Ongoing work focuses on the creation of a common training framework in hospital and community pharmacy practice adapted to Portugal. The EPP is a worldwide case study, encouraging the development of discussion contributing to an open climate of sharing best practices, indirectly leading to foster a better alignment between education and practice. Many of these results are so far intangible in scientific terms but worth describing.