Browsing by Author "Martins, Andreia Filipa Nunes"
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- Importância da experiência do observador na avaliação das affordances da criançaPublication . Martins, Andreia Filipa Nunes; Correia, VandaO papel influente da perceção que os adultos têm das crianças, nomeadamente, das suas possibilidades de ação ou affordances, tem sido evidenciado em literatura recente ao nível da supervisão e segurança infantil. O objetivo do presente estudo foi verificar se a experiência dos adultos em lidar com crianças estaria relacionada com uma perceção mais ajustada das suas capacidades de ação. Participaram neste estudo 14 crianças em idade pré-escolar, respetivos encarregados de educação (EE), três educadoras de infância (EI) e três auxiliares de ação educativa (AAE). A tarefa experimental consistiu em pedir a cada criança para atravessar um “rio” de uma margem à outra com recurso a “pedras” colocadas por adultos. Os pares foram agrupados em função da diversidade de níveis de experiência e familiaridade dos adultos. Ou seja, os EE realizaram a tarefa com o(a) seu(sua) educando(a) e com uma criança com características estruturais semelhantes. As EI e AAE realizaram a tarefa com uma criança de estatura “baixa”, uma “média” e uma “alta”. A atividade foi filmada para facilitar a recolha e posterior análise descritiva dos dados. Uma análise comparativa, embora sem significância estatística, entre parâmetros de desempenho na tarefa realizada entre os diferentes grupos de observadores e crianças, permitiu-nos corroborar estudos recentes. Os resultados sugeriram que os EE tendem a subestimar a alcançabilidade dos filhos, as EI e AAE subestimam mais as crianças “baixas” e que estas crianças demoram mais tempo a executar a tarefa e falham mais vezes com as AAE. Com este estudo reforçamos a necessidade de mais estudos desta natureza, mas com uma amostra superior, que verifiquem e contribuam para uma mais ajustada perceção das affordances das crianças. Entendemos a melhoria desta competência em quem lida diariamente com crianças como determinante para a seleção de ambientes e experiências promotoras do desenvolvimento e aprendizagem motora.