Browsing by Author "Martins, David"
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- Turismo de golfe: análise da presença online e do comércio eletrónico dos campos de golfe em PortugalPublication . Martins, David; Águas, Paulo Manuel RoqueA utilização da tecnologia é crucial para que as empresas turísticas melhorem o seu contacto com os clientes; proporcionando um acesso mais fácil aos mercados; reduzindo custos de transação e facilitando as ligações a nível mundial entre utilizadores (Daries et al., 2021). Neste contexto e considerando que os turistas de golfe que organizam uma viagem necessitam de um grande volume de informações, é fundamental existir uma adequação dos websites à estratégia de marketing de cada empresa (Dias & López, 2011). O principal objetivo deste estudo consiste em classificar a presença na internet dos campos de golfe em Portugal, compreendendo a situação existente no Algarve face ao resto do País, assim como a realidade dos campos de golfe individuais versus os campos de golfe administrados por grupos empresariais, e determinar se os websites desses empreendimentos e as suas estruturas de comércio online são efetivos na comunicação com os clientes e estão adaptadas às tendências atuais. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação do modelo integrado para a análise das páginas de internet, que consiste numa análise progressiva dos websites dos campos de golfe, iniciando com uma análise de conteúdos e prosseguindo com a aplicação do modelo alargado de adoção do comércio pela internet (eMICA) para identificar o grau de maturidade de cada website. Foram analisados 72 websites de campos de golfe em Portugal no período entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Os resultados obtidos demostram que os campos de golfe não têm uma presença online adequada sendo fundamental melhorar os elementos informativos, de comunicação, de vendas e, sobretudo, de interação instantânea com os clientes atuais e potenciais.
