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- Doença renal: avaliação do perfil bioquímico do doente renal crónico adultoPublication . Barradas, Catarina Isabel Brito; Silva, Isabel Maria Júlio daAs doenças renais (DR) podem surgir de problemas a nível do sistema urinário, podendo ocorrer na sequência de uma lesão pré-renal, renal ou pós-renal, ou ainda surgir devido a uma doença sistémica. Dependendo do tempo no qual a lesão ocorre e das alterações apresentadas, a doença pode ser classificada como insuficiência renal aguda (IRA), doença renal (DRA) ou doença renal crónica (DRC). Estas três patologias estão interligadas, uma vez que a partir de um episódio de IRA, o doente pode evoluir para DRA e, posteriormente, para DRC. Nesse sentido, o estudo dos marcadores bioquímicos é crucial para intervir atempadamente e aprofundar o conhecimento relativo ao perfil bioquímico destes doentes. A avaliação do perfil bioquímico dos doentes renais crónicos permite obter diversas informações acerca da doença, nomeadamente a sua identificação, a determinação do seu estadio de gravidade, a identificação de algumas patologias concomitantes, informações estas importantes para a implementação da terapêutica e para o prognóstico. Dado todas estas funções, a avaliação do perfil bioquímico é fundamental durante o acompanhamento das DR. A partir do estudo do perfil bioquímico, surgiram novos biomarcadores renais que se têm demostrado promissores para o diagnóstico precoce das DR, para a identificação da porção do nefrónio que se encontra lesada, para o prognóstico da doença e entre muitas outras informações relativas às alterações que ocorrem nos rins. Assim, o objetivo do trabalho consiste na avaliação e caracterização do perfil bioquímico dos doentes renais crónicos, no estudo dos biomarcadores renais e na determinação dos padrões específicos da doença. Contudo, esta é uma área em crescimento que ainda exige uma investigação considerável, com o propósito de alcançar uma compreensão mais aprofundada da DR, fundamental para melhorar a deteção da doença, avaliar os parâmetros de saúde dos pacientes com DR e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida.
- O stress profissional entre os funcionários do setor turístico: o caso do Aeroporto Internacional de FaroPublication . Manita, Carina Baptista; Viegas, Maria Margarida Viçoso de Arraes; Lança, MileneA presente dissertação analisa a possível existência de stress profissional entre os funcionários do setor turístico e a sua relação com a satisfação profissional e intenção de saída dos mesmos. O setor em questão sempre apresentou fracas condições de trabalho e foi um dos mais afetados a nível global pela pandemia da Covid-19, por isso, sujeita os seus colaboradores a elevados níveis de stress profissional. A investigação decorreu no Aeroporto Internacional de Faro, pelo facto de ser um local marcado pela movimentação diária e massiva de turistas. Por intermédio da aplicação de um inquérito por questionário online e presencial, obteve-se uma amostra não probabilística, por bola de neve, de 121 respondentes. A maioria dos funcionários inquiridos são do género feminino, solteiros, licenciados e sem filhos. A média de idades corresponde a 38 anos e a da antiguidade na empresa corresponde a 8 anos. A maioria está efetiva, trabalha no setor do handling/aviação, a full-time e por turnos. Os resultados revelam que os funcionários inquiridos estiveram frequentemente sob stress no trabalho nos seis meses anteriores à implementação dos questionários. Além disso, os resultados mostram que existe uma relação negativa entre o stress profissional e a satisfação profissional dos inquiridos, bem como uma relação positiva entre o stress profissional e a intenção de saída deste setor de atividade. Este estudo contribui com resultados significativos que podem ser utilizados pelas chefias do setor turístico aeroportuário, de forma a criar estratégias de recursos humanos que diminuam o stress profissional e promovam um maior bem-estar entre os funcionários.
- Contributos do lúdico para a aprendizagem do inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Daniela Cristina Neves; Orega, Maria Isabel MendonçaEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Algarve. Um dos objetivos consistiu em determinar de que forma o lúdico, como ferramenta pedagógica, é eficaz na aquisição e fixação de competências linguísticas no ensino de inglês como língua estrangeira neste nível de ensino. Outro foi entender de que forma o lúdico contribui para o aumento da motivação e do envolvimento nas aulas dentro deste contexto, numa tentativa de promover estratégias de ensino mais eficazes e motivadoras. A investigação contempla uma pesquisa sobre a temática, recorrendo aos documentos orientadores do sistema educativo português e a autores de referência, em conjunto com uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário destinado a alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º CEB que frequentam a disciplina de inglês. Foi realizada uma análise estatística de forma a entender as conceções dos alunos face ao uso de atividades lúdicas. No total, participaram 133 alunos, inseridos em turmas regulares do 1.º CEB, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos. Os resultados obtidos permitem afirmar que o lúdico, neste contexto, pode constituir-se como uma estratégia de ensino valiosa, por favorecer a aquisição de conhecimentos de forma motivadora, aprazível e gratificante. A amostra de inquiridos revelou uma evidente apetência para a realização de atividades de cariz lúdico-didático, principalmente jogos, canções e vídeos. Além de auxiliar no desenvolvimento das quatro competências comunicativas estabelecidas no QECR, o lúdico é promotor do desenvolvimento das competências preconizadas nas AE, contribui para o aumento da motivação dos alunos e, consequentemente, para a aprendizagem.
- Perceções de hóspedes com mobilidade reduzida e de gestores de unidades hoteleiras sobre a hotelaria adaptada em Portugal ContinentalPublication . Guimarães, Catarina Novo; Renda, Ana Isabel da Silva Aço; Renda, Jorge Manuel FaíscaEste estudo analisa a questão da mobilidade reduzida no contexto do turismo e da hotelaria em Portugal, áreas centrais da revisão de literatura realizada, e apresenta uma exaustiva descrição do enquadramento legal aplicável neste domínio. São realizadas entrevistas a indivíduos com mobilidade reduzida, para conhecer as suas experiências e perspetivas relativamente à acessibilidade e à adaptação dos hotéis em Portugal continental e são aplicados questionários a diretores de hotéis com o objetivo de compreender de que forma estes percecionam as dificuldades dos hóspedes e as adaptações realizadas nos hotéis. Os resultados das entrevistas destacam a importância da acessibilidade na hotelaria, especialmente em relação às casas de banho, apontadas como um dos espaços com aspetos negativos percecionados mais frequentemente, a necessidade de informações detalhadas, antes da reserva, sobre as características dos quartos referidos como adaptados e a necessidade de formação adequada dos colaboradores dos hotéis para atender às necessidades dos hóspedes com mobilidade reduzida. O estudo revela ainda que os diretores de hotéis inquiridos têm perspetivas distintas sobre as dificuldades enfrentadas pelos hóspedes com mobilidade reduzida, embora reconheçam a importância de iniciativas de turismo acessível e a melhoria das instalações para atender às suas necessidades. Conclui-se neste estudo sobre a necessidade de melhorias na acessibilidade dos hotéis e de formação do pessoal para proporcionar experiências de viagem mais inclusivas e acessíveis para os hóspedes com mobilidade reduzida em Portugal.
- Estágio profissional no atelier PROAPA importância do lugar e do intérprete no projeto de arquitetura paisagistaPublication . Figueiredo, João Pires; Gomes, AnaEste documento relata a experiência profissional obtida durante a realização do estágio profissional no Atelier de Arquitetura paisagista PROAP, sedeado em Lisboa. Ao qual se fez associar uma investigação que se debruça sobre o projeto de arquitetura paisagista no que respeita a dois aspetos fundamentais: o local da intervenção e o responsável pela intervenção. O estado da arte foi aprofundado segundo uma perspetiva integradora no que toca aos aspetos naturais e culturais característicos do Lugar, em que o arquiteto paisagista, e todos os restantes organizadores do espaço que operam lado a lado com ele. Estes são vistos, primeiramente como Intérpretes do espaço de intervenção, responsáveis pela sua compreensão e adequação de um método específico de projeto que garanta a conservação do seu carácter durante o processo da construção espacial. Foram também analisados e explanados os termos e conceitos essenciais no âmbito desta abordagem, bem como, estudados alguns métodos de análise e transformação do espaço. Com base nos conceitos e termos consolidados, estabeleceu-se como objetivo submeter ao trabalho da PROAP, valores e modo de operação, uma análise e avaliação, nos termos explorados. Uma vez integrado na equipa que constitui o atelier, o acesso a informação e a possibilidade de observação contribuíram para construir essa reflexão, com a mais-valia de poder aliar à análise de projetos já construídos, aqueles em que participei. Inclui-se ainda a descrição do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio profissional e a experiência adquirida. A experiência de estagiar na PROAP revelou-se bastante enriquecedora na consolidação de conhecimentos teóricos, técnicos e conceituais. Conclui-se que o arquiteto paisagista tem um importante papel enquanto Intérprete e agente de transformações da paisagem, na criação de Lugares significativos que se possam tornar duradouros, atendendo às necessidades da sociedade e contribuindo para a preservação da Identidade dos Lugares.
- A sobrecarga e a qualidade de vida em famílias com filhos com PEA: O papel moderador ou mediador da resiliênciaPublication . Ferreira, Maria Eduarda Contreiras; Martins, Maria HelenaO diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), ocasiona um forte impacto na família ao reconhecer que o seu filho apresenta necessidades diferentes do que é considerado normativo para a sociedade. A família vê-se confrontada com exigências de mudanças que podem representar maiores níveis de sobrecarga e menor qualidade de vida. Contudo, alguns estudos revelam, que algumas famílias conseguem adaptar-se com as adversidades provenientes pós-diagnóstico, utilizando estratégias que lhes permitem ser mais resilientes. O objetivo deste estudo consiste em analisar a Sobrecarga e a Qualidade de Vida numa amostra de Famílias de filhos com PEA, investigando o efeito moderador ou mediador da Resiliência na relação entre a Sobrecarga e a Qualidade de Vida. Para tal, utilizou-se um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Desgaste do Cuidador Familiar (EDCF), a EUROHIS-QOL-8 e a Family Resilience Assessment Scale (FRAS) numa amostra constituída por pais e principais cuidadores de filhos entre os 3 e os 18 anos com PEA (n = 100) e uma amostra com pais de filhos com desenvolvimento normativo (n = 76). Os resultados desta investigação demonstram que os pais de filhos com PEA apresentaram níveis mais elevados de Sobrecarga que influencia negativamente a sua Qualidade de vida, com resultados inferiores comparativamente ao grupo de pais de filhos sem PEA. Quanto à Resiliência, os resultados foram superiores no grupo de pais de filhos sem PEA e esta destacou-se como mediadora da relação entre a Sobrecarga e a Qualidade de vida, ou seja, a Resiliência atuou como um mecanismo de explicação da relação.
- Acontecimentos de vida negativos e ideação suicida: o papel moderador do otimismo em jovens universitáriosPublication . Lapa, Vanessa Isabel Viegas; Brás, MartaO suicídio é um processo complexo, que se inicia com a ideação suicida e pode terminar no ato suicida. É um grave problema de saúde pública, sendo a quarta maior causa de morte entre os jovens a nível internacional e a segunda principal nos estudantes universitários. Destaca-se a importância de compreender o papel dos fatores de risco e protetores, de modo a implementar estratégias preventivas eficazes. Os acontecimentos de vida negativos (AVN) têm sido identificados como fatores de risco significativos para a ideação suicida. Contudo, a literatura é parca e inconsistente sobre o papel moderador de fatores protetores, como o otimismo, na mitigação do impacto dos AVN na ideação suicida. O presente estudo pretende analisar a relação entre a história de AVN e a ideação suicida e se o otimismo disposicional poderá funcionar como um moderador na relação entre estas duas variáveis. Participaram 80 estudantes universitários, entre os 18 e os 30 anos, que responderam a um Questionário Sociodemográfico, ao Inventário de Ideação Suicida Positiva e Negativa, ao Questionário de Trauma de Infância – Versão breve e ao Teste de Orientação de Vida – Revisto através de uma plataforma digital de recolha de dados. Os resultados indicam que os AVN predizem significativamente a ideação suicida. Verifica-se também que o otimismo se relaciona de forma negativa e significativa com a ideação suicida e que o otimismo não modera a relação entre os AVN e a ideação suicida. Na globalidade, os resultados foram ao encontro da literatura, enaltecendo que os AVN conferem risco para a ideação suicida e que o otimismo age como um fator protetor, embora não tenha um papel moderador. Conclui-se assim que tanto os AVN, quanto o otimismo estão inversamente associados com a ideação suicida. A vivência de AVN está associada a um aumento significativo nos níveis de ideação suicida, enquanto maiores níveis de otimismo estão relacionados a menores níveis de ideação suicida. Neste sentido, é essencial promover programas de apoio e intervenção que visam fortalecer o otimismo como parte da promoção da saúde mental.
- Como se processa e fomenta motivacionalmente o envolvimento dos docentes na formação contínua?Publication . Campos, Isabel Martins Domingos; Martins, Cátia; Jesus, Maria Eugénia Baptista deEste estudo pretende explorar o processo motivacional e respetivo envolvimento dos docentes no(s) seu(s) percurso de formação contínua. Considerando a importância gradual que a Teoria da Autodeterminação tem vindo a ter no campo da educação, nome-adamente em processos subjacentes aos docentes, os construtos centrais, neste domínio, serão a promoção ou suporte à autonomia, a satisfação das necessidades psicológicas bá-sicas, a autorregulação e as aspirações na frequência e envolvimento na formação contí-nua. Pretende-se, assim, promover a análise e compreensão destes fatores (i.e., satisfação das necessidades psicológicas básicas, aspirações e autorregulação motivacional) ao nível da formação contínua em docentes da região do Algarve. O trabalho foi desenvolvido atendendo a dois estudos interrelacionados, com di-ferentes tipos de investigação: 1) estudo por questionário, dirigido a docentes, para carac-terização individual e profissional, bem como com avaliação dos domínios em estudo (i.e., motivação e aspirações); e 2) grupo focal com grupo especializado, composto por diretores dos diferentes Centros de Formação do Algarve, por forma a sistematizar e re-fletir em torno do envolvimento e satisfação dos docentes. Participaram neste estudo 271 docentes (estudo I) a exercer no Algarve, sendo 55 do sexo masculino e 216 do sexo feminino, com idades entre os 24 e os 67 anos, agregados aos Centros de Formação do Algarve, seguindo-se (estudo II) de uma amostra de 5 parti-cipantes (1 de cada Centro de Formação do Algarve), a orientadora e a coorientadora. O estudo refere que são as mulheres quem se perceciona como mais competentes e com um maior relacionamento entre pares. Enquanto a idade, o reconhecimento profis-sional, as regulações intrínsecas e identificada se destacam como preditores mais negati-vos. Assim, aponta para um envolvimento motivacional dos docentes no seu processo de formação contínua e varia em função do contexto, das Necessidades Psicológicas Básicas e dos estilos regulatórios de cada indivíduo.
- O storytelling na formação e na autodeterminação: experiência com voluntários do ensino superiorPublication . Arraiano, Ricardo Baptista; Martins, CátiaO voluntariado equipa as pessoas voluntárias com uma série de competências uteis no contexto de ensino superior. Neste contexto assistimos a uma maior integração do voluntariado na missão institucional, bem como preocupação relativa envolvimento e persistência de estudantes em atividades de voluntariado. Assim torna-se pertinente estudar a motivação para o voluntariado, mais especificamente no contexto da Teoria da Autodeterminação. A presente investigação propôs-se a estudar o efeito motivacional (i.e., satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas, Aspirações de Vida e Estilo Regulatórios) de uma Formação com recurso a Storytelling em Estudantes Universitários inscritos em Serviços de Voluntariado. O estudo apresenta um design experimental, com dois grupos de participantes (GI: grupo de intervenção; GC: grupo de controlo). A amostra foi composta por 50 estudantes (GI = 32; GC = 18), 84,0% do sexo feminino e com idades entre os 17-45 anos (M = 23,14; DP = 6,91). A intervenção dividiu-se em duas sessões, e foi aplicado um questionário pré-intervenção e pós-intervenção. Os resultados indicam efeitos positivos na Satisfação da Necessidade Psicológica Básica de Autonomia, transferência de Regulações Externas para Regulações Internas e aumento da Importância atribuída a Aspirações Intrínsecas. Este estudo revela a importância de promover promoção intervenções que incrementem a autoconsciência e a satisfação das NPBs enquanto ingredientes importantes no envolvimento e sustentação do Voluntariado.
- Análise temática da interação terapeuta-cliente: identificação das intervenções terapêuticas que potenciam a experiência emocional do clientePublication . Cruz, Sara Peralta da; Janeiro, Luís de BritoA Terapia para a Fobia aos Afetos preconiza que o sucesso terapêutico é determinado pela experiência emocional vivida na sessão pelos clientes. Apesar desta expectativa, as investigações até à data não determinam quais as intervenções terapêuticas que melhor potenciam essa experiência. O presente estudo pretendeu avaliar o tipo de intervenções terapêuticas que potenciam a experiência emocional nos clientes. Para o efeito, foram ouvidos e cotados 70 extratos de cinco minutos, a partir das sessões 2, 5 e 10 de cinco clientes (Midade = 24,6 anos; 60% do sexo feminino). As sessões das quais foram obtidos os extratos foram previamente cotadas com as subescalas da Escala de Aquisição dos Objetivos Terapêuticos para diferenciar em que situações o cliente revela Experiência dos Afetos (Ativadores) ou Afetos Inibitórios. A Análise Temática, à qual os dados foram submetidos, resultou em 2405 momentos, que deram origem a nove temas de intervenção terapêutica, com dois a sete códigos cada. Verificou-se que os terapeutas recorrem a fatores específicos num contínuo entre suporte e expressão, e comuns, maioritariamente a Demonstração de Atenção, o tema mais frequente. O Encaminhamento de Conteúdo é a intervenção que mais parece potenciar a experiência emocional, em particular, intervenções em que o terapeuta Convida a Clarificar e Questiona Detalhe. As intervenções que parecem resultar em mais afetos inibitórios foram as de Trabalho de Insight, sobretudo as centradas na Interpretação. Seguiram-se o Reforço dos Ganhos, particularmente os códigos Enfatiza e Celebra Aprendizagem e Consolida Aprendizagem. Foram ainda identificados dois temas relativos ao tópico e à postura, cada um com cinco códigos. No que concerne a estes temas, o Trabalho sobre o Self e a Postura Confrontativa parecem resultar em afetos inibitórios. Os dados encontrados possibilitam uma maior compreensão face às intervenções terapêuticas, temáticas e posturas que potenciam ou inibem a experiência dos afetos nas sessões.