Browsing by Author "Martins, Maria Helena Venâncio"
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- Contribuições para a análise de crianças e jovens em situação de risco: resiliência e desenvolvimentoPublication . Martins, Maria Helena Venâncio; Jesus, SaulO objectivo da presente investigação consistiu em conhecer e analisar os processos e mecanismos protectores a nível da família, escola e comunidade envolvente, susceptíveis de contribuir e potenciar o desenvolvimento de uma maior Residência Educacional, junto de uma amostra de jovens com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) decorrentes de Dificuldades de Aprendizagem. Utilizando estratégias de natureza quantitativa e qualitativa este estudo procurou equacionar alguns aspectos relevantes desta problemática. Nos escassos estudos nacionais não foi possível encontrar instrumentos que servissem os objectivos definidos, pelo que optámos pela adaptação e validação de instrumentos para avaliar os factores de Residência Educacional. Após o pré-teste (N=69) e introduzidas as alterações necessárias foi efectuada administração dos instrumentos junto de uma amostra de 928 alunos (integrando o 8o, 9o, 10°, 1 Io e 12° anos de escolaridade), tendo como objectivo a sua análise psícométrica. Na sequência deste processo efectuou-se levantamento da população existente no âmbito do Distrito do Algarve com N.E.E., ou em situação de risco para constituir a amostra experimental. Neste estudo participaram 75 alunos cujo processo académico e desenvolvimental revelava sucesso académico, não obstante as adversidades advindas da presença de risco estabelecido por deficiência ou risco envolvimental. As respostas aos Questionários e Escalas permitiram, posteriormente, a selecção de uma amostra de 10 alunos que evidenciavam um perfil de Resiliêncía Educacional. Num processo de aprofundamento efectuaram-se entrevistas semi-directivas tendo como finalidade o conhecimento dos processos protectores em jogo que contribuíram para o seu perfil de Resiliêncía A investigação possibilitou concluir que estes jovens valorizam, prioritariamente, os Factores de Protecção Internos, indicando que estes desempenham forte efeito protector e amortecedor dos riscos e adversidades com que se deparam ao longo do seu processo desenvolvimental e educativo. Destacaram-se como mais relevantes as capacidades de resolução de problemas, a capacidade para sonhar e estabelecer objectivos para a vida.No que respeita aos Factores de Protecção Externos é salientado o Envolvimento Familiar, a valorização das relações afectivas com os pais ou substitutos e o seu apoio emocional. O Envolvimento Comunitário detém ainda forte reconhecimento, embora de forma mais indirecta, seguindo-se o Envolvimento com o Grupo de Pares, onde se assinalam as boas relações com os amigos e a aceitação social. O Envolvimento Escolar é o menos valorizado, não obstante seja mencionada a boa adaptação à escola, aos professores e colegas. Particularmente importantes parecem ser as aspirações e expectativas dos pais, nomeadamente, através do encorajamento contínuo para o sucesso académico, a disponibilização de meios e ajuda nos estudos e trabalhos. Concluiu-se também, que estes jovens apresentam um leque de estratégias de coping bastante diversificado apesar de, preferencialmente, utilizarem estratégias mais orientadas para a resolução da tarefa, o que parece consonante com as teorias da Resiliência. Estes resultados remetem para importantes implicações e desafios face ao futuro. A investigação nesta temática contribui, de forma significativa, para a nossa compreensão da Resiliência e dos mecanismos de protecção e oferece a possibilidade de intervenções mais eficazes. Intervenções preventivas destinadas aos períodos transaccionais críticos são uma prioridade, bem assim como a procura de estratégias que permitam promover e desenvolver programas que procuram atingir resultados mais favoráveis para as crianças e jovens. Tais constatações deixam-nos antever que a construção e o desenvolvimento da Resiliência Educacional é não só uma tarefa desejável como possível, desde que se faça da adversidade e dos riscos uma oportunidade de desenvolvimento.