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- Formação contínua de professores: impacto nos seus participantesPublication . Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de; Gonçalves, José Alberto MendonçaEste estudo tem como objectivo principal analisar a problemática da Formação Contínua de professores, realizada no âmbito organizacional dos Centros de Formação de Associações de Escolas, assentando no pressuposto de que a mesma tem impacto nos seus participantes, porque altera a sua prática e, por consequência, modifica a relação educativa. Considerando que a formação de professores é um factor importante na inovação pedagógica, pretendemos conhecer novas formas de gestão e avaliação dos processos de formação que possibilitem a conceptualização da formação de professores como um “continuum” ao longo da vida. Recorrendo a procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, o estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, recolheram-se dados sobre a Formação Contínua frequentada pelos professores utentes dos Centros de Formação de Professores da Área da Direcção Regional de Educação do Algarve - nas vertentes da formação creditada e não creditada -, incluindo a motivação para a frequência de acções de formação, e, ainda, os efeitos da formação e o seu impacto na mudança das suas práticas - através de um inquérito por questionário, construído a partir de entrevistas exploratórias, destinado a validar o Modelo Explicativo Teórico que elaborámos. Numa segunda fase, construímos um questionário que foi aplicado em três momentos diferentes (início, meio e fim) de uma Acção de Formação proposta a um Centro de Formação de Associação de Escolas, de forma a verificar o impacto da Formação vi Contínua nos seus participantes, com o objectivo de validar o Modelo Explicativo Emergente do processo investigativo. A utilização destes instrumentos tendo em conta o objecto de estudo e os objectivos da investigação, possibilitou-nos contribuir para: - minimizar a problemática, tantas vezes levantada, de saber se a formação deve atender às necessidades objectivas da prática dos professores, centrando-se numa visão bancária de creditação e de progressão na carreira ou, se, pelo contrário, deve sobretudo constituir-se como resposta às necessidades subjectivas, que se prendem com as motivações interiores dos professores e com a melhoria da sua educação/formação; - estudar a forma de controlar a qualidade das acções de formação pelos formandos e pelos formadores, com base em critérios objectivos multidisciplinares, nos domínios científico e pedagógico.
- O Algarve daquém e dalém-mar: estudo comparado de algumas cidades do Algarve e do norte de MarrocosPublication . Ferreira, Maria Joaquina Serranita; Farinha, António Manuel Dias
- O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do Ensino Secundário: estudo de um casoPublication . Miranda, Luís Manuel de Almeida; Branco, AntónioO presente Estudo de Caso tem por base a utilização de diferentes tipos de jogos dramáticos no ensino e aprendizagem de uma Língua Estrangeira, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da oralidade. Num primeiro ponto, apresenta-se um estudo diacrónico das diferentes abordagens no ensino de uma Língua Estrangeira, centrado nas actividades e tarefas facilitadoras da expressão oral, assim como nas competências essenciais a essa aprendizagem. Seguidamente, descrevem-se algumas das teorias e práticas que estão na base da definição do conceito de Jogo Dramático, com a diferenciação dos tipos de jogo centrais a este estudo. Conclui-se esta fundamentação teórica com a apresentação de diversas abordagens desta actividade na aprendizagem das referidas línguas. O terceiro ponto diz respeito ao estudo de caso em si, no qual são referidos os objectivos centrais do mesmo, nomeadamente, que importância teve e tem o Jogo Dramático na formação e na prática lectiva do grupo de docentes estudado. São ainda descritos os instrumentos de investigação utilizados e a metodologia seguida. Depois de uma cuidada análise e síntese descritiva dos resultados obtidos, apresentam-se as conclusões às quais se chegou no decorrer desta investigação, destacando-se a verificação da ausência de uma formação adequada nesta área para professores e o reconhecimento, por estes, da validade pedagógica da utilização deste tipo de ferramenta.
- Representações de professores de educação especial acerca do sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Baeta, Donalda Maria da Silva; Gonçalves, José AlbertoA presente dissertação teve por objectivo estudar as representações sociais sobre o sucesso educativo de alunos com necessidades educativas especiais, numa amostra de professores da educação especial (N=30). A pertinência deste estudo prende-se com o facto do tema estar directamente ligado ao nível, área e experiência de ensino da investigadora. No sentido de uma maior consistência, abordaram-se diferentes estudos referentes às atitudes face à deficiência; representações sociais; modelos explicativos do (in)sucesso escolar e representações educativas nas últimas décadas. Os dados do questionário foram sujeitos a tratamento misto: quantitativo (estatístico) e qualitativo (análise de conteúdo), procurando assim averiguar a influência das variáveis (demográficas e outras) face às respostas dos inquiridos. Relativamente à idade, verificou-se que os professores com idades compreendidas entre os 40-50 anos se centram em variáveis explicativas de sucesso escolar remetendo-as para o desenho curricular. Esta análise evidenciou o facto dos professores que possuem tempo de serviço docente entre os 15-25 anos atribuírem maior importância aos aspectos relacionados com o currículo. Constatou-se, igualmente, que os professores que possuem menos experiência profissional valorizam mais as variáveis relacionadas com a cooperação entre os técnicos envolvidos no processo educativo. A análise qualitativa mostrou que os profissionais consideram a categoria ensino-aprendizagem como um factor que contribui significativamente para o sucesso educativo. Quanto aos factores que contribuem para o insucesso, assistiu-se a uma mudança do tipo de atribuição causal, verificando-se que a categoria Contexto Escolar ocupava maior destaque no conjunto de variáveis que explicam as causas do insucesso escolar de alunos com necessidades educativas.
- Duas poéticas individuais: a metaficção em Finisterra, de Carlos de Oliveira e em o Triunfo da Morte de Augusto AbelairaPublication . Fernandez, Sara Rosa Faria da Silva Vitorino; Petrov, PetarEste trabalho explora as ideias de pós-modernidade, de pós-modernismo e de metaficção nos romances Finisterra de Carlos de Oliveira e O Triunfo da Morte de Augusto Abelaira. Através do estudo da obra de Linda Hutcheon — Narcissistic Narrative. The Metafictional Paradox (1984) —, que tomámos como nossa base teórica, apresentámos os dois tipos de narrativa metaficcional: o overt, um tipo explícito de metaficção, e o covert, um tipo implícito e interiorizado de metaficção. Escolhemos como objecto de estudo os romances de Carlos de Oliveira e Augusto Abelaira, que acreditamos poderem ser estudados à luz das tipologias presentes na obra de Hutcheon. Tendo em conta que as duas obras são reconhecidas como metaficcionais e contemporâneas, resta-nos justificar a escolha do nosso estudo no âmbito da Literatura Comparada através da diferença nas tipologias. Procurámos mostrar que a obra de Oliveira se insere na tipologia de covert, embora com contaminações de metaficção explícita, enquanto que a obra de Abelaira se insere no tipo overt.
- Reposicionar a imagem do Algarve no mercado alemão: utilização de sinergias entre os agentes da procura e da ofertaPublication . Santos, Maria Margarida Teixeira Custódio dos; Costa, Carlos; Ferreira, Ana MariaThe research problem resulted from a wide literature review of studies in tourism as well as a professional career as a tour guide and a teacher of the German language. The main research question aims to identify the best way to reposition the Algarve in the German market and, at the same time, to take into consideration both the development strategies marked out for this destination and the interests of the tour operators, through the establishment of a partnership between destination stakeholders and tour operators. In order to measure the possibility of a conciliation of these processes, a methodology was used which combines statistical analysis, content analysis and a questionnaire survey of destination stakeholders and tour operators. The destination stakeholders under study are shown to have an image of the Algarve as a tourist destination which is structured around characteristics of the physical environment of the destination and the main tourism products, but which, however, does not permit a differentiation compared to other competing destinations. The image revealed by the tour operators, whilst including negative elements, permits a clear differentiation of the Algarve in relation to its competition. The destination stakeholders, who are involved in the definition of the strategies marked out for the destination, have a tendency to undervalue the problems resulting from these options and to offer explanations for situations without the necessary grounding. The cross-referencing of supply data with that of demand shows that the differences in the perception of the reality of the Algarve may seriously compromise the success of a partnership to co-ordinate the image of the Algarve to be transmitted to the German market.
- Modelos de avaliação de hipotecas comerciais: soluções analíticasPublication . Viegas, Cristina; Pereira, José António de Azevedo; Pimpão, AdrianoO principal objectivo desta tese é o desenvolvimento de uma solução analítica que permita avaliar hipotecas comerciais. Para tal, considera-se a existência de uma única fonte de risco, o risco de incumprimento, e por conseguinte a existência de uma única variável de estado, o valor da propriedade hipotecada. O valor da hipoteca corresponde ao valor actual das prestações futuras do empréstimo deduzido do valor da opção de incumprimento. A maior dificuldade na resolução do modelo reside no cálculo do valor desta opção. A dedução de soluções explícitas, para este tipo de activos financeiros, permite apresentar um processo alternativo de valorização onde a obtenção de resultados, bem como a análise da sensibilidade da variação do preço da hipoteca relativamente à variação de outras variáveis do modelo, se apresenta um processo de rápida resolução, comparativamente com as soluções numéricas. O desenvolvimento destas soluções pressupõe a consideração de um conjunto de pressupostos que nem sempre se encontram completamente alinhados com as características efectivas do activo financeiro alvo de modelação. Este tipo de desfasamento tem sido comum a grande parte da produção teórica desenvolvida no domínio das finanças e, em particular das finanças imobiliárias. Desta forma, este trabalho constitui uma das primeiras abordagens orientadas no sentido do desenvolvimento de soluções analíticas para a avaliação de hipotecas, recorrendo à análise de fluxos contingentes.
- Análise de sistemas de comunicação óptica com multiplexagem de subportadora e transmissão em banda lateral únicaPublication . Laurêncio, Paula; Medeiros, Maria do Carmo Raposo deThe transmission of optical single sideband signal with subcarrier multiplexing is a very promising technique for future telecommunications systems. This is an optical technology which combines optical single sideband (OSSB) modulation advantages with the subcarrier multiplexing (SCM) characteristics of simplicity and flexibility. This thesis analyses OSSB/SCM systems performance with direct detection and electrical coherent demodulation and compares its performance when different modulation schemes are applied to the individual data channels. This analysis is extended to systems using optical the in-line amplifiers. Analytical methods are developed to evaluate the degradation of performance of these system caused by laser intensity noise at fiber output, intermodulation distortion, optical amplifier noise and nonlinear four-wave mixing effect from optical fibers. Special attention is given to the power suppression ratio of the optical carrier since it is found to be an important parameter on the system performance. The obtained results show that the system performance has a great sensitivity to the system parameters. This system behaviour requires a careful choice of system parameters in order to achieve optimum system performance.
- A retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida GarrettPublication . Gonçalves, Sandra Isabel Guinote Pina; Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de; Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deEste trabalho comparativista consiste na análise da retórica da digressão em três romances dos séculos XVIII e XIX, Sentimental Journey, Voyage autour de ma chambre e Viagens na minha terra, de Sterne, Maistre e Garrett, respectivamente. Pretendemos demonstrar, mediante o estudo dos seus processos retórico-estilísticos, que são romances digressivos e não anti-romances. Primeiramente, apresentaremos dados relativos à história, teoria e métodos da Literatura Comparada. Utilizaremos uma metodologia comparativista resultante da evolução registada no âmbito desta disciplina, segundo a qual os contextos geográficos, culturais, históricos e sociais, em que as obras são criadas, não são descurados no decorrer da análise. Seguidamente, abordaremos questões relacionadas com as origens e pressupostos do Romantismo, por um lado, e com os primeiros sinais e florescimento do romance digressivo, por outro. Procederemos, então, à análise de textos literários que desde o século XVII se revelaram importantes contributos para a imposição do referido subgénero literário. Finalmente, contextualizaremos os supramencionados autores e analisaremos os elementos que tornam os seus textos digressivos, salientando os seus pontos de contacto e de afastamento. Neste âmbito, atentaremos nas relações intertextuais e dialógicas estabelecidas entre os três romances. A permanente apologia da liberdade de imaginação e de interpretação, a paisagem interior e a descrição, o diálogo narrador-escritor/leitor e a retórica da sedução, a ironia romântica, a suposta inexistência de um plano prévio à redacção, a promoção da anti-linearidade e os vários relatos de histórias entrecortados são alguns dos traços que, paradoxalmente, conferem coesão à diegese, permitindo a sua progressão, e que constituem um novo programa de escrita, originalmente, apresentado nestes romances.
- A aprendizagem cooperativa em matemática como alternativa pedagógica: o método "teams games tournaments"Publication . Santos, Maria da Conceição de Sousa Cipriano dos; Gonçalves, José Alberto MendonçaO presente estudo tem como objecto a Aprendizagem Cooperativa em Matemática, tendo-se realizado, ao longo de dois anos lectivos consecutivos, com alunos de uma turma-piloto, do 2º ciclo, do Novo Programa de Matemática (NPMEB), homologado em 2007. É o mesmo de natureza qualitativa, interpretativa e hermenêutica, perspectivado não só como um processo de investigação-acção, que visou implementar medidas que melhorassem as aprendizagens dos alunos em Matemática, mas também como um estudo de caso, que pretendeu descrever fenómenos ocorridos na turma em estudo. Tomados, como pontos de partida, o elevado insucesso na disciplina de Matemática, o qual tem vindo a contribuir para a exclusão escolar e social de muitos alunos, e as falhas na intercompreensão entre os indivíduos, que também se fazem sentir na sala de aula, foi seu objectivo ajudar os alunos a construírem um efectivo conhecimento matemático e, em simultâneo, aprenderem valores de respeito pelo próximo, com recurso à Aprendizagem em Equipas Cooperativas, nas aulas de Matemática, como estratégia de ensino-aprendizagem. Em resultado desta intervenção pedagógica, que investiguei, os alunos melhoraram as suas relações interpessoais, a sua visão de si próprios e a competência matemática, tendo atingido 100% de sucesso na disciplina de Matemática, no final do 2º ciclo.