Browsing by Author "Martins, Milene Isabel Agostinho"
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- Autoavaliação. Qual a Importância que lhe é dada? Um estudo de casoPublication . Martins, Milene Isabel Agostinho; Rocha, Rute; Vitorino, TeresaO presente estudo, no âmbito da Autoavaliação de escolas, visa conhecer a importância atribuída pelo pessoal docente de um agrupamento de escolas, ao trabalho desenvolvido pela equipa de Autoavaliação, procurando determinar se o trabalho da Comissão de Autoavaliação é reconhecido e valorizado pelo pessoal docente. Para tal, foram definidos vários objetivos específicos, nomeadamente: verificar se o pessoal docente tem conhecimento de que no seu agrupamento existe Autoavaliação de escolas; verificar se o pessoal docente conhece a constituição da equipa de autoavaliação do seu agrupamento; verificar se o pessoal docente tem conhecimento de quem são as pessoas que fazem a Autoavaliação do agrupamento; compreender se o pessoal docente conhece o trabalho desenvolvido pela equipa de Autoavaliação de escolas do seu agrupamento; compreender se o pessoal docente tem conhecimento das alterações efetuadas no seu agrupamento com base no trabalho da equipa de autoavaliação perceber se a Autoavaliação é considerada útil; e, compreender se a Diretora do agrupamento tem conhecimento da importância atribuída ao trabalho da equipa de Autoavaliação por parte do restante corpo docente. A investigação apresenta uma abordagem qualitativa tendo-se, no entanto, recorrido a dados quantitativos, na análise dos questionários aplicados, e ao método fenomenológico de Colaizzi, para analisar as transcrições das entrevistas realizadas. Os resultados obtidos apontam para a valorização do processo de Autoavaliação por parte de quem tem conhecimento dele. No entanto, apontam também para um total desconhecimento do processo por parte um elevado número de docentes. A literatura corrobora a importância e a utilidade que devem ser atribuídas à Autoavaliação das escolas, sendo referido por diversos autores que o processo de Autoavaliação é importante e útil para os processos de melhoria das escolas contribuindo, enquanto escolas aprendentes, para o desenvolvimento organizacional e profissional e para a melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem.