Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Autoavaliação. Qual a Importância que lhe é dada? Um estudo de casoPublication . Martins, Milene Isabel Agostinho; Rocha, Rute; Vitorino, TeresaO presente estudo, no âmbito da Autoavaliação de escolas, visa conhecer a importância atribuída pelo pessoal docente de um agrupamento de escolas, ao trabalho desenvolvido pela equipa de Autoavaliação, procurando determinar se o trabalho da Comissão de Autoavaliação é reconhecido e valorizado pelo pessoal docente. Para tal, foram definidos vários objetivos específicos, nomeadamente: verificar se o pessoal docente tem conhecimento de que no seu agrupamento existe Autoavaliação de escolas; verificar se o pessoal docente conhece a constituição da equipa de autoavaliação do seu agrupamento; verificar se o pessoal docente tem conhecimento de quem são as pessoas que fazem a Autoavaliação do agrupamento; compreender se o pessoal docente conhece o trabalho desenvolvido pela equipa de Autoavaliação de escolas do seu agrupamento; compreender se o pessoal docente tem conhecimento das alterações efetuadas no seu agrupamento com base no trabalho da equipa de autoavaliação perceber se a Autoavaliação é considerada útil; e, compreender se a Diretora do agrupamento tem conhecimento da importância atribuída ao trabalho da equipa de Autoavaliação por parte do restante corpo docente. A investigação apresenta uma abordagem qualitativa tendo-se, no entanto, recorrido a dados quantitativos, na análise dos questionários aplicados, e ao método fenomenológico de Colaizzi, para analisar as transcrições das entrevistas realizadas. Os resultados obtidos apontam para a valorização do processo de Autoavaliação por parte de quem tem conhecimento dele. No entanto, apontam também para um total desconhecimento do processo por parte um elevado número de docentes. A literatura corrobora a importância e a utilidade que devem ser atribuídas à Autoavaliação das escolas, sendo referido por diversos autores que o processo de Autoavaliação é importante e útil para os processos de melhoria das escolas contribuindo, enquanto escolas aprendentes, para o desenvolvimento organizacional e profissional e para a melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem.
- Targeting hypothalamus: diet impact, bacterial composition and memory impairPublication . Várzea, Bruno André Martins; Faleiro, Leonor; Nobrega, ClévioCholesterol metabolism is critical for neuronal functions such as, myelin formation, neurotransmitters release, membrane repair and also synaptogenesis, in the Central Nervous System (CNS), and its homeostasis is mainly maintained by CYPX. This enzyme catalyses the conversion of cholesterol into X-Hydroxycholesterol (X-HC) and may be a useful marker of neurodegenerative diseases. The X-HC is able to cross the blood-brain-barrier (BBB) into the circulation, having possible roles in the overall bile acid synthesis in the liver, therefore having an indirect impact on intestinal microbiota within human Gastrointestinal tract (GI). In the other hand, a diet mainly rich in fat, carbohydrates and protein, a typical Western diet, have been highly associated with changes in the GI environment, promoting alterations in intestinal microbiota composition, termed as dysbiosis, being associated with early metabolic physiopathological changes, such as increased intestinal barrier permeability and a state of low-grade intestinal inflammation. The main objective of this study was to determine the effects of either Cyp overexpression and silencing treatment and diet on intestinal bacterial groups, cognitive abilities and also on colon health status. C57BL/J6 mice were fed with either chow diet or an High Fat Diet (HFD), for 12 weeks. To determine the effects caused by both Cyp overexpression and silencing and also by the HFD and Control diet on the intestinal bacteriome, the quantification of several intestinal bacterial groups was performed using qPCR. The targeted bacterial groups included Bacteroidetes, Firmicutes, Sulphate-Reducing Bacteria (SRB), Betaproteobacteria, Delta-and Gammaproteobacteria, Actinobacteria and Tenericutes. The exposure of mice to an HFD resulted in variations in the loads of the intestinal bacteria. Interestingly, the Cyp silencing lead to an approximation of intestinal bacterial loads between mice exposed to the different diets. The Cyp silencing resulted in a decreased performance in Y-maze spontaneous alternation test, within subjects with a chow diet. In addition, both Cyp overexpression and silencing in mice exposed to an HFD showed increased signs of intestinal inflammation. Taken together, this study showed that intestinal microbiota is mainly influenced by dietary factors.
- Representações sociais sobre o jardim de infância ideal: um estudo de caso numa instituição particular de solidariedade social do AlgarvePublication . Ramos, Célia Maria Gago Rodrigues; Guerreiro, António; Horta, Maria Helena Martins da CruzA sociedade em constante evolução está cada vez mais consciente e exigente daquilo que deseja e considera adequado em sistemas de qualidade. A educação de infância também tem sido alvo de constantes mutações e exigências em função dos períodos históricos e da evolução da conceção de infância. O presente estudo pretende dar a conhecer as representações sociais de uma comunidade educativade uma instituição particular de solidariedade social da região do Algarve sobre o jardim de infância ideal. Através deste estudo, pretende-se conhecer a importância que a comunidade educativa atribui ao trabalho desenvolvido no jardim de infância, assim como analisar a existência de uma relação entre o que esta comunidade considera ideal e o estipulado na legislação em vigor, referente à educação pré-escolar e ao jardim de infância. Objetivou-se saber se as características do jardim de infância têm influência nos utentes (adultos e crianças), a par com o conhecimento das interpretações das crianças acerca da sua atividade no jardim de infância e das perceções que a comunidade educativa tem da relevância dos órgãos de gestão nos serviços prestados. Assente numa metodologia qualitativa,neste estudo foram utilizados inquéritos por questionário e por entrevista, tendo como público-alvo encarregados de educação, educadoras e auxiliares de ação educativa, um elemento do órgão de gestão e crianças do jardim de infância. Os dados foram registados em áudio e posteriormente transcritos. Após a análise do seu conteúdo foi possível realçar os indicadores referentes às representações sociais dos inquiridos acerca do jardim de infância ideal. Os dados sobre as representações sociais da comunidade educativa em relação ao jardim de infância apontam para uma consonância com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Lopes da Silva, Marques, Mata & Rosa, 2016) e demais legislações em vigor. No entanto, a busca por este ideal afigura-se como um constante desafio para os órgãos de gestão, os quais deverão estar atentos às necessidades e anseios da população, assim como dos profissionais que nele exercem a sua atividade, no sentido de efetuar os ajustes necessários em prol do bom funcionamento da instituição, da adequação das instalações e da satisfação de todos.
