Browsing by Author "Martins, Rita Miguel Guerreiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Empresas de alojamento e alimentação e empresas criativas e culturais na União Europeia: uma contribuição dos métodos Multibloco de Três-Vias para o desenvolvimento de estratégiasPublication . Martins, Rita Miguel Guerreiro; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daOs setores do alojamento e serviços de restauração e das empresas das artes, entretenimento e recreação estão intimamente relacionados com o turismo e, nesse contexto, ganham crescente relevância na economia de qualquer país. As mudanças de paradigma no desenvolvimento económico, social e humano, que integram as novas dimensões culturais e criativas, têm contribuído, cada vez mais, para a construção de uma visão alargada da cultura, onde se encontram diferentes características partilhadas, sistemas de valores, tradições e modelos de consumo. Esta investigação recai num diagnóstico sobre o comportamento macroeconómico de dezanove países da União Europeia, os seus níveis de desenvolvimento económico, social e humano e a dinâmica das empresas de alojamento, restauração, artes, entretenimento e recreação, com o objetivo de contribuir com informação mais pormenorizada, por forma a auxiliar o processo de gestão empresarial. Assim, foram consideradas duas estruturas tridimensionais de dados, para o período entre 2011 e 2016, uma contendo descritores relacionados com a evolução do crescimento económico, do desenvolvimento social e humano dos países e outra formada por descritores da dinâmica das empresas de alojamento, alimentação, arte, entretenimento e recreação. Pretende-se, desta forma, capturar uma co-estrutura comum que permitisse caraterizar a relação entre as duas estruturas. Neste sentido, a aplicação do método COSTATIS (Thioulouse, 2011), um método exploratório multivariado de análise de dados Multibloco de Três-Vias, não somente evidenciou a influência entre as duas estruturas, como permitiu identificar possíveis estratégias de apoio à decisão.