Browsing by Author "Morais, Pedro Abel Pestana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Extração de opiniões e análise de sentimento: a imagem do destino turístico no caso do AlgarvePublication . Morais, Pedro Abel Pestana; Ramos, Célia M. Q.; Matos, NélsonA imagem do destino turístico é um tema que, desde os anos 70, começou a levantar o interesse da comunidade científica. Este conceito tem sido extensivamente estudado, sendo um dos focos de estudo a compreensão do processo de formação da imagem do destino turísticos. Apesar das divergências na literatura quanto às componentes da imagem, existe um vasto consenso quanto ao argumento de que a imagem é um constructo tridimensional, em que as dimensões formam uma estrutura hierárquica com uma relação de influência mútua. O meio digital alterou definitivamente este processo criativo, a imagem passou a ser cocriada pelos turistas, devido à facilidade e volume com que se realiza atividades como o word-of-mouth, a partilha de fotografias e vídeos, tornando a imagem percebida num fator fulcral, e retirando a imagem projetada do pedestal da formação da imagem do destino. Assim, novas estratégias e técnicas de análise para explorar o conceito da imagem do destino no meio digital surgiram nas últimas duas décadas face ao surgimento das redes sociais, apresentando um desafio ao tratamento e conhecimento da informação que daqui é proveniente. O presente estudo foca-se na compreensão da imagem do destino no caso do Algarve a partir de críticas de turistas internacionais presentes na Internet, e aplica o conhecimento teórico do conceito de imagem do destino turístico em conjunto com técnicas de processamento de linguagem natural, integrando uma análise de sentimento com conteúdo gerado pelos utilizadores. O sentimento expresso pelos turistas é, maioritariamente, positivo em relação ao Algarve. Os fatores positivos superam os negativos, no entanto, encontram-se situações em que a qualidade do turismo no algarve pode ser melhorada. Esta dissertação contribui para o corpo literário do tema e levanta comentários de interesse para o tecido empresarial do mercado turístico.