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- Integração do clima de segurança psicossocial no ciclo motivacional do modelo JD-R: estudo no setor hoteleiro AlgarvioPublication . Guerreiro, Stefanie Palma; Viseu, JoãoO setor hoteleiro é uma das áreas mais importantes no Algarve, uma vez que emprega milhares de pessoas anualmente. Deste modo, é importante compreender os determinantes que conduzem a um incremento da relação entre os trabalhadores e a sua organização. A presente investigação teve como principal objetivo compreender os mecanismos, diretos e indiretos, que promovem o surgimento de outcomes laborais positivos no setor da hotelaria e do turismo, tendo como base o modelo Job Demands-Resources (JD-R). A amostra recolhida foi composta por 217 trabalhadores do setor hoteleiro do Algarve (60.4% do sexo feminino e 39.6% do sexo masculino) com uma média de idades de 36.71 (DP =10.83) anos. Ao questionário responderam pessoas com idades compreendidas entre os 21 e os 66 anos. Em média, os participantes trabalhavam nos seus estabelecimentos hoteleiros há seis anos e meio. A maioria dos respondentes trabalhava em hotéis de cinco estrelas (41.9%), seguindo-se trabalhadores de hotéis de quatro estrelas (38.2%). Por sua vez, seguiram-se as pessoas que trabalhavam em hotéis de três estrelas (13.8%), uma estrela (3.7%) e duas estrelas (2.3%). A investigação seguiu um design transversal, ou seja, os dados foram recolhidos num único momento no tempo e com recurso ao mesmo protocolo de investigação, que era composto por um conjunto de instrumentos de autorresposta e por um questionário sociodemográfico. A recolha de dados decorreu entre 25 de março de 2020 e 16 de junho de 2020 com recurso a uma plataforma eletrónica, devido à situação pandémica que afetou Portugal e que impediu uma recolha de dados presencial. Tendo em conta os resultados obtidos, podemos considerar que o clima de segurança psicossocial pode integrar o ciclo motivacional do modelo JD-R, uma vez que atuou como um recurso laboral fomentou o engagement no trabalho e o commitment afetivo.
- A atividade transitária nos países da Zona Euro: um contributo multidimensional para a gestãoPublication . Cruz, Ana Paula Bidel Dornelles da; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daO transporte de cargas requer planeamento e organização da logística associada. Quando essas atividades logísticas, relacionadas com a importação e exportação, são terceirizadas, passam normalmente para empresas transitárias, especializadas no transporte internacional de mercadorias. Nesse contexto, a realização do transporte de cargas envolve uma infinidade de exportadores, importadores, requisitos e aspetos legais, bem como a seleção dos modais de transporte a serem utilizados. Tendo em conta a relevância das empresas transitárias e do setor e por forma a apoiar a decisão de um operador que pretenda entrar no mercado ou que já esteja presente, esta investigação foi realizada para dezanove países da União Europeia, com dados do período de 2009 a 2018. Para este efeito, aplicou-se o método exploratório de análise multivariada de dados multibloco de três vias, COSTATIS (Thioulouse, 2011), para analisar, como um todo, as relações entre uma primeira estrutura, constituída por descritores sobre as Empresas Transitárias, Importações e Exportações, e outra formada pelos descritores dos Modais de Transporte Aéreo, Marítimo, Fluvial, Rodoviário e Ferroviário. Verificou-se que o número de empresas transitárias, importações e exportações apresentou um comportamento não totalmente alinhado com a evolução da utilização dos modais. Além disso, foram encontrados dois padrões específicos de comportamento de uso de modais e dois padrões de número de empresas de agenciamento de carga, importação e exportação. Foram caraterizados os diferentes níveis de influência entre as duas estruturas de dados. Foi produzido um diagnóstico, que configura uma ferramenta facilitadora para o processo de tomada de decisão pelas empresas transitárias.
- Extração de opiniões e análise de sentimento: a imagem do destino turístico no caso do AlgarvePublication . Morais, Pedro Abel Pestana; Ramos, Célia M. Q.; Matos, NélsonA imagem do destino turístico é um tema que, desde os anos 70, começou a levantar o interesse da comunidade científica. Este conceito tem sido extensivamente estudado, sendo um dos focos de estudo a compreensão do processo de formação da imagem do destino turísticos. Apesar das divergências na literatura quanto às componentes da imagem, existe um vasto consenso quanto ao argumento de que a imagem é um constructo tridimensional, em que as dimensões formam uma estrutura hierárquica com uma relação de influência mútua. O meio digital alterou definitivamente este processo criativo, a imagem passou a ser cocriada pelos turistas, devido à facilidade e volume com que se realiza atividades como o word-of-mouth, a partilha de fotografias e vídeos, tornando a imagem percebida num fator fulcral, e retirando a imagem projetada do pedestal da formação da imagem do destino. Assim, novas estratégias e técnicas de análise para explorar o conceito da imagem do destino no meio digital surgiram nas últimas duas décadas face ao surgimento das redes sociais, apresentando um desafio ao tratamento e conhecimento da informação que daqui é proveniente. O presente estudo foca-se na compreensão da imagem do destino no caso do Algarve a partir de críticas de turistas internacionais presentes na Internet, e aplica o conhecimento teórico do conceito de imagem do destino turístico em conjunto com técnicas de processamento de linguagem natural, integrando uma análise de sentimento com conteúdo gerado pelos utilizadores. O sentimento expresso pelos turistas é, maioritariamente, positivo em relação ao Algarve. Os fatores positivos superam os negativos, no entanto, encontram-se situações em que a qualidade do turismo no algarve pode ser melhorada. Esta dissertação contribui para o corpo literário do tema e levanta comentários de interesse para o tecido empresarial do mercado turístico.
- Mindfulness e solitude: um estudo com estudantes deslocadosPublication . Chiodelli, Roberto; Jesus, Saul; Andretta, Ilana; Russell, TamaraElevados índices de problemas de saúde mental em universitários tem alarmado os órgãos governamentais. Torna-se fundamental um investimento em programas de prevenção e promoção da saúde mental neste contexto. Esta tese de doutoramento tem como principais objetivos avaliar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness (IBM) adaptada para estudantes acadêmicos, além de validar uma escala psicométrica que utilize o construto solitude, que denota a capacidade de um indivíduo ficar consigo mesmo de forma positiva. As práticas formais de mindfulness estão relacionadas à solitude, pois são experiências essencialmente individuais e solitárias. Esta tese é composta por cinco estudos complementares: 1) IBMs em alunos de graduação: uma revisão sistemática; 2) Programa de Interculturalidade e Mindfulness (PIM): relato do protocolo de uma intervenção com estudantes universitários; 3) Escala de Solidão e Solitude Positiva (ESSP): Qual é a sensação de estar a sós? Uma validação de escala portuguesa; 4) Efeitos do PIM em mindfulness, regulação emocional, depressão, ansiedade, estresse, satisfação com a vida, otimismo, solitude positiva e solidão em estudantes universitários: um estudo quase-experimental; e 5) Comparação entre uma IBM presencial e uma IBM online síncrona: um estudo quase-experimental. Os principais resultados indicaram um crescimento visível de publicações científicas com IBMs em alunos de licenciatura nos últimos anos; indicadores psicométricos adequados para a ESSP; um impacto benéfico sobre os participantes em ambos os formatos PIM (presencial e online síncrono); e uma superioridade predominante da intervenção síncrona online sobre a intervenção presencial nos efeitos do PIM ao analisar os resultados dos testes ocorridos 3 meses após a intervenção. Recomenda-se que pesquisas futuras utilizem medidas concorrentes para examinar as dimensões de solidão e solitude positiva na ESSP e que os efeitos do PIM sejam investigados em amostras aleatórias e homogêneas.
- An App about healthy habits as an educational resource during the pandemicPublication . Merino-Godoy, María de los Ángeles; Moreno-Sánchez, Emilia; Gago-Valiente, Francisco-Javier; Costa, Emília Isabel; Sáez-Padilla, JesúsEducational institutions and their agents play a fundamental role in improving people’s health literacy and quality of life. We intend here to describe and justify an educational resource embodied in an application for mobile devices developed through a subsidized project by the Ministry of Health (Government of Andalusia); the purpose of this app is to educate young people in healthy habits. The application was designed to be easily used in both smartphones and tablets with the aim of achieving good physical, psychological and social health. The project comprises several phases and the results we have so far show that, from an early age, health institutions and educational settings must work in partnership, increasing health literacy levels. This cooperative work combined with the use of this innovative approach presents an important potential for change in the lifestyles of younger generations. This type of intervention took on a special role in the pandemic context, allowing for the maintenance of the educational stimulus in a safe context.