Browsing by Author "Moreira, Ana Catarina Antunes"
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- Impacto dos benefícios laborais na satisfação dos colaboradores e retenção de talento, num Centro de Distribuição Logístico do Grupo Jerónimo MartinsPublication . Moreira, Ana Catarina Antunes; Contreiras, Joaquim; Viegas, Maria Margarida Viçoso de ArraesO presente relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio curricular que teve lugar num departamento de recursos humanos do Grupo Jerónimo Martins. O mesmo foi composto por uma parte prática e uma parte teórica com recurso a uma investigação que será espelhada nos capítulos seguintes. O capítulo referente ao estágio curricular descreve todo o processo de acolhimento e integração da estagiária na empresa e faz referência às principais atividades desempenhadas durante o período de estágio e a sua relevância para a gestão diária de recursos humanos, na sua componente profissional, bem como na formação da estagiária. A área de gestão de recursos humanos está relacionada com a responsabilidade social interna, pressupondo o bem-estar dos colaboradores com vista à otimização do negócio. O investimento no capital humano é, atualmente, uma prática responsável pela satisfação, podendo levar à retenção dos colaboradores. Um dos maiores desafios das empresas é investir nas pessoas considerando os benefícios como parte importante das práticas de gestão de recursos humanos, cujo propósito é atrair e reter talento (Comissão Europeia, 2001). Esta perspetiva estratégica pode, junto dos colaboradores, aumentar os níveis de confiança e potenciar o crescimento empresarial (Comissão Europeia, 2011). O presente estudo tem como objetivo verificar qual o impacto dos benefícios laborais na satisfação dos colaboradores e em que medida a satisfação influencia a retenção de talento dos colaboradores de um centro de distribuição logístico do Grupo Jerónimo Martins. Considerando os benefícios disponibilizados pela empresa, será averiguada a sua relação com a (in)satisfação e a intenção de permanecer, ou não, na empresa. A recolha de dados foi efetuada através de inquérito por questionário a uma amostra não probabilística (seleção voluntária) de 213 colaboradores e posteriormente foi realizada a análise de dados com recurso ao [SPSS]. Foram formuladas 19 hipóteses, para as quais se realizaram diversos testes conforme se verá adiante. Foi também elaborada uma análise dos perfis sociodemográfico e profissional dos inquiridos. As principais conclusões fundamentam-se na análise realizada às hipóteses número: 4, 5, 6, 7 e 10 que se traduz no seguinte: quem valoriza benefícios também está satisfeito com os mesmos; a satisfação global é significativamente superior à satisfação com os benefícios; os participantes mais satisfeitos pretendem permanecer na empresa mais de seis meses ou “para sempre”, não pretendendo sair em breve, nem estando à procura de outro trabalho; existe relação moderada na valorização de benefícios quando a expectativa de permanência é de ficar “para sempre” ou ficar mais alguns anos; e quanto mais elevado é o nível de satisfação com os benefícios, mais elevada é, a expectativa de permanência.