Browsing by Author "Nedyalkova, Elena Nedyalkova"
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- Uma experiência em comunidade de investigação filosófica com crianças de 3, 4 e 5 anosPublication . Nedyalkova, Elena Nedyalkova; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Carvalho, Magda CostaO estudo que se segue foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, lecionada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2018/2019, na Universidade do Algarve. A investigação foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Loulé, com crianças de idades compreendidas entre os 3, 4 e 5 anos. Observações iniciais sobre o grupo revelaram comportamentos que despertaram a atenção: dificuldade em conduzir o diálogo, nomeadamente criança-criança, e de expor determinada ideia; dificuldade em esperar pala sua vez para falar; falta de autonomia enquanto aprendente e elemento de um grupo. Foi notória a falta de autonomia nas suas ações do dia a dia, demonstrando uma forte dependência da opinião e intervenção da pessoa adulta. Observações que levaram à procura dos contributos da Filosofia para Crianças e à prática de sessões em comunidade de investigação filosófica com uma amostra do grupo de crianças. Participaram no estudo 24 crianças com idades compreendidas entre os 3, 4 e 5 anos, divididas em dois grupos: grupo experimental constituído por 13 crianças que fizeram parte de 9 sessões de filosofia para crianças que tiveram lugar entre os meses de novembro do ano 2018 e fevereiro do ano 2019; grupo de controlo constituído por 11 crianças que não participaram em sessões de filosofia para crianças. Comportamentos registados das crianças do grupo experimental foram comparados a comportamentos das crianças do grupo de controlo. O estudo é de natureza qualitativa. Para o seu desenvolvimento recorreu-se à recolha de dados através de: observação direta, notas de campo, inquéritos por questionário dirigidos às famílias, inquéritos por entrevista dirigidos à educadora cooperante e às crianças. Os resultados da análise dos dados recolhidos propõe benefícios das práticas de sessões de filosofia para crianças com crianças de idade pré-escolar, mostrando que o contacto com a mesma proporciona mudanças a nível comportamental e social: relação com o próximo enquanto elemento de um grupo, autovalorização enquanto pessoa responsável pelos seus atos.