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- Contribuições para o desenvolvimento de um projeto de serviço públicoPublication . Mealha, Alexandre Silva; Gomes, JoãoO presente trabalho diz respeito ao estágio realizado na Electroeng - Engenharia Electrotécnica, Unipessoal Lda, empresa especializada na elaboração de projetos de instalações elétricas e de infraestruturas de telecomunicações, de acordo com normas técnicas. O trabalho na empresa é desenvolvido sob a orientação do Eng.º José Ribeiro, membro efetivo da ordem dos engenheiros, com vasta experiência e conhecimento no âmbito dos projetos de instalações elétricas de serviço público. No que respeita a este tipo de projetos, as normas e regulamentos encontram-se muito dispersos, não existindo um documento único que englobe toda a documentação essencial para a elaboração de um projeto de serviço público. Este trabalho tem como objetivo criar um documento de fácil interpretação, com uma linguagem simples, intuitiva e direta, que reúna toda essa informação necessária, tornando-se assim um possível objeto de consulta para projetistas da área. Para a elaboração do presente documento, procedeu-se à pesquisa de legislação, livros, sites, etc. Isto com um trabalho paralelo no desenvolvimento de projetos reais e respetivos contactos com os operadores de rede. Como resultado final, conseguiu-se produzir um documento guia que reúne os elementos necessários à correta elaboração de um projeto de instalações elétricas de serviço público. E não menos importante, foi possível aprofundar conhecimento e alcançar um considerável nível de prática nesta área. No entanto, sendo uma área de tão vasta matéria, não foi possível aprofundar todas as temáticas, ficando determinados pormenores por abordar, daí o presente trabalho não dispensar a consulta da regulamentação em vigor, bem como o acompanhamento da sua atualização.
- A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valoresPublication . Russo, Ana Lúcia Cipriano; Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral; Farinha, José AlvesO presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade.
- Nível de exposição ao ruído e perceção do risco numa amostra de pescadores do AlgarvePublication . Palma, Ana Patrícia Guerreiro; Baptista, Ana Catarina; Sousa, António Oliveira eA pesca é uma das profissões mais perigosas. No entanto, poucos têm sido os estudos desenvolvidos quanto à Segurança e Saúde no Trabalho no grupo de trabalhadores desta indústria. A presente investigação foi realizada numa amostra de 14 pescadores ao serviço de uma embarcação de pesca por arte de cerco (traineira) que opera na região do Algarve, obtida por conveniência. O estudo teve como objetivo determinar os níveis de pressão sonora nos locais de trabalho e a exposição pessoal diária de cada trabalhador, avaliar a capacidade auditiva de cada trabalhador e nomeadamente se existem traços sugestivos de surdez sonotraumática, bem como avaliar a perceção de risco individual associada ao ruído neste grupo de trabalhadores. Para alcançar os objetivos definidos foram necessárias três fases de recolha de dados com recurso a diferentes instrumentos. Inicialmente efetuaram-se medições de ruído nos diferentes locais de trabalho da traineira. Posteriormente, os pescadores foram submetidos a exames audiométricos constituídos por otoscopia, timpanometria e audiometria tonal. Por último, a amostra respondeu a um questionário, por heteroadministração, dividido em três partes distintas: caracterização socioprofissional, anamnese audiológica ocupacional e perceção de risco associada ao ruído. Os resultados obtidos demonstraram que os pescadores alvo de estudo encontram-se expostos a elevados níveis de pressão sonora, que ultrapassam os valores de ação inferiores e os valores limites de exposição definidos na legislação. Metade dos trabalhadores apresentaram perda auditiva, sendo que quatro destes tinham traços sugestivos da perda ser induzida pelo ruído. Verificou-se que a perceção de risco individual é baixa, havendo trabalhadores com fracos conhecimentos acerca das fontes de ruído ou dos efeitos causados pela exposição prolongada.
- Sentimentos de incompletude e experiências "Not Just Right" no espetro obsessivo-compulsivoPublication . Bôto, Mariline Pedro Pistel; Jiménez-Ros, Antonia MaríaO sentimento de incompletude é um mecanismo motivacional que tem sido proposto para melhorar a compreensão clínica da heterogeneidade das manifestações das Perturbações Obsessivo-Compulsivas. Este mecanismo consiste num sentimento amplo e perturbador de que de as ações não estão certas ou completas e provoca a necessidade de agir até ao regresso a um estado de satisfação. É um traço nuclear que se pode manifestar em fenómenos sensoriais subjetivos mais breves e específicos: as experiências “Not Just Right” (NJR). Neste estudo com 100 participantes não clínicos, foram propostos dois objetivos: (1) a indução experimental de experiências NJR através da realização de uma tarefa de memória de palavras; e (2) a análise da associação entre os sentimentos de incompletude e experiências NJR e a sintomatologia do espetro obsessivo-compulsivo. De acordo com os objetivos, os resultados foram: (1) a manipulação experimental induziu experiências NJR, provocou desconforto físico, impulsos e necessidade de agir repetidamente após a indicação de fim da tarefa. A incompletude, experiências NJR, desconforto físico, impulsos e necessidade de agir repetidamente, emoções negativas associadas à sensação mais desagradável e à sensação mais intensa e dificuldades de supressão dessas mesmas sensações associaram-se positivamente entre si e com just right, sintomas obsessivo-compulsivos, evitamento do dano, incompletude e número de experiências NJR. A associação com a ansiedade e depressão foi mais fraca. O desconforto físico explicou os impulsos e a necessidade de agir repetidamente após a indicação de fim da tarefa; e (2) a incompletude e experiências NJR mostraram maior associação com a sintomatologia obsessivo-compulsiva, dismórfica corporal e de escoriação. A nossa investigação apoia os resultados de estudos anteriores com o êxito na indução de experiências NJR, permitindo-nos concluir também que a incompletude e experiências NJR são marcadores transdiagnósticos, comuns a alguns sintomas do espetro obsessivo-compulsivo.
- Further evidence of possible therapeutic uses of Sambucus nigra L. extracts by the assessment of the In Vitro and In Vivo anti-inflammatory properties of Its PLGA and PCL-Based NanoformulationsPublication . Mota, Ana Henriques; Duarte, Noélia; Serra, Ana Teresa; Ferreira, António; Bronze, Maria Rosário; Custódio, Luísa; Gaspar, Maria Manuela; Simões, Sandra; Rijo, Patrícia; Ascensão, Lia; Faísca, Pedro; Viana, Ana Silveira; Pinto, Rui; Kumar, Pradeep; Almeida, António José; Reis, Catarina PintoSambucus nigra L. is widely used in traditional medicine with different applications. However, confirmative studies are strongly required. This study aimed to assess the biological activities of the S. nigra flower’s extract encapsulated into two different types of nanoparticles for optimizing its properties and producing further evidence of its potential therapeutic uses. Different nanoparticles (poly(lactide-co-glycolide, PLGA) and poly-Ɛ-caprolactone (PCL), both with oleic acid, were prepared by emulsification/solvent diffusion and solvent-displacement methods, respectively. Oleic acid was used as a capping agent. After the nanoparticles’ preparation, they were characterized and the biological activities were studied in terms of collagenase, in vitro and in vivo anti-inflammatory, and in vitro cell viability. Rutin and naringenin were found to be the major phenolic compounds in the studied extract. The encapsulation efficiency was higher than 76% and revealed to have an impact on the release of the extract, mainly for the PLGA. Moreover, biochemical and histopathological analyses confirmed that the extract-loaded PLGA-based nanoparticles displayed the highest anti-inflammatory activity. In addition to supporting the previously reported evidence of potential therapeutic uses of S. nigra, these results could draw the pharmaceutical industry’s interest to the novelty of the nanoproducts.
- O papel dos scripts sexuais e do duplo padrão sexual na explicação da coerção sexual no namoro através da teoria da ação planeadaPublication . Freitas, Sara Filipa David; Gomes, AlexandraO comportamento coercivo é uma das formas de violência no namoro mais frequente entre jovens casais. Apesar de já existirem estudos empíricos de que as atitudes e normas subjetivas estão associadas à vitimização e perpetuação da coerção sexual, é importante perceber se o comportamento coercivo, tanto na vitimização como na perpetuação, pode ser explicado pelas dimensões da Teoria da Ação Planeada (TAP) e, por sua vez, se essas componentes sofrem influência dos scripts sexuais e duplo padrão sexual que também têm vindo a ser associados a diversos comportamentos sexuais. Neste sentido, a presente investigação pretende perceber se os scripts sexuais e o duplo padrão sexual influenciam as atitudes, normas subjetivas e controlo comportamental percebido dos indivíduos (dimensões da TAP) e, consequentemente, se essas componentes explicam o comportamento de vitimização e perpetuação na coerção sexual no namoro. Foi utilizada uma amostra de 256 jovens portugueses de orientação sexual heterossexual (209 do sexo feminino e 47 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e com história de relações emocionais/sexuais. Os resultados obtidos revelaram a influência dos scripts sexuais e duplo padrão sexual apenas no comportamento coercivo das mulheres – os scripts sexuais influenciaram as crenças pessoais e controlo comportamental percebido, enquanto o duplo padrão sexual influenciou as crenças pessoais, normas subjetivas e controlo comportamental percebido - e revelaram ainda a existência de modelos diferentes de acordo com o género na explicação da vitimização e perpetuação – nos homens, a vitimização é explicada pelas crenças pessoais e controlo comportamental percebido e a perpetuação pelas crenças pessoais, normas subjetivas e controlo comportamental percebido; nas mulheres, a vitimização é explicada pelas crenças pessoais, normas subjetivas e controlo comportamental percebido e a perpetuação apenas pelas crenças pessoais.
- Distresse percebido e estilo cognitivo numa abordagem ao modelo 2x2 do perfecionismoPublication . Guerreiro, Mariana Pereira; Carmo, CláudiaO perfecionismo tem suscitado um contínuo e constante interesse por parte de investigadores e clínicos. O Modelo 2x2 do Perfecionismo é um dos modelos explicativos que têm surgido para melhor esclarecer o perfecionismo. Este modelo dimensional propõe que o perfecionismo auto-orientado (PAO) e o perfecionismo socialmente prescrito (PSP) coexistem em cada indivíduo em diferentes níveis, e que a combinação destas facetas origina quatro subtipos de perfecionismo (i.e., Não Perfecionismo, PAO Puro, PSP Puro e Perfecionismo Misto). Dado que a investigação ao nível do distresse percebido, da regulação emocional cognitiva (REC) e das cognições perfecionistas ainda é pouco conclusiva, o presente trabalho tem como principal objetivo testar as hipóteses apresentadas pelo Modelo 2x2 do Perfecionismo, no estudo destas variáveis. A amostra foi composta por 213 adultos portugueses (72.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 62 anos (M = 34.07, DP = 12.04). Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, a duas subescalas da Escala Multidimensional de Perfecionismo (PAO e PSP, da HMPS), à Escala de Perceção de Stresse (EPS), ao Inventário de Cognições Perfecionistas (PCI), e ao Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (CERQ). Os resultados permitiram observar que, com determinadas estratégias adaptativas de REC, é possível confirmar as quatro hipóteses do Modelo 2x2. Porém, ao nível do distresse percebido, das estratégias mal-adaptativas de REC e das cognições perfecionistas, foi verificado suporte parcial ou quase total às hipóteses deste modelo. No âmbito do presente trabalho, conclui-se que os quatro subtipos de perfecionismo tendem a relacionar-se diferenciadamente com o distresse percebido e com indicadores de estilo cognitivo (i.e., REC e cognições perfecionistas), o que salienta a importância de desenvolver programas cognitivos de prevenção e de intervenção na saúde mental, específicos para cada subtipo de perfecionismo
- Conselho geral: locus de produção ou de legitimação micropolíticas?Publication . Pires, Sónia Daniela; Guerreiro, AntónioO Conselho Geral (CG) surge de uma retificação jurídica da autonomia, administração e gestão das escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas na tentativa de suprir a inexistência de um órgão de dimensão política. Nesse sentido, o poder político considerou necessário que houvesse um maior envolvimento de toda a comunidade e agentes educativos na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino, como prevê o Decreto-Lei n.º 75/2008. O Conselho Geral, sendo órgão colegial, toma decisões de gestão e integra um paradigma específico da administração escolar que poderá contribuir para a constituição de uma regência pública eficaz nas escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas públicas. Esta investigação, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, com suporte em dados quantitativos e qualitativos, na forma de estudo de caso, foi realizada em dois agrupamentos de escolas (um do norte e outro do sul do país) e envolveu a realização de um questionário aos membros de cada um dos Conselhos Gerais e uma entrevista semiestruturada a cada um dos presidentes do órgão, possibilitando descrições dos modos de participar, decidir, agir e de estar, sob as perspetivas dos inquiridos, desde o papel ao funcionamento desta estrutura de gestão. Este estudo propõe-se averiguar se o Conselho Geral será um locus de produção de conhecimento, onde se estabelecem e coexistem processos que refletem comportamentos estratégicos dos atores organizacionais, numa gestão democrática e participativa, mediante tomadas de decisão baseadas no tipo de participação e racionalidades ou se se trata da legitimação de micropolíticas. Os dados revelam que o Conselho Geral age no âmbito das suas competências, em consonância de posições dos conselheiros, sendo mais relevante a eleição do Diretor e a análise e aprovação dos documentos estruturais para o Agrupamento de Escolas. A tomada de decisão do Conselho Geral é realizada assim na pós-democracia através de uma participação ativa, convergente e não formal dos intervenientes e sob a orientação de racionalidades substantivas, instrumentalizadoras e democraticidade.
- Forecasting: theory and practicePublication . Petropoulos, Fotios; Apiletti, Daniele; Assimakopoulos, Vassilios; Zied Babai, Mohamed; K. Barrow, Devon; Ben Taieb, Souhaib; Bergmeir, Christoph; J. Bessa, Ricardo; Bijak, Jakub; Boylan, John E.; Browell, Jethro; Carnevale, Claudio; Castle, Jennifer L.; Cirillo, Pasquale; Clements, Michael P.; Cordeiro, Clara; Oliveira, Fernando Luiz; Shari De Baets, Cyrino; Dokumentov, Alexander; Ellison, Joanne; Fiszeder, Piotr; Franses, Philip Hans; Frazier, David T.; Gilliland, Michael; Gönül, M. Sinan; Goodwin, Paul; Grossi, Luigi; Grushka-Cockayne, Yael; Guidolin, Mariangela; Guidolin, Massimo; Gunter, Ulrich; Guo, Xiaojia; Guseo, Renato; Harvey, Nigel; Hendry, David F.; Hollyman, Ross; Januschowski, Tim; eon, Jooyoung J; Richmond R. Jose, Victor; Kang, Yanfei; Koehler, Anne B.; Kolassa, Stephan; Kourentzes, Nikolaos; Leva, Sonia; Li, Feng; Litsiou, Konstantia; Makridakis, Spyros; M. Martin, Gael; Martinez, Andrew B.; Meeran, Sheik; Modis, Theodore; Nikolopoulos, Konstantinos; Önkal, Dilek; Paccagnini, Alessia; Panagiotelis, Anastasios; Panapakidis, Ioannis; Pavía, Jose M.; Pedio, Manuela; Pedregal, Diego J.; Pinson, Pierre; Ramos, Patrícia; Rapach, David E.; Reade, J. James; Rostami-Tabar, Bahman; Rubaszek, Michał; Sermpinis, Georgios; Shang, Han Lin; Spiliotis, Evangelos; Syntetos, Aris A.; Talagala, Priyanga Dilini; Talagala, Thiyanga S.; Tashman, Len; Thomakos, Dimitrios; Thorarinsdottir, Thordis; Todini, Ezio; Trapero Arenas, Juan Ramón; Wang, Xiaoqian; Winkler, Robert L.; Yusupova, Alisa; Ziel, FlorianForecasting has always been at the forefront of decision making and planning. The uncertainty that surrounds the future is both exciting and challenging, with individuals and organisations seeking to minimise risks and maximise utilities. The large number of forecasting applications calls for a diverse set of forecasting methods to tackle real-life challenges. This article provides a non-systematic review of the theory and the practice of forecasting. We provide an overview of a wide range of theoretical, state-of-the-art models, methods, principles, and approaches to prepare, produce, organise, and evaluate forecasts. We then demonstrate how such theoretical concepts are applied in a variety of real-life contexts. We do not claim that this review is an exhaustive list of methods and applications. However, we wish that our encyclopedic presentation will offer a point of reference for the rich work that has been undertaken over the last decades, with some key insights for the future of forecasting theory and practice. Given its encyclopedic nature, the intended mode of reading is non-linear. We offer cross-references to allow the readers to navigate through the various topics. We complement the theoretical concepts and applications covered by large lists of free or open-source software implementations and publicly-available databases.
- Uma experiência em comunidade de investigação filosófica com crianças de 3, 4 e 5 anosPublication . Nedyalkova, Elena Nedyalkova; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Carvalho, Magda CostaO estudo que se segue foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, lecionada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2018/2019, na Universidade do Algarve. A investigação foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Loulé, com crianças de idades compreendidas entre os 3, 4 e 5 anos. Observações iniciais sobre o grupo revelaram comportamentos que despertaram a atenção: dificuldade em conduzir o diálogo, nomeadamente criança-criança, e de expor determinada ideia; dificuldade em esperar pala sua vez para falar; falta de autonomia enquanto aprendente e elemento de um grupo. Foi notória a falta de autonomia nas suas ações do dia a dia, demonstrando uma forte dependência da opinião e intervenção da pessoa adulta. Observações que levaram à procura dos contributos da Filosofia para Crianças e à prática de sessões em comunidade de investigação filosófica com uma amostra do grupo de crianças. Participaram no estudo 24 crianças com idades compreendidas entre os 3, 4 e 5 anos, divididas em dois grupos: grupo experimental constituído por 13 crianças que fizeram parte de 9 sessões de filosofia para crianças que tiveram lugar entre os meses de novembro do ano 2018 e fevereiro do ano 2019; grupo de controlo constituído por 11 crianças que não participaram em sessões de filosofia para crianças. Comportamentos registados das crianças do grupo experimental foram comparados a comportamentos das crianças do grupo de controlo. O estudo é de natureza qualitativa. Para o seu desenvolvimento recorreu-se à recolha de dados através de: observação direta, notas de campo, inquéritos por questionário dirigidos às famílias, inquéritos por entrevista dirigidos à educadora cooperante e às crianças. Os resultados da análise dos dados recolhidos propõe benefícios das práticas de sessões de filosofia para crianças com crianças de idade pré-escolar, mostrando que o contacto com a mesma proporciona mudanças a nível comportamental e social: relação com o próximo enquanto elemento de um grupo, autovalorização enquanto pessoa responsável pelos seus atos.