Browsing by Author "Neves, Susana Tiago Rosa Piloto das"
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- Perceção das crianças sobre a importância das abelhas no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Neves, Susana Tiago Rosa Piloto das; Rocha, Rute; Gonçalves, Carla DionísioEste estudo foi realizado em contexto de Prática de Ensino Supervisionada do 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Aconteceu em dois momentos: uma intervenção numa turma A, de 4.º ano, em que participaram 13 alunos e para que fosse possível o prosseguimento do estudo, utilizou-se uma turma B, de 3.º ano, tendo participado 17 alunos. Ambas provenientes de escolas de 1.º CEB pertencentes ao distrito de Faro. Desde 1972 que a educação ambiental em Portugal tem sido desenvolvida em articulação com a regulação de políticas internacionais do ambiente. No entanto, nem sempre teve o relevo que devia nos documentos curriculares. Só a partir de 2017 com a criação do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, foi editado um referencial de educação ambiental proveniente do programa de Cidadania e Desenvolvimento. Em contexto de investigação em educação foi estudado que a mudança de comportamentos, invocada naqueles documentos oficiais, deve ser precedida da identificação das perceções do indivíduo acerca do ambiente. Neste sentido, tendo como estratégia pedagógica a problemática ambiental relacionada com o desaparecimento das abelhas, foram identificadas as perceções das crianças e as respetivas mudanças de atitudes face às suas perceções iniciais. Assim, foram utilizadas algumas metodologias de investigação de cariz qualitativa-fenomenológica, tendo por base a investigação-ação e metodologia de projeto. Para a recolha de dados sobre as perceções das crianças acerca das abelhas, utilizou-se o desenho infantil e textos elaborados pelos alunos. A organização de dados foi feita de acordo com as dimensões atitudinais relativamente à vida selvagem e ambiente de Stephen Kellert, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que houve ocorrência de transformações das perceções das crianças. Pretendeu-se assim fomentar uma educação inclusiva de perspetiva ecológica, dando a oportunidade aos alunos de terem um conhecimento abrangente acerca da natureza, da qual eles também fazem parte