Browsing by Author "Pastola, Juvenaldo Edi Chicra"
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- Utilização de jatos confluentes verticais de impacto em sistemas AVACPublication . Pastola, Juvenaldo Edi Chicra; Conceição, E. Z. E.O presente projeto de investigação numérica e experimental foi desenvolvido no sentido de avaliar a utilização de jatos confluentes verticais de impacto nos sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar condicionado). A parte da investigação numérica foi feita através de modelos numéricos de simulação e a parte investigação experimental foi feita através de ensaios experimentais numa câmara experimental sem ocupação equipada com um sistema de jatos confluentes verticais de impacto. Na investigação experimental foram feitos ensaios de medição de velocidades do ar a jusante da saída do jato e ao nível do chão. A velocidade do ar obtida experimentalmente a jusante da saída do jato foi usada como dado de entrada na simulação numérica e os resultados experimentais de velocidade do ar obtidas ao nível do chão do foram usados para comparar com o modelo numérico usado nas simulações. Foram também feitos ensaios de visualização do comportamento do escoamento na câmara através da técnica de injeção de fumo e visualização com recurso a emissão laser. Na investigação numérica foram usados modelos numéricos de simulação que permitem calcular as variáveis de conforto térmico, qualidade de ar interior, consumo de energia e índice de distribuição de ar. A investigação numéria foi feita numa câmara virtual com características geométricas idênticas da câmara experimental, ocupada com quatro manequins, uma mesa e quatro cadeiras. As temperaturas do ar interiores e exterior usadas na simulação foram de 20 ºC e 10 ºC para inverno e 25 ºC e 30 ºC para verão, respetivamente. A velocidade do ar na saída do jato foi de 8,41 m/s. Os resultados mostraram que o conforto térmico é melhor no inverno do que no verão e a qualidade de ar interior é melhor no verão do que no inverno, mas para ambas situações inverno e verão são valores aceitáveis. O consumo energia é melhor no verão do que no inverno. O índice de distribuição de ar é melhor na situação de inverno do que na situação de verão. Os resultados experimentais e numéricos de velocidade do ar usados para comparar os modelos numéricos mostraram uma boa concordância. De modo geral os resultados de simulação numérica mostraram a viabilidade de utilização do sistema de jatos confluentes verticais de impacto nos sistemas AVAC.