Browsing by Author "Pereira, Jorge Miguel Baião"
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- A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalhoPublication . Pereira, Jorge Miguel Baião; Pescada, SusanaA cultura organizacional tem-se tornado um tema de grande interesse para os gestores e para os académicos nas últimas décadas, dada a importância das funções que lhes são atribuídas. Para além de permitir distinguir uma organização das demais, atribui identidade e coesão aos seus membros e fornece padrões de decisão, comportamento e atuação, que estão associados a diferentes níveis de satisfação no trabalho e graus de performance. Como objetivo principal desta investigação, pretende-se avaliar a relação da cultura organizacional com a satisfação no trabalho, nos serviços de urgência e de medicina intensiva de um hospital público português. Realizou-se um estudo descritivo-correlacional através de uma amostra de 126 enfermeiros e assistentes operacionais de um serviço de urgência e de medicina intensiva, aos quais foi aplicado um inquérito que contemplou o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o Job Satisfaction Survey (JSS). A colheita de dados decorreu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2022 e os mesmos foram trabalhados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que nos dois serviços estudados predominam as culturas de regras e de objetivos, embora os profissionais de ambos os serviços desejem transitar para um perfil de cultura organizacional marcado pelas culturas de apoio e inovação, em particular os do serviço de medicina intensiva. Numa perspetiva global, os profissionais do serviço de urgência declaram-se neutrais quanto à satisfação no trabalho, ao passo que os do serviço de medicina intensiva se manifestam insatisfeitos. Foi possível estabelecer correlação positiva entre as culturas de apoio e inovação e a satisfação no trabalho e correlação negativa entre esta e as culturas de objetivos e regras. Conclui-se que a cultura de apoio surge associada aos níveis mais elevados de satisfação no trabalho, ao passo que a cultura de objetivos surge associada aos níveis mais baixos.