Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Índice de Contaminação Microbiana e de SARS-CoV-2 em efluentes urbanos e águas de recreio na região AlgarviaPublication . Figueiredo, Aida Liliana Cruz; Galvão, Helena M.; Monteiro, SílviaA presença do SARS-CoV-2 nas águas pode designar uma preocupação e deve ser estudada para compreender melhor a disseminação do vírus e qual o papel que o ciclo urbano da água pode ter na transmissão deste vírus. Este estudo teve como objectivo avaliar os níveis de contaminação fecal das águas residuais com indicadores de contaminação fecal clássicos (Escherichia coli (E. coli) e Enterococos intestinais (IE)) e a eficiência de remoção nas estações de tratamento das ETAR’s menos convencional (colifagos somáticos); bem como a possível detecção ou não de SARS-CoV-2. O SARS-CoV-2 e os parâmetros microbiológicos foram monitorizados em amostras de águas residuais brutas e tratadas, e amostras ambientais foram colhidas em diversos locais da Ria Formosa. Cinco campanhas de amostragem foram realizadas entre 2020 e 2021. Foram colhidas amostras em três estações ambientais na Ria Formosa (Ilha de Faro, cais comercial de Faro, cais de Olhão) bem como afluentes e efluentes de três Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) (Faro-Aeroporto, Olhão e Vilamoura). A presença do SARS-CoV-2 nas águas residuais foi investigada, os resultados revelam alta prevalência de contaminação viral na ETARS da Ria Formosa. O SARS-CoV-2 parece não ter capacidade de sobreviver em áreas costeiras, bem como em estações de tratamento de água na região do Algarve. Este estudo mostrou o potencial de detectar o SARS-CoV-2 em águas residuais como uma ferramenta de alerta precoce e previsão para a propagação da doença.
- A Molybdenum(VI) Complex of 5-(2-pyridyl-1-oxide)tetrazole: synthesis, structure, and transformation into a MoO3-Based hybrid catalyst for the epoxidation of Bio-OlefinsPublication . Nunes, Martinique S.; Gomes, Diana M.; Gomes, Ana C.; Neves, Patrícia; Mendes, Ricardo F.; Paz, Filipe A. Almeida; Lopes, Andre D.; Pillinger, Martyn; Valente, Anabela A.; Gonçalves, Isabel S.The discovery of heterogeneous catalysts synthesized in easy, sustainable ways for the valorization of olefins derived from renewable biomass is attractive from environmental, sustainability, and economic viewpoints. Here, an organic–inorganic hybrid catalyst formulated as [MoO3 (Hpto)]·H2O (2), where Hpto = 5-(2-pyridyl-1-oxide)tetrazole, was prepared by a hydrolysis– condensation reaction of the complex [MoO2Cl2 (Hpto)]·THF (1). The characterization of 1 and 2 by FT-IR and Raman spectroscopies, as well as 13C solid-state NMR, suggests that the bidentate N,O-coordination of Hpto in 1 (forming a six-membered chelate ring, confirmed by X-ray crystallography) is maintained in 2, with the ligand coordinated to a molybdenum oxide substructure. Catalytic studies suggested that 2 is a rare case of a molybdenum oxide/organic hybrid that acts as a stable solid catalyst for olefin epoxidation with tert-butyl hydroperoxide. The catalyst was effective for converting biobased olefins, namely fatty acid methyl esters (methyl oleate, methyl linoleate, methyl linolenate, and methyl ricinoleate) and the terpene limonene, leading predominantly to the corresponding epoxide products with yields in the range of 85–100% after 24 h at 70 ◦C. The versatility of catalyst 2 was shown by its effectiveness for the oxidation of sulfides into sulfoxides and sulfones, at 35 ◦C (quantitative yield of sulfoxide plus sulfone, at 24 h; sulfone yields in the range of 77–86%). To the best of our knowledge, 2 is the first molybdenum catalyst reported for methyl linolenate epoxidation, and the first of the family [MoO3 (L)x] studied for methyl ricinoleate epoxidation.
- Fatores determinantes da literacia financeira: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Bota, Sara André; Coelho, Luís; Viegas, CristinaEsta dissertação revê a literatura publicada entre os anos de 2013 e 2022 sobre a relação entre a literacia financeira e potenciais fatores que a influenciem, sendo o objetivo a identificação de lacunas que possam ser investigadas ao nível de doutoramento. A metodologia que é aqui utilizada é a revisão sistemática da literatura, que permitiu a apresentação e análise de vários trabalhos relevantes neste contexto. Os resultados sugerem que este tópico tem sido alvo de um interesse crescente, evidenciado pela tendência progressiva do número de publicações científicas relacionadas com o tema. Dado que os níveis de literacia financeira a nível global são, no geral, pouco satisfatórios, torna-se importante entender os fatores que possam ter alguma influência sobre este tipo de conhecimento, de modo a conseguir identificar os grupos populacionais que mais beneficiariam de ações relacionadas com a promoção de boas práticas financeiras.
- A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalhoPublication . Pereira, Jorge Miguel Baião; Pescada, SusanaA cultura organizacional tem-se tornado um tema de grande interesse para os gestores e para os académicos nas últimas décadas, dada a importância das funções que lhes são atribuídas. Para além de permitir distinguir uma organização das demais, atribui identidade e coesão aos seus membros e fornece padrões de decisão, comportamento e atuação, que estão associados a diferentes níveis de satisfação no trabalho e graus de performance. Como objetivo principal desta investigação, pretende-se avaliar a relação da cultura organizacional com a satisfação no trabalho, nos serviços de urgência e de medicina intensiva de um hospital público português. Realizou-se um estudo descritivo-correlacional através de uma amostra de 126 enfermeiros e assistentes operacionais de um serviço de urgência e de medicina intensiva, aos quais foi aplicado um inquérito que contemplou o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o Job Satisfaction Survey (JSS). A colheita de dados decorreu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2022 e os mesmos foram trabalhados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que nos dois serviços estudados predominam as culturas de regras e de objetivos, embora os profissionais de ambos os serviços desejem transitar para um perfil de cultura organizacional marcado pelas culturas de apoio e inovação, em particular os do serviço de medicina intensiva. Numa perspetiva global, os profissionais do serviço de urgência declaram-se neutrais quanto à satisfação no trabalho, ao passo que os do serviço de medicina intensiva se manifestam insatisfeitos. Foi possível estabelecer correlação positiva entre as culturas de apoio e inovação e a satisfação no trabalho e correlação negativa entre esta e as culturas de objetivos e regras. Conclui-se que a cultura de apoio surge associada aos níveis mais elevados de satisfação no trabalho, ao passo que a cultura de objetivos surge associada aos níveis mais baixos.