Browsing by Author "Pereira, Liliana Guerreiro Dias"
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- Oportunidades de estimulação motora do ambiente familiar: um estudo de caso com crianças dos 18 aos 42 mesesPublication . Pereira, Liliana Guerreiro Dias; Correia, VandaO presente trabalho teve como objetivo caraterizar as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar de crianças com idades compreendidas entre os 18 e 42 meses. Participaram neste estudo 21 encarregados(as) de educação. De modo a recolher dados e avaliar a qualidade e a quantidade das oportunidades de estimulação motora existentes em cada lar (ou seja, avaliar se o ambiente proporciona à criança condições/oportunidades que promovam o seu desenvolvimento motor), foi aplicado, em duas fases distintas, o questionário AHEMD – “Affordances in the Home Environment for Motor Development”, versão 18-42 meses de Luís Paulo Rodrigues e Carl Gabbard. Este questionário permite avaliar o ambiente familiar ao nível do espaço exterior, do espaço interior, da variedade de estimulação, dos materiais de motricidade fina e dos materiais de motricidade grossa. Visando a recolha de dados e avaliação da perceção e a alteração das oportunidades de estimulação motora no seio familiar, foi também elaborado e aplicado na segunda fase do estudo um questionário que denominamos de Perceção e Alteração das Oportunidades de Estimulação Motora (PAOEM). Os resultados mostraram que o ambiente familiar da generalidade das famílias oferece oportunidades razoáveis para o desenvolvimento da criança. Também a perceção das famílias relativamente às oportunidades de estimulação dos respetivos ambientes familiares revelou-se positiva. No entanto, os resultados revelaram que as famílias não percecionaram quaisquer alterações no ambiente familiar. Estes factos levam-nos a crer que as famílias têm a perceção que promovem um bom ambiente para os seus filhos não sendo necessário realizar alterações. Em suma o desenvolvimento e resultados do presente estudo permitiu-nos alcançar os objetivos visados na medida em que foi possível caraterizar o ambiente familiar relativamente às oportunidades disponíveis no mesmo para o desenvolvimento das crianças.