Browsing by Author "Preto, Pedro Augusto Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudantes do ensino superior e comportamentos de risco face ao VIH/SIDA: a realidade da Universidade do AlgarvePublication . Preto, Pedro Augusto Rodrigues; Jesus, Saul Neves deOs múltiplos parceiros sexuais e as relações sexuais desprotegidas por parte dos jovens, aumentam exponencialmente o risco de contrair infecção por VIH, assim como outras doenças sexualmente transmissíveis. Estes dados contribuem para o facto de presentemente a SIDA ser considerada a quarta causa de morte a nível mundial para pessoas entre os 15 e os 24 anos (UNICEF, 2002). Como afirma Kalichman (1995), esta é uma patologia à qual se associa frequentemente a adopção de certos comportamentos de risco, sendo que a alteração destes comportamentos é a principal forma de prevenção. Neste estudo foram aplicados três questionários, aos alunos do 4º ano dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Gestão, pertencentes aos quadros da Universidade do Algarve. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização dos Estudantes Universitários (adaptado de Mourão e Torgal, 2000), o Questionário de Conhecimento do VIH (versão portuguesa traduzida e adaptada por Cruz, 1998) e o Questionário de Comportamentos e Atitudes de Prevenção Face à SIDA (desenvolvido e adaptado por Cruz, 1994). As hipóteses estabelecidas para esta investigação foram: A idade da primeira relação sexual está correlacionada com o nível de conhecimentos dos estudantes inquiridos. Os conhecimentos sobre VIH estão directamente relacionados com a percepção de poder vir a estar infectado. As variáveis sócio demográficas influenciam os conhecimentos sobre VIH. A análise da percepção de poder vir a estar infectado(a) com o vírus da SIDA, varia de acordo com os comportamentos e a orientação sexual Este estudo permitiu obter alguns resultados interessantes e que convergem com outras investigações realizadas, como por exemplo o facto de os alunos de Enfermagem terem obtido médias de respostas correctas (M=36,78), bastante superiores às obtidas pelos alunos de Gestão (M=32,05). É também de destacar o facto de 32 indivíduos continuarem a pensar.