Browsing by Author "Rodrigues, Ana Filipa Rocha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Turismo cultural ao nivel no destino Algarve. Caso de estudo dos percursos pedonais nos Centros Históricos das Cidades de Portimão e LouléPublication . Rodrigues, Ana Filipa Rocha; Rosa, Maria Manuela Pires; Rebelo, Efigénio da LuzO conceito de Turismo Acessível evoluiu de um segmento promotor da acessibilidade segundo a abordagem do design universal, que atende às necessidades das pessoas com deficiência, a uma abordagem mais abrangente de Turismo de qualidade. As Rotas Turísticas visam a promoção do destino e da cultura local, possibilitando formas de estimular os visitantes à obtenção de experiências culturais, e.g, a observação da arquitetura local na paisagem urbana. A atual investigação tem como tema o Turismo Cultural Acessível no destino Algarve, pretendendo analisar as rotas turísticas pedonais existentes em dois centros históricos: “Rota Turística Acessível” de Portimão e os Itinerários Pedonais “Comércio” e “Património” de Loulé. Existe um gap na literatura sobre a satisfação dos consumidores das Rotas Culturais e a Acessibilidade percebida. O objetivo proposto neste estudo consiste em analisar a satisfação dos consumidores das referidas rotas, a partir de inquéritos realizados na Época Alta e na Época Baixa. A análise foi limitada pelos seus produtos, serviços e experiências culturais acessíveis. Através da análise estatística, Regressão Logística Binária, pretende-se verificar quais os determinantes da satisfação dos consumidores dos percursos pedonais culturais, ao nível da acessibilidade, bem como apurar quais os atributos do Turismo Cultural Acessível de um itinerário que podem ser benéficos e complementares para o outro e vice-versa. Os resultados apresentados indicam que existem boas práticas associadas ao Turismo Cultural Acessível e ao desenvolvimento sustentável do destino Algarve, podendo a acessibilidade ser um elemento contribuidor no planeamento e gestão sustentável dos destinos turísticos.