Browsing by Author "Rodrigues, Dulce Maria da Cunha Cavaco"
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- A satisfação dos profissionais no setor da saúdePublication . Rodrigues, Dulce Maria da Cunha Cavaco; Monteiro, Ileana PardalA qualidade dos serviços no âmbito da saúde constitui uma preocupação que nos envolve a todos. Em Portugal e nos outros países da Europa, os sistemas de saúde, defrontam-se com pressões cada vez maiores. Melhorar a qualidade de vida dos profissionais promovendo-lhes satisfação e bem-estar é melhorar também a qualidade de vida dos seus utentes, tendo em vista que o Centro Hospitalar do Algarve, EPE (CHA), através dos seus profissionais presta cuidados de saúde a toda a região do Algarve. Esta dissertação apresenta um estudo sobre satisfação profissional aplicado a todos os profissionais da referida unidade hospitalar, tendo em conta a especificidade do seu trabalho no setor da saúde, pela complexidade da função que desempenham, sendo de fundamental importância para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e determinante para a saúde das populações, por lidarem diariamente no decorrer da sua atividade com tensões provenientes de várias fontes: contato frequente com a dor, o sofrimento, com doentes terminais, com o desespero, com o receio de cometer erros, e com relações difíceis com alguns utentes. O principal objetivo do presente estudo é poder chegar-se a um modelo de satisfação, bem como a mensuração dos níveis de satisfação e os factores que a influenciam. Para se atingir os objetivos propostos foram utilizados quatro instrumentos; dois de satisfação com o trabalho, um de satisfação com a vida e por último um de comprometimento organizacional. Os resultados evidenciam um nível moderado de insatisfação nos profissionais da instituição em estudo, existindo factores que contribuem em grande medida; o salário, as promoções e as regalias sociais, as responsabilidades e as condições de trabalho. Estes resultados vão ao encontro das conclusões resultantes do inquérito de opinião do Parlamento Europeu Eurobarómetro 2014, publicado em março de 2014 pela Comissão Europeia (CE). Dos resultados apuramos ainda que os profissionais do CHA apresentam um comprometimento afetivo para com a unidade hospitalar, muito provavelmente por influência da conjuntura económica atual, uma vez que o profissional aceita e manifesta um desejo de apego, identificação para com a instituição. Este é sem dúvida o melhor cenário para qualquer organização uma vez que um dos objetivos de qualquer instituição é que os profissionais se comprometam afetivamente com ela. xiv O presente estudo revelou ainda, em termos práticos e num contexto organizacional, a necessidade de se implementarem estratégias que permitam o reconhecimento e progressão na carreira dos profissionais, que permita a realização pessoal e profissional, uma vez que estas promovem satisfação. Existe ainda a necessidade de se implementar estratégias que melhorem as relações interpessoais no local de trabalho, sobretudo na comunicação entre pares, que promovam políticas salariais e de benefícios mais justas e adequadas, e melhores condições de trabalho. O estudo trouxe contributos consideráveis para estudos futuros na área da satisfação laboral, tendo em vista a sua contribuição para a promoção de estratégias que visam um investimento nas relações interpessoais dos gestores/ líderes com os seus pares, promovendo uma solução para o combate à insatisfação.