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- Relevância do resultado integral: caso da Euronext LisbonPublication . Veiga, Maria José Neto Martins Rocha da; Fernandes, Joaquim Santana; Gonçalves, Cristina Isabel RamosCom a publicação do Regulamento (CE) N.º 1274/2008 as entidades com valores cotados em bolsas da União Europeia são obrigadas a apresentar uma demonstração dos resultados integral. Tendo como base os pressupostos subjacentes das teorias positiva e normativa da contabilidade pretendeu-se (1) determinar quais as variáveis contribuem significativamente para esse resultado e (2) em que medida o valor de mercado das entidades incorpora a informação do resultado integral. Considerou-se como objeto da investigação uma amostra de 36 entidades com valores mobiliários cotados na Euronext Lisbon, entre 2008 e 2013. Definiu-se os modelos de regressão linear adequados a dados em painel balanceado subjacentes a cada uma das hipóteses consequentes dos objetivos definidos. Os resultados da estimação permite constatar que estão significativamente associadas ao resultado integral as variáveis Earnings before interest and taxes, resultado de financiamento, impostos, reservas de conversão cambial e outras variações de capital próprio. Também se verificou a relevância do resultado integral como variável explicativa do valor de mercado das empresas com destaque, para além das componentes do resultado liquido, outras variações de capital próprio como as reservas de conversão cambial, as variações de justo valor (jv) de itens cobertos e as variações dos investimentos financeiros. Considera-se que este estudo contribui para o reforço dos argumentos que exigem a apresentação do resultado integral como informação relevante para melhor perceção da situação económica e financeira das entidades em detrimento do resultado líquido.
- Inclusão de uma criança com síndrome de Turner numa escola do ensino regular: um estudo de casoPublication . Diogo, Paula Cristina Martins; Anica, AuríziaÉ notória a preocupação que a escola de hoje tem em se adequar à diversidade de alunos que chegam até si tendo em vista a sua inclusão independentemente das suas características. Contudo, os processos de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nem sempre têm tido o sucesso pretendido. A presente investigação pretende contribuir para o conhecimento e o debate sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Turner na escola portuguesa do ensino público regular. A Síndrome de Turner é uma alteração genética que se caracteriza pela presença de apenas um cromossoma X e a substituição parcial ou total do segundo cromossoma sexual em indivíduos fenotipicamente femininos. Estes apresentam geralmente, baixa estatura, distúrbios no desenvolvimento dos ovários (disgenesia gonodal) e outras anomalias associadas. Para se atingir os objetivos pretendidos desenhou-se uma estratégia investigativa que se caracteriza como estudo de caso, assente numa metodologia de carácter qualitativo, cujo foco incidiu numa aluna de uma turma do ensino público regular, a quem foi atribuído o nome fictício de Inês. Para sustentar este estudo foram utilizados diversos instrumentos para a recolha de dados, nomeadamente a análise documental, a entrevista semiestruturada, observação direta, o diário de campo e o teste sociométrico. Estes instrumentos permitiram realizar a triangulação dos dados. Os resultados obtidos permitem afirmar que se trata de um caso de boa integração na turma, não se evidenciando graves problemas de socialização. A lacuna existente, que não permite afirmar que a inclusão é efetiva, é a insuficiência de apoio pedagógico personalizado em sala de aula e a ausência de acompanhamento por parte de uma equipa multidisciplinar constituída por técnicos de várias especialidades que lhe proporcione as terapias adequadas ao seu desenvolvimento.
- Violação e rutura do contrato psicológico: efeitos no engagement pela vida, na paixão pelo trabalho e nos sonhos dos profissionais de uma unidade de saúdePublication . Pontes, Maria Inês Rodrigues; Gonçalves, Gabriela Maria RamosNum contexto de globalização, de rápida evolução tecnológica e de surgimento de novas e mais complexas formas de trabalho, o conceito de contrato psicológico ganha ênfase na medida em que descreve e procura explicar as mudanças nas relações entre empregador e empregado. É objetivo do presente estudo analisar o contrato psicológico dos trabalhadores de uma unidade nacional de saúde (N = 95), nomeadamente verificar os efeitos da sua rutura e violação ao nível do engagement pela vida dos profissionais, da paixão pelo trabalho que desempenham e da sua capacidade de sonhar com o futuro. A pesquisa empírica foi baseada na aplicação de um instrumento composto por 8 questionários, nomeadamente as versões adaptadas para a língua portuguesa do Life Engagement Test, da Passion Scale, da Psychological Contract Scale, da Psychological Contract Rupture Scale e da Psychological Contract Violation Scale, um questionário criado para avaliar os sonhos e um questionário relativo aos dados sociodemográficos. As hipóteses foram avaliadas recorrendo ao cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados chave evidenciam que quanto maior for o engagement pela vida do profissional e quanto mais harmoniosa for a paixão que detém pelo seu trabalho, menor será a perceção de rutura e violação do contrato psicológico. No entanto, não foram identificados efeitos na capacidade de sonhar com o futuro dos profissionais. O estudo contribui para o debate acerca do contrato psicológico e sua rutura e violação, bem como para a literatura relativa aos constructos engagement pela vida, paixão pelo trabalho e sonhos. As limitações do estudo são apresentadas, bem como sugestões para futura investigação.
- A satisfação dos profissionais no setor da saúdePublication . Rodrigues, Dulce Maria da Cunha Cavaco; Monteiro, Ileana PardalA qualidade dos serviços no âmbito da saúde constitui uma preocupação que nos envolve a todos. Em Portugal e nos outros países da Europa, os sistemas de saúde, defrontam-se com pressões cada vez maiores. Melhorar a qualidade de vida dos profissionais promovendo-lhes satisfação e bem-estar é melhorar também a qualidade de vida dos seus utentes, tendo em vista que o Centro Hospitalar do Algarve, EPE (CHA), através dos seus profissionais presta cuidados de saúde a toda a região do Algarve. Esta dissertação apresenta um estudo sobre satisfação profissional aplicado a todos os profissionais da referida unidade hospitalar, tendo em conta a especificidade do seu trabalho no setor da saúde, pela complexidade da função que desempenham, sendo de fundamental importância para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e determinante para a saúde das populações, por lidarem diariamente no decorrer da sua atividade com tensões provenientes de várias fontes: contato frequente com a dor, o sofrimento, com doentes terminais, com o desespero, com o receio de cometer erros, e com relações difíceis com alguns utentes. O principal objetivo do presente estudo é poder chegar-se a um modelo de satisfação, bem como a mensuração dos níveis de satisfação e os factores que a influenciam. Para se atingir os objetivos propostos foram utilizados quatro instrumentos; dois de satisfação com o trabalho, um de satisfação com a vida e por último um de comprometimento organizacional. Os resultados evidenciam um nível moderado de insatisfação nos profissionais da instituição em estudo, existindo factores que contribuem em grande medida; o salário, as promoções e as regalias sociais, as responsabilidades e as condições de trabalho. Estes resultados vão ao encontro das conclusões resultantes do inquérito de opinião do Parlamento Europeu Eurobarómetro 2014, publicado em março de 2014 pela Comissão Europeia (CE). Dos resultados apuramos ainda que os profissionais do CHA apresentam um comprometimento afetivo para com a unidade hospitalar, muito provavelmente por influência da conjuntura económica atual, uma vez que o profissional aceita e manifesta um desejo de apego, identificação para com a instituição. Este é sem dúvida o melhor cenário para qualquer organização uma vez que um dos objetivos de qualquer instituição é que os profissionais se comprometam afetivamente com ela. xiv O presente estudo revelou ainda, em termos práticos e num contexto organizacional, a necessidade de se implementarem estratégias que permitam o reconhecimento e progressão na carreira dos profissionais, que permita a realização pessoal e profissional, uma vez que estas promovem satisfação. Existe ainda a necessidade de se implementar estratégias que melhorem as relações interpessoais no local de trabalho, sobretudo na comunicação entre pares, que promovam políticas salariais e de benefícios mais justas e adequadas, e melhores condições de trabalho. O estudo trouxe contributos consideráveis para estudos futuros na área da satisfação laboral, tendo em vista a sua contribuição para a promoção de estratégias que visam um investimento nas relações interpessoais dos gestores/ líderes com os seus pares, promovendo uma solução para o combate à insatisfação.