Browsing by Author "Rosa, Catarina Martins"
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- Ajustamento ao ensino superior em estudantes de Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP): efeito da exploração de carreira e da empregabilidadePublication . Rosa, Catarina Martins; Gamboa, Vítor Manuel PachecoOs Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) surgem, no Ensino Superior (ES) português, como uma modalidade de formação profissionalizante, de curta duração. Considerando a crescente expressão destes cursos no ES, parece-nos pertinente analisar o efeito de variáveis de carreira, designadamente o papel das expetativas, recursos de empregabilidade e da exploração de carreira, no processo de ajustamento ao ES, tendo como indicadores a satisfação com o curso e de intenções de abandono, sendo este o objetivo principal deste estudo. Participaram 217 estudantes do 1º ano dos CTeSP, nomeadamente 171 da Universidade do Algarve (78.8%) e 46 da Universidade da Madeira (21.2%). Destes, 159 indivíduos do género masculino (71.9%) e 26.7% do género feminino, com idades compreendidas entre os 17 e os 76 anos de idade (M= 22.00; DP= 7.13). A empregabilidade percebida foi avaliada com recurso à Self-perceived Employability Scale, em duas dimensões, os recursos de carreira através da Medida Multidimensional de Empregabilidade (Lo Presti et al., (2019) adapt. Silva et al., 2023), e a exploração de carreira através da Career Exploration Survey (CES) (Stumpf et al., 1983; adapt Taveira (1997), e o ajustamento ao Ensino Superior, o qual resultou de dois indicadores, a satisfação e as intenções de abandono. Para analisar o efeito das expetativas de empregabilidade, dos recursos de carreira e da exploração de carreira (variáveis independentes) na satisfação e nas intenções de abandono (variáveis dependentes), foram calculadas equações de regressão. Os modelos testados explicam 71% da Satisfação com o Curso e 50% das intenções de abandono. Emergem como preditores individuais significativos da satisfação: o capital humano e desenvolvimento profissional (β=.39, p<.01), a empregabilidade interna (β=.22, p<.05), e a empregabilidade externa (β=.21, p<.01). Emergem como preditores individuais significativos das intenções de abandono: as expetativas referentes à entrada no mercado de trabalho após a conclusão do curso (β=-.27, p<.01); e a exploração do meio (β=.38, p<.01). Estes resultados sublinham a importância das variáveis da carreira no ajustamento ao Ensino Superior, nesta modalidade de formação.