Browsing by Author "Santos, Rita Alexandra Mendes dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As competências dos profissionais no apoio familiar: uma revisão sistemáticaPublication . Santos, Rita Alexandra Mendes dos; Nunes, CristinaO apoio familiar envolve diferentes profissionais com elevado nível de conhecimentos, competências e especialização. Esta diversidade de profissionais, setores e paradigmas de intervenção torna difícil a sistematização e padronização das competências necessárias às equipas que prestam apoio à família. Os objetivos do estudo foram conhecer e descrever as competências relevantes dos profissionais que prestam apoio à parentalidade, organizar as principais competências em diferentes tópicos e contribuir para a construção de diretrizes que promovam a padronização da intervenção na área do apoio familiar. Foi conduzida uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de acordo com os critérios do PRISMA. A pesquisa foi realizada em cinco bases de dados e incluiu estudos quantitativos, qualitativos e mistos. Dos 3334 artigos inicialmente identificados, foram incluídos 59 estudos e identificaram-se quatro categorias: qualidades dos profissionais, competências essenciais comuns a todas as profissões e contextos, conhecimentos específicos e abordagens teóricas necessárias para o apoio à família. Os estudos incluídos referiram predominantemente as qualidades dos profissionais e as competências essenciais comuns às várias profissões e contextos. O Reino Unido foi o país com mais estudos incluídos. A maioria dos estudos eram qualitativos e foram publicados nos últimos dez anos. As suas amostras eram reduzidas e incluíram maioritariamente um grupo específico de profissionais – assistentes sociais. Os estudos incluídos não especificaram se existem competências ou características dos profissionais, que se considerem mais eficazes na prática, e apresentavam problemas de enviesamento. São discutidas as implicações para a prática do apoio familiar, bem como as lacunas a serem investigadas em estudos futuros.