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As competências dos profissionais no apoio familiar: uma revisão sistemática

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Dissertação Rita dos Santos 64354.pdf885.9 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O apoio familiar envolve diferentes profissionais com elevado nível de conhecimentos, competências e especialização. Esta diversidade de profissionais, setores e paradigmas de intervenção torna difícil a sistematização e padronização das competências necessárias às equipas que prestam apoio à família. Os objetivos do estudo foram conhecer e descrever as competências relevantes dos profissionais que prestam apoio à parentalidade, organizar as principais competências em diferentes tópicos e contribuir para a construção de diretrizes que promovam a padronização da intervenção na área do apoio familiar. Foi conduzida uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de acordo com os critérios do PRISMA. A pesquisa foi realizada em cinco bases de dados e incluiu estudos quantitativos, qualitativos e mistos. Dos 3334 artigos inicialmente identificados, foram incluídos 59 estudos e identificaram-se quatro categorias: qualidades dos profissionais, competências essenciais comuns a todas as profissões e contextos, conhecimentos específicos e abordagens teóricas necessárias para o apoio à família. Os estudos incluídos referiram predominantemente as qualidades dos profissionais e as competências essenciais comuns às várias profissões e contextos. O Reino Unido foi o país com mais estudos incluídos. A maioria dos estudos eram qualitativos e foram publicados nos últimos dez anos. As suas amostras eram reduzidas e incluíram maioritariamente um grupo específico de profissionais – assistentes sociais. Os estudos incluídos não especificaram se existem competências ou características dos profissionais, que se considerem mais eficazes na prática, e apresentavam problemas de enviesamento. São discutidas as implicações para a prática do apoio familiar, bem como as lacunas a serem investigadas em estudos futuros.
Family support involves different professionals with a high level of knowledge, skills, and specialization. This diversity of professionals, sectors and intervention paradigms makes it difficult to systematize and standardize the skills needed by family support workforce. The present study aimed to understand and describe the relevant skills of professionals who provide parenting support, organize the main skills into different topics, and contribute to the development of guidelines promoting intervention standardization in the field of family support. A Systematic Literature Review (SLR) was conducted following the PRISMA criteria. The search was carried out in five databases and included quantitative, qualitative, and mixed studies. Of the initial 3334 articles identified, 59 studies were included, and four categories were identified: professionals’ qualities, essential skills common to all professions and contexts, specific knowledge, and theoretical approaches necessary for family support. Included studies predominantly referred to qualities of professionals and essential skills common to the various professions and contexts. United Kingdom had the highest number of included studies. Most of the studies were qualitative and were published in the last ten years. Their samples were small and mostly included a specific group of professionals – social workers. The included studies did not specify whether there are skills or characteristics that are considered more effective in practice, and they also had bias issues. Implications for family support practice are discussed, as well as the gaps to be covered in future studies.

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Apoio familiar Competências Profissionais Padronização Revisão sistemática da literatura

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