Browsing by Author "Silva, Ana Rita Mateus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Exteriorizar as ciências no jardim de infância: um estudo sobre as potencialidades do espaço exterior na aprendizagem de ciências físicas e naturais em crianças de 5 anosPublication . Silva, Ana Rita Mateus; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioAs crianças devem estar no centro da sua aprendizagem, podendo explorar atividades que mais lhes apraz. Deste modo, este estudo teve como ponto fulcral a participação ativa das crianças e a realização de atividades de Ciências Físicas e Naturais, no espaço exterior da instituição, por se considerar que este é um local relevante para o desenvolvimento das crianças, assim como promotor de aprendizagens essenciais. Desta forma, delinearam-se estratégias que permitiram responder ao problema central desta investigação: Terá o espaço exterior possibilidades de ação que permitam, através da brincadeira, que as crianças fiquem sensibilizadas para a aprendizagem das Ciências Físicas e Naturais? O estudo contou com a participação de 25 crianças, de uma instituição de educação pré-escolar, situada no distrito de Faro. Recorreu-se a uma metodologia de cariz qualitativo, permitindo analisar e percecionar as conceções das crianças acerca de conceitos de Ciências Físicas e Naturais, bem como acerca da sua exploração no espaço exterior. Neste sentido, para a recolha de dados, num primeiro momento, recorreu-se à observação não participante, sustentada por notas de campo e à realização de entrevistas semiestruturadas às crianças e à educadora de infância, seguindo-se a elaboração de atividades, em contexto de intervenção pedagógica, onde foi possível coligir novos dados, a partir de observação participante (através de respostas às questões que foram sendo colocadas e que foram áudio e vídeo gravadas) e, também, através das produções das crianças. Por fim, foi realizada a avaliação das aprendizagens das crianças, recolhendose novos dados, através de uma nova entrevista semiestruturada à educadora de infância, bem como por meio de uma nova observação participante apoiada por tabelas de observação. Os resultados sugerem que o espaço exterior é fulcral para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, assim como para a exploração de atividades de Ciências Físicas e Naturais.