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- Exteriorizar as ciências no jardim de infância: um estudo sobre as potencialidades do espaço exterior na aprendizagem de ciências físicas e naturais em crianças de 5 anosPublication . Silva, Ana Rita Mateus; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioAs crianças devem estar no centro da sua aprendizagem, podendo explorar atividades que mais lhes apraz. Deste modo, este estudo teve como ponto fulcral a participação ativa das crianças e a realização de atividades de Ciências Físicas e Naturais, no espaço exterior da instituição, por se considerar que este é um local relevante para o desenvolvimento das crianças, assim como promotor de aprendizagens essenciais. Desta forma, delinearam-se estratégias que permitiram responder ao problema central desta investigação: Terá o espaço exterior possibilidades de ação que permitam, através da brincadeira, que as crianças fiquem sensibilizadas para a aprendizagem das Ciências Físicas e Naturais? O estudo contou com a participação de 25 crianças, de uma instituição de educação pré-escolar, situada no distrito de Faro. Recorreu-se a uma metodologia de cariz qualitativo, permitindo analisar e percecionar as conceções das crianças acerca de conceitos de Ciências Físicas e Naturais, bem como acerca da sua exploração no espaço exterior. Neste sentido, para a recolha de dados, num primeiro momento, recorreu-se à observação não participante, sustentada por notas de campo e à realização de entrevistas semiestruturadas às crianças e à educadora de infância, seguindo-se a elaboração de atividades, em contexto de intervenção pedagógica, onde foi possível coligir novos dados, a partir de observação participante (através de respostas às questões que foram sendo colocadas e que foram áudio e vídeo gravadas) e, também, através das produções das crianças. Por fim, foi realizada a avaliação das aprendizagens das crianças, recolhendose novos dados, através de uma nova entrevista semiestruturada à educadora de infância, bem como por meio de uma nova observação participante apoiada por tabelas de observação. Os resultados sugerem que o espaço exterior é fulcral para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, assim como para a exploração de atividades de Ciências Físicas e Naturais.
- Achados imagiológicos da COVID-19 em Tomografia Computorizada: Uma revisão narrativaPublication . Almeida, Rui; Marreiros, Rodrigo; Damásio, Afonso; Tareco, Pedro; Vicente, Simão; Alves, TomásEm dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, foi identificado pela primeira vez em humanos uma infeção respiratória provocada pelo vírus SARS-CoV-2. A doença causada por este vírus continua a disseminar-se em todo o mundo, representando um grande problema de saúde global. Considerando que a tomografia computadorizada (TC) de tórax é um exame essencial para avaliar e determinar a extensão de lesões pulmonares que podem ocorrer, esta revisão pretende descrever os achados imagiológicos mais característicos e comuns causados pelo Covid-19.
- A relação entre o estilo de vida e o sucesso académico dos estudantes de Imagem Médica e RadioterapiaPublication . Gaudêncio, Nélia; Rodrigues, Sónia; Almeida, Rui; Santos, Fábio; Ribeiro, Luís Pedro; Abrantes, António; Barbara, AnaObjetivo: Avaliar a relação entre o estilo de vida (EV) dos estudantes do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMR) e o seu sucesso académico. Materiais e Métodos: Os dados foram recolhidos através de um conjunto de instrumentos: questionário sociodemográfico, “Questionário de Estilos de Vida” e “Questionário de Caracterização de Estilo de Vida”, ambos distribuídos on-line aos estudantes a frequentar os quatro anos curriculares do Curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, nas seis instituições universitárias públicas portuguesas.
- Inovações como impacto na RadiologiaPublication . Almeida, RuiLicenciado em Radiologia, Pós-graduado em Biomedicina, Mestre em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde e Doutor em Ciências da Saúde. Exerceu atividade clínica como Técnico de Radiologia durante cerca de 12 anos em Hospitais (CHUA Faro e Portimão), Centros de Saúde (ARS Algarve) e Clínicas privadas na região do Algarve. Atualmente, é Diretor da Área Departamental de Radiologia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESS-UALG), onde é Professor Adjunto; membro do Conselho Pedagógico e do Conselho Técnico-Científico.