Browsing by Author "Silva, Carolina Mendonça Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metodologia de projeto na exploração da época jurássica em contexto Pré-Escolar: vem conhecer os dinossaurosPublication . Silva, Carolina Mendonça Ferreira da; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Rocha Dionísio; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no ano letivo de 2021/22, entre 18 de outubro de 2021 e 4 de fevereiro de 2022. A sociedade em que vivemos está a mudar e essa mudança verifica-se no contexto escolar e no desenvolvimento da criança, pelo que é necessário encontrar estratégias que permitam desenvolver atividades que motivem as crianças para a descoberta, para autonomia e para a pesquisa. Questionar, procurar, entender, descobrir e aplicar são alguns passos que vão ao encontro das motivações das crianças. Neste sentido, com esta investigação pretende-se averiguar qual o contributo da metodologia de projeto para a exploração da época jurássica em contexto pré-escolar. Participaram neste estudo 29 crianças, de quatro anos, de uma instituição de cariz Pré-Escolar pertencente ao concelho de Loulé. Para atingir este propósito, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Ao longo desta investigação foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas, de acordo com os interesses das crianças - conhecer mais os dinossauros. De modo a responder à questão de investigação previamente formulada, foram recolhidos dados através de diversas técnicas e os instrumentos, tais como: observação participante, sendo os registos efetuados sob a forma de notas de campo; inquéritos por entrevista e por questionário; registos fotográficos; reflexões semanais; e planificações diárias e semanais. A análise dos dados sugere que as atividades implementadas permitiram que as crianças desenvolvessem relações entre o passado e o presente; que criassem hábitos de discussão e partilha em grupo; desenvolvessem o gosto pela investigação e pelo estudo do passado; aprimorando, também, a sensibilidade criativa através da expressão plástica na recriação de situações históricas. Em suma, este estudo levou-nos a compreender a relevância que o Trabalho de Projeto tem nas dinâmicas das atividades desenvolvidas em contexto de Pré-Escolar e no desenvolvimento das crianças.