Browsing by Author "Silva, Susana Raquel Gonçalves da Costa Mendes da"
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- In[the hate booth]: conter o discurso de ódio em jogos e comunidades digitais através da cidadania e literacia digitalPublication . Silva, Susana Raquel Gonçalves da Costa Mendes da; Tavares, Mirian Estela Nogueira; Almeida, José Manuel Emiliano Bidarra deO discurso de ódio, embora não seja um fenómeno novo nas interações humanas, com raízes que remontam a tempos imemoriais, tem-se consolidado como um campo de investigação académica nos últimos anos. A ubiquidade da Internet, das redes sociais e de outras formas de comunicação eletrónica instantânea nas sociedades digitais facilitou a sua circulação e, muitas vezes, a sua instrumentalização. A partir das possibilidades da metodologia de investigação baseada na prática, conjugada com abordagens narrativas e participativas, este projeto explora o ciclo criativo de uma contranarrativa, materializada numa instalação-jogo, que ultrapassa a condição digital para se revestir de uma tridimensionalidade física, com o objetivo de contribuir para a contenção do discurso de ódio em comunidades online e, simultaneamente, proporcionar uma experiência de fruição estética. Esta investigação, consubstanciada em áreas de estudo inter e multi disciplinares, como a média-arte digital, a ficção interativa, a literacia digital e os videojogos, procurou alicerçar um movimento de intervenção social e educativa, através da divulgação e experimentação da instalação-jogo IN[THE HATE BOOTH]. A partir deste modelo aplicado, investigou-se a interação com o público e os efeitos da tridimensionalidade física, para formular uma análise sobre a integração de experiências físicas e digitais na abordagem de questões sociais. A disseminação iterativa junto de diferentes audiências, incluindo contextos académicos (conferências e congressos), escolares (festivais de ciência e programas educativos), e público não especializado (programas de comunicação de ciência e eventos comunitários), refletiu-se na formulação de conclusões a partir das hipóteses de trabalho iniciais. Estas ações procuraram instigar um caráter interventivo e participativo à investigação, contribuindo para o desenvolvimento deste campo de estudo.
