Browsing by Author "Sousa, Alexandra Gomes Canal de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conexões matemáticas na educação pré-escolarPublication . Sousa, Alexandra Gomes Canal de; Guerreiro, AntónioO presente relatório tem como título «As conexões matemáticas na educação pré-escolar» e descreve um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este tema advém da necessidade de compreender qual a importância que a interligação da matemática com as restantes áreas, assume na educação pré-escolar, obtida através da inclusão de estratégias didáticas na planificação de tarefas para o grupo de crianças na sala de atividades. Este estudo foi elaborado com o objetivo de responder à seguinte questão de pesquisa: de que forma é que as estratégias didáticas de conexão da matemática com a literatura para a infância, propostas em tarefas matemáticas podem influenciar a aprendizagem da matemática pelo grupo de crianças e destas, enquanto seres individuais? Para dar resposta a esta questão foram planificadas as tarefas de leitura de um livro de literatura para a infância, com recurso a um material lúdico e, a exploração de um livro interativo, criado com o intuito de aprendizagem da matemática, em contexto de jardim de infância, participando crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Nestas tarefas foram definidas estratégias didáticas com o objetivo de compreender a vantagem da interação comunicativa entre as crianças, tendo por suporte as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, apresentadas como guia orientador da prática profissional, auxiliando o educador na sua ação diária no jardim de infância. Na recolha de dados foi utilizada a metodologia de observação participante, estando o educador/investigador integrado na ação, compreendendo as interações decorrentes das tarefas propostas. A investigação é suportada pelo enquadramento teórico que passa por compreender o educador como orientador da ação e como elemento essencial na definição de estratégias educativas a incluir na sua ação prática diária. Os resultados desta investigação revelaram a influência da inclusão das estratégias ao mostrar vantagens ao nível do desenvolvimento de capacidades como a reflexão critica, confronto de ideias e resolução de problemas, num contexto de multidisciplinaridade entre as diferentes áreas de conhecimento, neste caso entre o texto literário e a matemática.