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- O rasto, o indício, o vestígio, como fontes de criação artísticaPublication . Ceriz, Ernesto Jorge Ferreira; Santos, António Pedro Cabral dos; Amaro, Fernando Sampaio MartinsO presente trabalho decorre de uma pesquisa sobre como a noção de Rasto se corporizou como fonte da nossa criação da imagem. O Rasto, enquanto vestígio de corpo ausente, apela ao nosso imaginário, conduzindo-nos a um processo de conversão desse sinal, o Rasto, em expressão artística por meio da imagem. Coincidente com a noção de indício ou de vestígio, nele se concentrou a nossa atenção, tornando-se no nosso próprio processo criativo do qual resultou matéria que veio a tomar a forma de séries e a que atribuímos as denominações de “Azuis”, “Sudários” e “Sonares”.
- Enhancement of endogenous neurogenesis by nitric oxide: identification of s-nitrosylation targetsPublication . Santos, Ana Isabel Reis dos; Araújo, Inês; Ruiz, Antonio MartínezNitric oxide (NO) is a well-established regulator of neurogenesis. NO enhances proliferation of neural stem cells (NSC) via activation of the ERK/MAPK pathway, and is essential for injury-induced hippocampal neurogenesis following seizures. In the ERK pathway, p21Ras (Ras) is a likely first target for NO to enhance NSC proliferation. S-nitrosylation, a post-translational modification that consists in the formation of a nitrosothiol group (R-SNO) in cysteine residues, may have a substantial role in the activation and/or inhibition of several proteins involved in the neurogenic process, including Ras. The aims of this work were to identify Ras as a first target of NO in NSC and to assess Ras activation through S-nitrosylation, and to identify proteins modified by S-nitrosylation in neurogenic conditions. We show an increase in S-nitrosylation of Ras in NSC after treatment with NO. NO stimulated cell proliferation and increased ERK phosphorylation in overexpressing WT Ras but not its C118S mutant (NO-insensitive), suggesting that NO-sensitive Ras mediates the effect of NO on NSC proliferation. In a seizure mouse model showing NO-dependent neurogenesis, there was a transient increase in cysteine S-nitrosylation of Ras at 2 days after seizures, suggesting that Ras activation precedes cell proliferation in the dentate gyrus. We demonstrate that treatment with S-nitroso-L-cysteine (CysSNO), a permeable nitrosothiol, increased cysteine oxidation and S-nitrosylation in several proteins in NSC. Separation by two-dimensional electrophoresis and analysis by mass spectrometry resulted in the identification of several proteins that presented modified cysteines. We validated the modification of proteins that can be relevant in neurogenesis, observing a clear increase in S-nitrosylation of PEBP-1, PCNA, 14-3-3 and hnRNP K in NSC treated with CysSNO. Overall, the present work highlights Ras as a target of NO-induced modification in the proliferation of NSC, and also identifies several proteins as targets of S-nitrosylation in NSC, suggesting new candidates for NO-induced regulation of neurogenesis.
- Estudo da aplicação de molas magnéticas na recolha da energia de fontes renováveisPublication . Silva, Maria Luzia Pimenta; Martins, I. E.; Silva, A.A conversão de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis tem vindo a aumentar. A energia das ondas é uma mais valia, uma vez que as ondas do mar apresentam uma elevada densidade energética. Nesta dissertação propõe-se um dispositivo capaz de aproveitar a energia das ondas para a conversão de energia elétrica, composto por um gerador linear acoplado a uma mola magnética. Para isso, foi necessário estudar alguns tipos de molas magnéticas existentes, efetuando simulações recorrendo a um programa de simulação de elementos finitos, o FEMM e ao MATLAB. Foi criado um modelo dinâmico do sistema, de maneira a simular o sistema boia-gerador em ambiente Simulink, analisando as suas respostas quando submetido a uma onda linear. De modo a ter uma ideia mais aprofundada do funcionamento da mola magnética, foi desenvolvido um banco de ensaio, que permitiu analisar a força que uma mola magnética consegue suportar em relação à distância total dos magnetos permanentes que constituem a mola magnética.
- Conexões matemáticas na educação pré-escolarPublication . Sousa, Alexandra Gomes Canal de; Guerreiro, AntónioO presente relatório tem como título «As conexões matemáticas na educação pré-escolar» e descreve um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este tema advém da necessidade de compreender qual a importância que a interligação da matemática com as restantes áreas, assume na educação pré-escolar, obtida através da inclusão de estratégias didáticas na planificação de tarefas para o grupo de crianças na sala de atividades. Este estudo foi elaborado com o objetivo de responder à seguinte questão de pesquisa: de que forma é que as estratégias didáticas de conexão da matemática com a literatura para a infância, propostas em tarefas matemáticas podem influenciar a aprendizagem da matemática pelo grupo de crianças e destas, enquanto seres individuais? Para dar resposta a esta questão foram planificadas as tarefas de leitura de um livro de literatura para a infância, com recurso a um material lúdico e, a exploração de um livro interativo, criado com o intuito de aprendizagem da matemática, em contexto de jardim de infância, participando crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Nestas tarefas foram definidas estratégias didáticas com o objetivo de compreender a vantagem da interação comunicativa entre as crianças, tendo por suporte as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, apresentadas como guia orientador da prática profissional, auxiliando o educador na sua ação diária no jardim de infância. Na recolha de dados foi utilizada a metodologia de observação participante, estando o educador/investigador integrado na ação, compreendendo as interações decorrentes das tarefas propostas. A investigação é suportada pelo enquadramento teórico que passa por compreender o educador como orientador da ação e como elemento essencial na definição de estratégias educativas a incluir na sua ação prática diária. Os resultados desta investigação revelaram a influência da inclusão das estratégias ao mostrar vantagens ao nível do desenvolvimento de capacidades como a reflexão critica, confronto de ideias e resolução de problemas, num contexto de multidisciplinaridade entre as diferentes áreas de conhecimento, neste caso entre o texto literário e a matemática.
- Comunidades energéticas sustentáveis: estudo de Implementação de uma comunidade eólica no AlgarvePublication . Calhau, Francisco João Magalhães; Guerreiro, João Gomes; Pintassilgo, PedroEsta tese aborda o tema da produção de eletricidade com recurso à energia eólica, realçando-se o seu contributo para a redução das emissões de dióxido de carbono e demais gases causadores do efeito de estufa. O principal objetivo deste trabalho foi o de estudar a implementação de uma unidade de produção de eletricidade a partir da energia eólica, que permita satisfazer as necessidades de consumo de uma pequena comunidade local, na região do Algarve, e analisar a sua viabilidade financeira e económica. Acredita-se que este estudo possa, também, dar algum contributo para a maior utilização das energias renováveis na produção de eletricidade de forma descentralizada, em particular através da energia eólica. Nesse sentido, incentiva-se a constituição de sistemas locais de produção de eletricidade para autoconsumo de pequenas comunidades urbanas, indo ao encontro do conceito das Renewable Energy Communities, mais especificamente das Wind Communities. A investigação empírica realizada, consistiu no desenvolvimento de um sistema local de produção de eletricidade, localizado na região do Algarve, a norte de Vila do Bispo, com base na instalação de um aerogerador de potência inferior a 100KW. Tendo por base um consumo médio/habitação de 3,6 MWh/ano, pretendeu-se assegurar que a produção prevista de eletricidade, a partir do aerogerador instalado, garanta o autoconsumo da comunidade, mantendo-se, contudo, a sua ligação à rede de distribuição do sistema global. A partir das séries de dados de vento registadas em Sagres e próximo do local de instalação do aerogerador, na Lagoa Funda, pela aplicação do método MCP (Measure, Correlate and Predict), foi possível prever, para o local de instalação, o comportamento do vento e simular o funcionamento de um aerogerador de 35KW, de um de 50KW e de 60KW de potência nominal e obter as respetivas produções anuais previstas de eletricidade. Com base nestas previsões, desenvolveu-se um modelo de estudo, sobre o qual se efetuou uma análise de custo-benefício, determinando-se os valores dos indicadores de desempenho financeiro e económico considerados. Complementarmente à análise de custo-benefício, foi avaliada a sensibilidade dos indicadores de desempenho à variação de cada variável de input; foi efetuada uma análise para cenários extremos de valores das variáveis de input; e, por fim, foi realizada uma análise de risco, em que foram consideradas distribuições probabilísticas das variáveis de input e simulados os seus efeitos nos indicadores de desempenho. O estudo empírico realizado permitiu concluir serem financeira e economicamente viáveis as três opções simuladas, em condições de autoconsumo da produção prevista de eletricidade, para cada caso. Estes resultados permitem, também, concluir que o desenvolvimento de comunidades locais energeticamente sustentáveis é uma opção que é viável e exequível na localização geográfica objeto do estudo, da região do Algarve.
- Lexicon-grammar of Russian verbal idiomsPublication . Fukova, Tetyana; Baptista, Jorge Manuel Evangelista; Chornobay, SvitlanaEsta dissertação descreve um projeto em curso para construir um Léxico-Gramática de expressões idiomáticas verbais da língua russa, para processamento de linguagem natural. O objectivo é produzir um recurso linguístico que poderá ser utilizado para identificar automaticamente essas expressões nos textos que estas ocorrem naturalmente. Tal recurso também pode ser útil para diversas áreas de pesquisa, como a aquisição da linguagem, no ensino e aprendizagem de línguas, em processamento de linguagem natural, entre outros. A identificação automática das unidades de significado em textos envolve a delimitação e identificação corretas das expressões idiomáticas. Usando recursos linguísticos disponíveis e a plataforma de desenvolvimento linguístico Unitex, juntamente com o léxico computacional (machine-readable dictionary) distribuído com este software, pretendemos determinar a informação linguística relevante necessária para processar este tipo de expressões e formalizá-la num banco de dados de expressões idiomáticas. Para este trabalho, foram coletadas 1.000 expressões idiomáticas verbais russas, a partir de dicionários de fraseologia e de outras fontes, que foram classificadas usando o quadro teórico-metodológico do Léxico-Gramática. As expressões foram codificadas num formato tabular, com o objetivo de processamento computacional e identificação automática destas expressões em textos. A fim de recuperar automaticamente a partir de textos as expressões idiomáticas representadas no léxico-gramática num formato tabular, usamos o Unitex, uma plataforma de desenvolvimento linguístico em código aberto (open-source). Uma das suas funcionalidades é a possibilidade de interseção de matrizes de dados com transdutores de estados finito, os quais podem então ser usados para reconhecer e etiquetar padrões complexos em textos. Isso é feito construindo em primeiro lugar um grafo de referência para cada classe de construções. Nesse grafo os elementos lexicais do léxico-gramática são representados por variáveis que se referem à coluna correspondente em que esses elementos aparecem na matriz. Procedeu-se a uma avaliação preliminar do léxico-gramática e dos correspondentes transdutores de estados finito, construídos para a identificação automática das construções fixas em textos, aplicando-os a dois corpora, propositadamente coletadas para este estudo, constituidos por frases obtidas a partir do Corpus Nacional Russo (RNC) on-line, disponível gratuitamente. Os resultados para as classes C1, CP1 e C1P2, isto é, as classes de expressões idiomáticas com maior número de elementos no léxico-gramática, mostram alta abrangência e precisão em ambas as experiências. Foi, de seguida, realizada uma detalhada análise de erros, e algumas melhorias foram feitas, tanto no léxico-gramática como nos grafos de referência.