Browsing by Author "Sousa, Elisabete Maria Correia de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio - plano de marketing da Managing the Intelligence SAPublication . Sousa, Elisabete Maria Correia de; Machado, CarlaO presente relatório, referente ao estágio curricular, no âmbito do mestrado em Turismo na Universidade do Algarve, tem o intuito de apresentar as experiências e conteúdos práticos aprendidos no período de estágio numa empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de equipamentos eletrónicos, suportados por Internet das Coisas (IoT) e software com Inteligência Artificial (IA), Big Data e Data Analytics que atua no ramo do alojamento turístico. A escolha deste estágio deve-se ao facto de a empresa em questão ser um spinoff do projeto de investigação desenvolvimento e transferência tecnológica (I&DT), em colaboração com a Universidade do Algarve. O facto de poder conciliar o universo académico com o mundo empresarial despertou o meu o interesse, mas também o surgimento de uma nova oportunidade no ramo do marketing. Ao ter conhecimento que o departamento de marketing se encontrava estagnado, sem ninguém a integrar o departamento, sem atividades regulares e sem um plano de marketing definido, decidi abordar a diretora do departamento, e propor um estágio para preencher essa lacuna. Desta forma, pretende-se então destacar os conteúdos assimilados, partilhar as atividades desenvolvidas e também apresentar uma proposta de plano estratégico de marketing para a organização acolhedora. Como foi referido, durante o estágio, foi elaborado um plano de marketing para a MTI, onde foram abordadas e analisadas a missão, a visão e os valores da organização acolhedora, bem como da dinâmica do mercado, onde a MTI está inserida, tanto interno quanto externo. O objetivo é criar/desenvolver estratégias de marketing que estivessem na sua plenitude alinhada com os objetivos da MTI e aproveitassem as oportunidades do mercado. Neste contexto, o relatório teve como base as diversas tarefas que foram atribuídas, tais como apoio na coordenação e divulgação de eventos, elaboração do plano de marketing e definição de estratégias, suporte nas ações comerciais, apoio na implementação de iniciativas de marketing e inovação.