Browsing by Author "Surducan, Emanuel-Madalin"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências digitais e sua relação com o desempenho académicoPublication . Surducan, Emanuel-Madalin; Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio dos SantosO presente estudo tem como finalidade medir o nível de competências digitais dos estudantes universitários, analisando a sua relação com o desempenho académico. Foram definidos dois objetivos gerais: 1) Avaliar o nível de literacia digital dos estudantes do Ensino Superior; 2) Analisar a relação entre literacia digital e sucesso académico de estudantes do Ensino Superior. O trabalho fundamentou-se numa abordagem quantitativa, não experimental e correlacional, de natureza descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes apresenta um nível intermédio de proficiência digital. Foram também considerados diversos fatores (pessoais e contextuais) que podem influenciar o nível de proficiência digital, tais como: habilitações literárias, género, contexto socioeconómico, zona de residência e frequência de utilização das Tecnologias Digitais (TD). Os resultados evidenciaram uma relação significativa apenas entre a frequência de utilização das TD e a proficiência digital. O grau de sucesso académico foi medido com base em indicadores quantitativos. A maioria dos estudantes se encontra no nível baixo, moderado e alto de sucesso académico. Entre os potenciais fatores explicativos de sucesso académico considerados, o contexto socioeconómico, a nota de candidatura e a opção do curso foram os mais relevantes do ponto de vista estatístico. Observou-se também que, à medida que a frequência de utilização das TD aumenta, o sucesso académico também aumenta. Quanto a perspetivas futuras, os resultados apontam para uma metodologia diferente, que inclua uma abordagem qualitativa ou mista. Seria importante envolver uma população mais diversificada, abrangendo estudantes de diferentes áreas científicas.